LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Moto G4 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

15 de março de 2017 13

Moto G4 recebeu recentemente a atualização ao Android 7.0 Nougat, que traz uma série de novidades importantes para a plataforma, além de diversas melhorias internas. Assim como fizemos com sua versão Plus, realizando um completo teste de bateria com o aparelho para ver se sua autonomia havia se mantido após o update, e chegou a hora agora de ver como ele está em termos de desempenho.

Para quem não se lembra, Moto G4 traz um conjunto de especificações técnicas razoáveis para o nicho intermediário, incluindo uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD, chipset Snapdragon 617 com oito núcleos a até 1,4 GHz e GPU Adreno 405. Ele conta ainda com 2 GB de RAM e 16 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 128 GB.

Será que o Android 7.0 Nougat será capaz de gerenciar bem este conjunto? É o que descobriremos agora!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Moto G4 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira volta o Moto G4 curiosamente foi bem superior ao seu sucessor, pois não enfrentou qualquer problema para abrir o Netflix apesar de ambos terem o teste gravado no mesmo momento. Devido a isto, tivemos a boa marca de 1 minuto e 35 segundos na primeira volta, que pode não ser o mesmo alcançado em modelos topo de linha mas de forma alguma decepciona.

O problema mesmo ficou na segunda etapa, já que praticamente todos os aplicativos precisaram ser reabertos do zero, fazendo com que o Moto G4 levasse 1 minuto e 30 segundos para abrir todos eles novamente. Com isso, tivemos um total de 3 minutos e 5 segundos, que não é exatamente algo esperado para um modelo na faixa dos R$ 1 mil mas não deixa tanto a desejar. 

AnTuTu

Passando para os testes teóricos, começamos pelo conhecido e sempre procurado AnTuTu, onde o Moto G4 apresentou a pontuação de 45.231 pontos. Isto deixa o aparelho exatamente na mesma faixa de seu sucessor, demonstrando que a Lenovo não estava muito interessada em incluir um hardware mais potente na nova geração.

GeekBench

A situação é mais ou menos a mesma no GeekBench, onde o aparelho apresentou uma pontuação razoável tanto no teste de CPU quanto no de GPU. Como pode ser visto acima, no experimento com apenas um dos núcleos ativo ele marcou 641 pontos, enquanto no teste multi-core tivemos 2.504 pontos. Curiosamente, ele marcou algo um pouco acima do Moto G5 em ambos os casos.

No teste de GPU da ferramenta, por outro lado, tivemos 1.242 pontos, sendo esta uma pontuação similar ao que tivemos com outros modelos intermediários com o mesmo chipset, e um pouco abaixo da marca atingida no modelo anterior.

3D Mark

No 3D Mark, foi utilizado o teste Sling Shot Extreme, onde várias imagens são renderizadas em um curto período de tempo para ver como o aparelho se sai. Por aqui, tivemos a mediana taxa de 386 pontos, que coloca o Moto G4 bem acima ao que foi marcado pela geração atual.

GFX Bench

No GFX Bench, curiosamente tivemos duas taxas distintas em alguns testes, mesmo com o aparelho possuindo um display Full HD. Não há como sabermos o que causou de fato esta disparidade, porém pode estar relacionado o painel é construído ou à presença da barra de navegação do Android, que acaba reduzindo a "resolução útil" para exibição de conteúdo, ainda que esteja oculta.

Por aqui, tivemos 6,6/6,3 fps no Manhattan e 16 fps no T-Rex, ficando mais ou menos na mesma média alcançada por outros aparelhos com as GPUs Adreno 405 ou Adreno 505. 

Jogos

No teste prático em jogos é que vimos a real diferença entre o Moto G4 e o Moto G5, sendo nítida a vantagem do modelo mais recente ao executar os mais variados tipos de títulos.

Começando pelo Asphalt 8, tivemos a taxa de 22 fps, ficando assim bem abaixo dos 29 fps marcados pelo Moto G5. Logo em seguida foi a vez do Modern Combat 5, que alcançou algo um pouco além com a taxa de 24 fps, demonstrando que entrega uma fluidez ligeiramente superior.

Finalizando, temos o Subway Surfers como representante dos títulos mais básicos, sendo ele executado com 47 fps, novamente ficando bem distante dos 60 fps alcançados sem grandes problemas pelo Moto G5.

Vale notar que no caso do Asphalt 8 e do Modern Combat 5 é possível reduzir um pouco a qualidade gráfica para conseguir algo ainda mais fluido, já que ambos foram executados com todas as texturas ativas e sua qualidade no máximo.

E você, o que achou do Moto G4 após a atualização? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com o aparelho serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Motorola Moto G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

13

Comentários

Desempenho do Moto G4 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas