LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Zenfone 3 vs Galaxy J7 Prime | Vídeo do TudoCelular

03 de maio de 2017 5

Para aqueles que estão em busca de um bom smartphone por no máximo R$ 1,5 mil, já devem ter pensado em escolher o Zenfone 3 ou o Galaxy J7 Prime. O primeiro é o sucessor direto do Zenfone 2, trazendo design mais caprichado e hardware mais potente nesta geração; enquanto o segundo é uma versão “premium” do Galaxy J7 2016.

Ambos os aparelhos brigam pelo segmento mais importante do mercado: o que tenta provar para o consumidor que o produto apresenta o melhor custo-benefício. Desta forma, é normal que as fabricantes abandonem o acabamento simples e invistam em design mais caprichado com hardware mais potente.

Aqui temos soluções bastante distintas, com Snapdragon de um lado e Exynos de outro. Ambos oferecem processador octa-core e boa quantidade de RAM, o que promete entregar um desempenho no mínimo aceitável no uso de apps comuns e jogos. Mas qual tem mais a oferecer?

Aqui temos um design bastante diferenciado entre os dois aparelhos analisados. O smartphone da Asus oferece corpo em metal com traseira de vidro. Por mais que este design traga elegância para o smartphone intermediário da Asus, ele acaba deixando o aparelho escorregadio e bastante frágil.

Samsung adotou um design mais tradicional com traseira em metal. No entanto, as partes superior e inferior são de plástico – medida adotada para reduzir a interferência no sinal do celular causado pelo metal. De qualquer forma, o J7 Prime apresenta ótimo acabamento e a mesma qualidade ‘premium’ do Zenfone 3.

O Zenfone 3 é ligeiramente menor com 146,9 mm de altura por 74 mm de largura, enquanto o Galaxy J7 Prime tem 151,7 x 75 mm, respectivamente. O modelo da Samsung é mais espesso, diante da bateria mais generosa, sendo 8 mm contra 7,7 mm. O mesmo podemos dizer do peso: 144 gramas no Zenfone e 167 gramas no Galaxy.

73.98 x 146.87 x 7.69 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
75 x 151.7 x 8 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Apesar de maior, a versão premium do Galaxy J7 oferece uma melhor pegada devido às bordas curvas na traseira. Além de oferecer uma melhor experiência de uso com apenas uma mão, já que o metal fosco torna o aparelho menos escorregadio que seu rival da Asus.

Na lateral direita temos o botão para ligar e desligar o aparelho, tanto no Zenfone quanto no Galaxy. Enquanto no modelo da Asus vemos as teclas de volume, no da Samsung há o alto-falante, que adota uma posição bastante inusitada. Do outro lado temos as teclas de volume no J7 Prime e as gavetas de cartão SIM e microSD – sendo híbrida no Zenfone e dupla no Galaxy.

Na parte superior do Zenfone temos a entrada para fones de ouvido e microfone para cancelamento de ruídos, enquanto no J7 Prime não há nada de especial. Na parte inferior o modelo da Asus apresenta uma entrada USB-C, alto-falante e microfone para chamadas; no Galaxy J7 Prime temos uma entrada microUSB, P2 e microfone.

Ambos contam com tela Full HD, sendo 5,2 polegadas no Zenfone 3 e 5,5 polegadas no Galaxy J7 Prime. Temos aqui painel IPS LCD, mas a Asus nomeia sua tela como Super IPS, devido ao fato de ser capaz de atingir um brilho alto e exibir ótimo contraste. Enquanto o J7 Prime deixa de lado a tela Super AMOLED da Samsung e traz um painel mais simples PLS TFT.

Ao contrário do que é visto no J7 2016, a versão Prime não vem com perfis de saturação de cores. Enquanto o modelo da Asus oferece três opções de perfis, além de permitir ao usuário montar o seu próprio, o Zenfone também oferece o filtro de tela azul, o que deixa o branco mais amarelado reduzindo a fadiga visual ao usar o smartphone no escuro.

Mesmo com brilho mais alto, o J7 Prime apresentou uma melhor visibilidade em ambiente externo sob luz solar direta, devido ao seu vidro refletir menos o ambiente à sua volta. E para quem está preocupado com a resistência da tela, o Zenfone 3 conta com proteção Gorilla Glass 3, enquanto o J7 Prime já conta com a quarta geração do vidro reforçado da Corning.

Ambos os aparelhos contam com apenas um alto-falante, que reproduz som mono. Ambos oferecem a mesma potência sonora, o alto-falante do Zenfone 3 reforça mais os graves, enquanto o J7 Prime destaca mais os agudos – o que passa a impressão de ter um volume mais alto. Mas no geral, o modelo da Asus entrega um som com mais definição e melhor qualidade.

Hardware e desempenho
Zenfone 3 Galaxy J7 Prime
Chipset Snapdragon 625 Exynos 7870
CPU Octa-core 2 GHz Octa-core 1,6 GHz
GPU Adreno 506 Mali-T830 MP2
RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 32 GB 32 GB

No papel o chipset presente no Zenfone 3 é mais potente, entregando uma maior velocidade para a CPU. Além disso, a GPU Adreno 506 tem mais força para rodar jogos na resolução Full HD. Uma prova disso é que o modelo da Asus apresenta um melhor desempenho geral em jogos.

O Zenfone 3 abre apps e jogos mais rápido que o rival da Samsung, além de obter maior pontuação em benchmarks. Ao testar o FPS em jogos como Asphalt 8 vemos que ambos conseguem segurar o jogo de corrida da Gameloft com média de 30 quadros por segundo, mas o mesmo não acontece com o Modern Combat 5 que roda pior no Galaxy J7 Prime.

Jogos mais leves como o Subway Surfers, que rodam com média de 50 quadros por segundo no Zenfone, acabam ficando abaixo disso no smartphone da Samsung. Isso mostra que o Galaxy J7 Prime é capaz de rodar jogos atuais, mas não com o melhor desempenho possível.

Por contarem com 3 GB de RAM, ambos os modelos conseguem segurar a maioria dos apps rodando em segundo plano. No entanto, a ZenUI apresenta um controle mais agressivo de gerenciamento de RAM, fechando jogos que ficaram abertos, buscando prolongar autonomia de bateria.

Câmeras

O Zenfone 3 tem hardware mais avançado aqui com seu sensor de 16 megapixels com abertura f/2.0 capaz de gravar vídeos em 4K e estabilização óptica de imagem, além de um sensor frontal de 8 megapixels capaz de gravar em Full HD.

O Galaxy J7 Prime vem com sensor de 13 megapixels na traseira com abertura um pouco maior que seu rival, sendo f/1.9. No entanto, sua capacidade de gravação de vídeos é mais limitada: 1080p e sem estabilização de imagem. Na parte frontal temos uma câmera de 8 megapixels com a mesma abertura e resolução para filmagens.

Zenfone 3

Galaxy J7 Prime

O grande destaque do Zenfone é seu modo manual que oferece controles muito mais apurados que a grande maioria dos smartphones intermediários. Aqui podemos escolher a tonalidade do branco (indo de 2500K a 6500K), exposição (-2 a +2), ISO (50 a 3200), velocidade do obturador (1/50000 a 32s) e foco manual.

A câmera da Samsung vem alguns modos, incluindo o profissional que permite realizar ajustes manuais. No entanto, diferente do modelo da Asus, aqui temos apenas controle de balanço de branco, ISO e exposição.

A câmera do Galaxy J7 Prime acabou agradando mais os leitores do TudoCelular em comparativo realizado entre ambos os aparelhos. Mesmo que o modelo da Samsung nem sempre capture imagens com cores próximas do cenário real, no geral a câmera do J7 Prime é capaz de registrar mais detalhes do que o rival da Asus.

Em vídeos é onde vemos o Zenfone 3 se destacar, seja em qualidade de imagem quanto em estabilização. Os vídeos saem muito menos tremidos, além de apresentar uma melhor qualidade sonora.

Bateria

O Zenfone 3 conta com bateria de 2.650 mAh que demora 2 horas e 38 minutos para ser recarregada com o carregador de 1A que vem junto com o aparelho. O Galaxy J7 Prime vem com bateria de 3.300 mAh que precisa de 2 horas e 22 minutos para ser totalmente recarregada usando o carregador de 1,55A que vem junto com o aparelho.

Em nossos testes, o Zenfone 3 aguentou 12 horas de uso com 6 horas de tela ligada, um tempo razoável e suficiente para fazer o aparelho render um dia de uso, desde que o usuário não exagere em jogos e vídeos no YouTube. O modelo da Samsung aguentou 18 horas de uso em nosso teste de bateria com uma média de 10 horas de tela ligada.

Para quem busca um smartphone com bateria que renda um dia inteiro de uso com folga, o modelo da Samsung acaba sendo o mais indicado.

Software

O Zenfone 3 foi lançado com Android 6.0.1 Marshmallow, mas já recebeu atualização para o Nougat no Brasil, versão que foi usada em nosso comparativo. O Galaxy J7 Prime ainda não tem data para ser atualizado para a versão 7.0 do Android e provavelmente morrerá com a mesma versão do sistema que veio de fábrica.

Ambos os sistemas contam com forte modificação comparado ao que é oferecido por padrão pela Google. Aqui temos uma interface que pode não agradar a muitos, mas é possível customizar a ZenUI ou TouchWiz através de temas baixados das lojas da Asus ou Samsung.

A vantagem de termos uma interface bastante modificada é que temos muito mais recursos do que são oferecidos por padrão pela Google. No entanto, isso acaba resultando em um maior consumo de RAM, mas nada que os 3 GB do Zenfone e do Galaxy não sejam capaz de lidar.

O modelo da Asus vem com mais apps pré-instalados de fábrica, o que acaba devorando mais espaço interno – 24 GB livre contra 25,3 GB no Galaxy J7 Prime. A boa notícia é que é possível expandir o armazenamento com o uso de cartões microSD; a má notícia, no entanto, é que o usuário não pode usar dois cartões SIM se decidir aumentar a memória do Zenfone 3.

Conclusão

Ambos os modelos oferecem boa construção e tela de alta qualidade. O Zenfone 3 oferece um design mais elegante, porém mais frágil. Para quem é meio desastrado é melhor investir no smartphone de metal da Samsung.

Por ter um chipset mais potente, o Zenfone 3 oferece melhor desempenho, especialmente em jogos. O lado ruim fica para o gerenciamento de RAM mais agressivo que encerra apps para reduzir o gasto de bateria.

Por falar em bateria, o Zenfone 3 até dura o dia inteiro, mas o Galaxy J7 Prime oferece uma autonomia consideravelmente superior. Se você joga no celular, o modelo da Samsung tem mais chance de chegar ao final do dia com carga.

Em câmera o Zenfone também leva vantagem por oferecer controles manuais mais completos e estabilização de imagem em vídeos. Por fim, o modelo da Asus conta com versão mais atual do Android, enquanto Samsung não se manifestou se atualizará o J7 Prime para o Nougat.

No geral o Zenfone 3 acaba oferecendo um melhor equilíbrio entre custo e benefício. Tanto o modelo da Asus quanto o da Samsung podem ser encontrados por pouco mais de R$ 1 mil em promoções.

  • O Samsung Galaxy J7 Prime ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Comparativo: Zenfone 3 vs Galaxy J7 Prime | Vídeo do TudoCelular
  • TIZAP TA FORA DO AR NO MATO GROSSOOOOOOOOO ARREGO PROS FEINHOS LA TIO FO FACEBOQUE

      • Off: whatsapp tá fora do ar.. '-'

          • Assim como os outros integrantes da família J 2016 o J7 Prime vai sim receber o Nougat, já faz um bom tempo que nenhum aparelho médio da Samsung morre na versão de fabrica. Novamente um comparativo parcial, assim como outras matérias que surgiram hoje no TC provavelmente do mesmo redator. que na minha opnião deveriam assinar as matérias assim como em outros sites...

              • blz falar que precisa ser assinado pra saber quem fez a reportagem até concordo mas falar que é parcial ai é melhor vc assistir todos os testes separados dos aparelhos para ver o que eles falam.
                a unica coisa que eu acho que eles não tem tanta coerência é no caso do custo beneficio do phones por que se vc pesquisar uns celulares vera que eles não oferecem muito e tem uma nota alta enquanto outros que oferecem bastante tem uma nota baixa vai entender

                • Na minha opinião os ASUS são uma das melhores opções de compra no Brasil

                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas