LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android O permitirá atualizar o driver da GPU do seu smartphone via Play Store

19 de maio de 2017 20

O Android O chegará apenas no final do terceiro trimestre, mas Google lançou esta semana a segunda beta que já foi analisada pelo TudoCelular. O sistema chega com vários refinamentos em recursos lançados no Nougat e Marshmallow, mas promete trazer novidades nunca imaginadas para o Android.

De acordo com informações passadas em entrevista após evento Google I/O 2017, Google pretende levar mais a sério os drivers do sistema com o Android O. Para isso, a gigante de Mountain View tem planos de liberar para as fabricantes a possibilidade de atualizar driver da GPU diretamente pela Play Store.

Quando você compra um smartphone com chipset da Qualcomm, por exemplo, você precisa esperar que a fabricante do aparelho lance uma atualização do sistema que traga um novo driver para o chip gráfico. Com o Android O, a empresa poderia liberar este novo driver sem precisar mais ter que lançar uma atualização completa do sistema.

Com essa mudança, Google pretende evitar que o mesmo problema de incompatibilidade visto entre os chipsets Snapdragon 800 e 801 e o Android Nougat se repita futuramente. Assim cada fabricante manteria o software otimizado para sempre extrair o melhor do hardware do aparelho, entregando uma melhor experiência no geral com o Android.

O processo será parecido com o que temos em PCs, com drivers sendo atualizados constantemente para tirar melhor o proveito de GPUs em jogos. No entanto, caberá a cada fabricante lançar estas atualizações e muitas delas, infelizmente, podem ignorar a novidade do Android O – sem falar que poucos smartphones atuais serão atualizados para esta versão.

Google vem buscando reduzir ao máximo a dependência de atualizações do sistema, já que as fabricantes não se esforçam para reduzir a fragmentação do Android. Só resta saber se a novidade terá boa adoção por parte das fabricantes.


20

Comentários

Android O permitirá atualizar o driver da GPU do seu smartphone via Play Store

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas