LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

VP da Google comenta supostos planos de substituir Android pelo Fuchsia OS

21 de maio de 2017 60

Ainda em agosto de 2016 vimos as primeiras informações a respeito do Fuchsia OS, novo sistema operacional da Google que supostamente substituiria o Android em um futuro breve. Além de funcionar tanto em smartphones quanto em TVs, computadores e até dispositivos para Internet das Coisas, a nova plataforma traria um kernel próprio totalmente desenvolvido pela gigante de Mountain View, ao contrário do Android que usa como base o kernel Linux.

Esta mudança permitiria um controle ainda maior por parte da empresa sobre as otimizações permitidas no sistema, consequentemente garantindo uma estabilidade muito mais satisfatória para o hardware suportado e um ecossistema que trabalhe de maneira mais homogênea com todo o portfólio de dispositivos.

Com o vazamento de um vídeo demonstrando o Fuchsia OS em pleno funcionamento, além de um arquivo APK que permite o uso da interface que seria utilizada no novo sistema, se fez necessário que um funcionário do alto escalão da Google se manifestasse, pois muita gente começou a dar como certo o fim do robozinho verde para a chegada de um novo competidor.

Android com dias contados? Não tão rápido!

Quem tomou a palavra foi Dave Burke, atual VP da Google responsável pelo Android. Em seu comunicado, ele afirmou que o Fuchsia OS nada mais é do que um dentre vários experimentos da empresa ainda em fase inicial de projeto, devendo levar um bom tempo para que ele convirja para algo que de fato possa ser levado ao usuário final, e que obviamente várias mudanças ocorrerão até este estágio.

O Fuchsia é um projeto experimental em fase inicial. Nós realmente temos muitos projetos iniciais no Google. Acho que o que é interessante aqui é o código aberto, para que as pessoas possam vê-lo e comentar sobre ele. Como muitos projetos de estágio inicial, é provável que ele seja capaz de mudar e se transformar, há pessoas realmente inteligentes, pessoas com quem trabalhamos e que são ótimas para ver o que acontece. Definitivamente um diff-- tipo de projeto independente para Android. E sim, basicamente isso.

Com isso, o que ele deixa claro é que ao menos por enquanto não há qualquer possibilidade do Android ser substituído pelo Fuchsia OS. Pode acontecer que no futuro este novo sistema chegue a um estágio em que se torne mais interessante que o robozinho verde? Claro que sim, mas se tratando de um projeto ainda em fase inicial não espere por uma mudança tão drástica ao menos pelos próximos anos.


60

Comentários

VP da Google comenta supostos planos de substituir Android pelo Fuchsia OS

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas