LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android O disponível para download, confira as novidades da primeira build prévia

21 de março de 2017 125

Há um ano Google lançou a primeira build prévia do Android Nougat, chamada naquele momento de apenas Android N. Agora a gigante das buscas lançou a primeira prévia do Android O para os smartphones da linha Pixel e Nexus.

O firmware foi liberado nesta terça-feira (21) para desenvolvedores do sistema, mas pode ser baixado por usuários finais que estão ansiosos para conferir as novidades do Android 8.0. Abaixo vemos as principais novidades desta versão informadas pela Google em seu blog oficial.

Limites de serviços em segundo plano

Com base no trabalho iniciado no Nougat, o Android O coloca uma grande prioridade na melhoria da vida útil da bateria do usuário e no desempenho interativo do dispositivo. Para tornar isso possível, Google incluiu limites automáticos adicionais sobre o que os aplicativos podem fazer em segundo plano, em três áreas principais: transmissões implícitas, serviços em segundo plano e atualizações de localização.

Essas alterações facilitarão a criação de aplicativos com impacto mínimo no dispositivo e na bateria. Os limites de fundo representam uma mudança significativa no Android, por isso cada desenvolvedor deve se familiarizar com eles para tirar melhor proveito da novidade nesta versão do sistema.

Canais de notificação

O Android O também introduz os canais de notificação, que são novas categorias definidas para o conteúdo de notificação. Os canais permitem que os desenvolvedores deem aos usuários um controle preciso sobre diferentes tipos de notificações - os usuários podem bloquear ou alterar o comportamento de cada canal individualmente, em vez de gerenciar todas as notificações do aplicativo em conjunto.

O Android O também adiciona novos recursos visuais e agrupamento de notificações que tornam mais fácil para os usuários ver o que está acontecendo quando eles têm uma mensagem de entrada.

APIs de preenchimento automático

Os usuários do Android já dependem de uma série de gerenciadores de senhas para preencher automaticamente detalhes de login e informações repetitivas, o que torna a criação de novos aplicativos ou a colocação de transações mais fáceis. Com o Android O, este trabalho ficará mais fácil, ao adicionar suporte de plataforma para preenchimento automático.

Os usuários podem selecionar um aplicativo de preenchimento automático, similar à forma como selecionam um aplicativo de teclado. O aplicativo de preenchimento automático armazena e protege os dados do usuário, como endereços, nomes de usuário e até mesmo senhas.

PIP para dispositivos e novas funcionalidades de janelas

O recurso de tela Picture in Picture (PIP) está agora disponível em smartphones e tablets, para que os usuários possam continuar assistindo um vídeo enquanto trocam mensagens com contato em outra conversa. As aplicações podem colocar-se no modo PiP a partir do estado reiniciado ou pausando onde o sistema o suporta.

Também é dito que a novidade pode especificar a relação de aspecto e um conjunto de interações personalizadas (como, por exemplo, reproduzir/pausar). Outros novos recursos incluem uma nova janela de sobreposição de apps em vez da janela de alerta do sistema e suporte a vários displays para iniciar uma atividade em um monitor remoto.

Recursos de fontes em XML

As fontes agora são um tipo de recurso totalmente suportado no Android O. Aplicativos agora podem usar fontes em layouts XML, bem como definir famílias de fontes em XML - declarando o estilo e o peso das fontes junto com os arquivos de fontes.

Ícones adaptáveis

Para ajuda em uma melhor integração do sistema com a interface de usuário do dispositivo, agora os devs podem criar ícones adaptáveis que o sistema apresenta em diferentes formas, com base numa máscara selecionada pelo dispositivo. O sistema também anima interações com os ícones do launcher, atalhos, configurações, caixas de diálogo de compartilhamento e na tela de síntese.

Maior amplitude de cores em aplicativos

Os desenvolvedores de aplicativos de imagem do Android podem agora aproveitar os novos dispositivos que possuem tela com grande capacidade de cores. Para exibir imagens de gama ampliada, os aplicativos precisarão ativar um sinalizador em seu manifesto (por atividade) e carregar bitmaps com um perfil de cor ampla incorporado (AdobeRGB, Pro Photo RGB, DCI-P3, etc.).

Conectividade

Para o máximo em fidelidade de áudio, o Android O também suporta codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade, como o codec LDAC. Também estão adicionando novos recursos Wi-Fi, como o Wi-Fi Aware, anteriormente conhecido como Neighbor Awareness Networking (NAN).

Em dispositivos com o hardware apropriado, os aplicativos e dispositivos próximos podem descobrir e se comunicar por Wi-Fi sem um ponto de acesso à internet. Para que a novidade funcione corretamente é preciso que parceiros de hardware tragam a tecnologia Wi-Fi Aware para dispositivos o mais rápido possível.


O framework Telecom está estendendo as APIs do ConnectionService para permitir que aplicativos de chamadas de terceiros se integrem com a UI do Sistema e funcionem perfeitamente com outras aplicações de áudio. Por exemplo, os aplicativos podem ter suas chamadas exibidas e controladas em diferentes tipos de UIs, como unidades de cabeça de carro.

Navegação com o teclado

Com o advento dos aplicativos do Google Play no Chrome OS e outros fatores de grande formato, estamos vendo um ressurgimento do uso da navegação por teclado nesses aplicativos. No Android O, há uma forte concentração na construção de um modelo mais confiável e previsível para navegação através de setas e guias que auxiliam tanto os desenvolvedores quanto os usuários finais.

AAudio API for Pro Audio

AAudio é uma nova API nativa projetada especificamente para aplicativos que exigem alto desempenho e baixa latência de áudio. As aplicações que utilizam AAudio leem e escrevem dados através de fluxos. No Developer Preview foi lançada uma versão inicial dessa nova API para obter comentários dos desenvolvedores.

Aperfeiçoamentos do WebView

No Android Nougat foi introduzido um modo multiprocesso opcional para o WebView que movia o tratamento do conteúdo da web para um processo isolado. No Android O, foi ativado o modo multiprocesso por padrão e adicionando uma API para permitir que o aplicativo manipule erros e falhas, para aumentar a segurança e melhorar a estabilidade do aplicativo. Como medida de segurança adicional, agora é possível optar pelos objetos WebView do aplicativo para verificar URLs por meio da navegação segura do Google.

Java 8 APIs e otimizações de tempo de execução

O Android agora suporta várias novas APIs de Java, incluindo a nova API java.time. Além disso, o Android Runtime está mais rápido do que nunca, com melhorias de até 2x em alguns benchmarks de aplicativos.

Contribuições da plataforma de parceiros

Fabricantes de hardware e parceiros de tecnologia têm acelerado correções e melhorias para a plataforma Android na versão O. Por exemplo, a Sony contribuiu com mais de 30 aprimoramentos de recursos, incluindo o codec LDAC e 250 correções de bugs para o Android O.

Google lançou uma página dedicada para devs, para que estes possam tirar total proveito das novidades do Android O. Se você deseja adaptar o seu aplicativo para a nova versão do robozinho, basta dar uma conferida nas dicas deixadas pela empresa.

Download da prévia do Android O

Atualização está disponível para os smartphones Nexus 5X, Nexus 6P, Pixel e Pixel XL, além dos dispositivos Nexus Player e Pixel C.

É importante lembrar que ao instalar estas imagens de fábrica o seu smartphone será formatado. Desta forma, faça backup dos seus dados antes de iniciar a instalação.


125

Comentários

Android O disponível para download, confira as novidades da primeira build prévia

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas