LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung DeX: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

18 de abril de 2017 23

Os novos Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus trouxeram algumas novidades interessantes em hardware, como o novo chipset Exynos 8895 construído em 10 nm e a tela "Infinity Display" no padrão 18,5:9 que permite um consumo multimídia mais otimizado. Foi em software, contudo, que a sul-coreana conseguiu chamar a atenção, com a nova assistente pessoal Bixby e a DeX, sua plataforma de produtividade.

A proposta da Samsung é similar ao que tivemos no Continuum da Microsoft e também ao que tentou a Motorola na época do Atrix, bastando que você conecte o smartphone a um acessório específico (no caso, um dock) para que possa utilizar periféricos como monitor externo, teclado, mouse, drivers de armazenamento e muito mais, contando ainda com uma interface otimizada para tornar tudo o mais similar possível ao que teria em um PC completo.

Interface

Por não ser a primeira a investir neste tipo de abordagem, a Samsung conseguiu muita informação com as tentativas de suas rivais, filtrando erros e acertos para entregar algo bastante interessante ao usuário final. Mesmo que ainda precise de alguns polimentos, a interface da DeX é realmente próxima do que se espera em um computador de mesa, incluindo uso de apps em janelas, barras e menus bem definidos e uma tela inicial onde você pode posicionar seus ícones.

Vale notar que tudo é bem parecido com o que temos em sistemas operacionais próprios para desktops, com o menu "iniciar" no canto inferior-esquerdo, uma barra com informações importantes na extremidade inferior-direita e até mesmo uma tela de bloqueio onde você precisará inserir o código predefinido ou apenas realizar o login em sua conta clicando sobre a imagem exibida.

Outro ponto importante a ser destacado é que é possível contar de fato com um sistema completo de PC como o Windows, já que a DeX possui suporte a sistemas de virtualização como as opções oferecidas por Amazon, VMWare e Citrix, o que aumenta ainda mais suas possibilidades.

Versatilidade

Além da interface adaptada para telas maiores, a Samsung não poupou esforços para entregar algo bastante versátil em seu dock, permitindo a conexão de periféricos como teclados e mouse, além do monitor externo e até de uma ligação física com a internet via cabo RJ45. Vale notar a possibilidade de usar estes acessórios via Bluetooth, liberando assim as conexões para algo que possa ser utilizado apenas por meio físico.

Em termos de conexões físicas, o dock inclui duas portas USB 2.0, uma HDMI, uma Ethernet e uma USB-C, sendo esta última utilizada para conectar o acessório à tomada, já que ele possui sistema de refrigeração ativo próprio que demanda energia. Temos ainda outra porta USB-C, esta em sua parte superior, onde o Galaxy S8 ou S8 Plus será encaixado para realizar a conexão.

Futuro

Por ser ainda algo novo para a Samsung, a DeX obviamente precisa passar por algumas melhorias, como a possibilidade de utilizar a interface otimizada para telas grandes via conexões wireless (como faz o Continuum) e a presença de acessórios mais completos, já que o dock oferecido pela sul-coreana apesar de interessante ainda é extremamente limitado em termos de portas físicas.

Além disso, o uso da DeX vai depender do engajamento por parte de desenvolvedores, já que por mais que apps Android possuam a possibilidade nativa de se ajustar aos mais variados tipos de tela não são todos que possuem a compatibilidade com o modo janela, precisando ser otimizados para que sejam executados de maneira a entregar uma experiência verdadeiramente similar ao que temos em desktops.

Por enquanto, temos algumas opções como a suíte Office da Microsoft, Adobe Lightroom e Photoshop Express, além é claro dos apps nativos da Samsung para os mais variados serviços. Este foi provavelmente o ponto em que o Continuum da Microsoft emperrou, já que devido ao baixo apelo do Windows 10 Mobile os desenvolvedores não se viram tentados a realizar o trabalho extra, algo que a sul-coreana precisará superar com seus flagships.

Preço e disponibilidade

O dock para uso da DeX estará disponível para venda no dia 12 de maio junto aos novos Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, sendo cobrado o valor de R$ 649, o que pode ser algo salgado se você não estiver tão inclinado assim a testar a funcionalidade. Assim como os próprios smartphones, contudo, o preço deve cair com o passar das semanas, então quem não estiver com tanta pressa provavelmente poderá adquirir o acessório por algo mais convidativo.


23

Comentários

Samsung DeX: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas