LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ondas sonoras podem enganar acelerômetros e causar sérios acidentes; entenda

17 de março de 2017 4

Acelerômetros estão presentes dentro de milhões de smartphones, automóveis, dispositivos médicos, dispositivos anti-roubo, drones, e muitos outros produtos tecnológicos, em inúmeros lares e empresas. Por isso é preocupante o fato de que essa peça de hardware pode ser "enganada" por meio de ondas sonoras específicas, e fazê-las registrar movimentos inexistentes.

Essa descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidde de Michigan, que encontrou uma maneira de "sequestrar" os sensores. A técnica usada pode danificar a integridade digital do acelerômetro e uma falsificação causada pela interferência acústica intencional permite um meio para que os atacantes entreguem valores digitais escolhidos por eles próprios.

Microprocessadores e sistemas embutidos que confiam cegamente na integridade das saídas de sensores não validadas podem ser enganados, causando sérias consequências.

Como funciona

Para a demonstração, eles criaram vídeos com seus áudios originais mesclados com tons especiais capazes de enganar os acelerômetros. Os "barulhinhos", quase inaudíveis, conseguem fazer o acelerômetro de um smartphone produzir um sinal de movimento.

Isso pode funcionar mesmo com clips de músicas, que poderiam ser facilmente espalhados por redes sociais e atuar nos dispositivos de muitos usuários.


Isso acontece porque acelerômetros são compostos por uma pequena estrutura composta de massa e molas, cujo movimento mínimo é usado para medir a aceleração. Quando sujeito a forças de aceleração, a massa de detecção muda, o que é convertido em um sinal de tensão analógica.

As ondas de pressão acústica exercem força em objetos físicos que estiverem em seu caminho, e o acelerômetro não é exceção à regra. Submeter a estrutura de detecção à interferência acústica na frequência certa pode deslocar a massa de detecção o suficiente para falsificar sinais de aceleração.

Quais são os perigos

Essa técnica não representa perigo real para os donos de smartphones, mas pode ser crítica para outros aparelhos, como máquinas industriais inteligentes, drones e carros autônomos, pois o funcionamento de recursos vitais desses produtos depende da precisão dos acelerômetros.

Drones de entrega da Amazon, por exemplo, podem ter suas operações facilmente comprometidas e até mesmo se tornar alvos de roubos. Carros autônomos podem se envolver em acidentes, inclusive tendo alvos específicos.

Felizmente, os pesquisadores afirmam que é possível corrigir a vulnerabilidade e eles já criaram uma solução de software que contorna o problema. Eles também já entraram em contato com alguns fabricantes como a Samsung e Fitbit para informar a respeito.


4

Comentários

Ondas sonoras podem enganar acelerômetros e causar sérios acidentes; entenda

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas