LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Xiaomi Redmi 4A | Vídeo do TudoCelular

23 de maio de 2017 25

Como muitos leitores do TudoCelular estão clamando pela presença de mais modelos chineses em nossas análises, resolvemos fazer um esforços para trazer aparelhos com bom custo-benefício que podem ser encontrados de maneira facilitada no Brasil, ainda que não sejam vendidos por aqui oficialmente.

Um bom exemplo é o Redmi 4A da Xiaomi, que acaba de chegar a nossas bancadas após ser adquirido normalmente em uma varejista online do grupo B2W, ainda que o portal tenha servido apenas como uma espécie de intermediário entre nós e o vendedor de fato que realizou a importação.

Antes de partirmos para todos os testes aprofundados que sempre fazemos com dispositivos que passam por nossas mãos, resolvemos preparar aquele rápido unboxing e nossas primeiras impressões com o Redmi 4A para que vocês possam ter uma ideia sobre o que está por vir.

Embalagem e acessórios

A embalagem do Redmi 4A segue o mesmo padrão adotado em outros modelos de sua linha, como o Redmi 4 Pro que inclusive já conta com uma análise completa aqui no TudoCelular. A caixa é predominantemente na cor branca, contando apenas com as inscrições "4A" em um cinza bem claro na sua parte frontal, seu nome e a informação de que esta unidade adquirida era uma versão global nas laterais, e algumas especificações técnicas na parte traseira.

Abrindo a caixa temos o modelo logo de cara, ficando abaixo dele os acessórios. O primeiro deles a termos contato foi o termo de garantia, além de um guia rápido para que você saiba as principais características do dispositivo. Logo abaixo temos a ferramenta de extração da gaveta de chips, onde podem ser alocados dois nanoSIM ou um nanoSIM com um cartão microSD de até 256 GB.

Temos ainda um carregador de tomada com saída de 5V-2A, sendo usado aqui o padrão estadunidense de tomadas, já que estamos com a versão global do Redmi 4A, além de um cabo USB-microUSB para transferência de dados e para carregador o dispositivo. E é isso, nada de fones de ouvido.

Design e tela

O Redmi 4A tem um design similar não apenas a outros modelos da Xiaomi como também de diversas outras chinesas, principalmente em sua parte frontal. Ao segurar o aparelho a sensação é de que estamos com um modelo ligeiramente mais caro do que ele de fato é, ainda que o metal usado não seja da melhor qualidade possível.

Na lateral esquerda fica a gaveta híbrida já mencionada anteriormente, bastando usar a chave que vem na caixa para abri-la, enquanto na lateral direita ficam os botões de volume e o botão de energia. Na parte de baixo temos apenas a porta microUSB e o microfone principal para chamadas, deixando a porta P2 na lateral superior junto ao microfone secundário para cancelamento de ruído e ao emissor infravermelho para controle de outros aparelhos.

Nas dimensões, não temos exatamente o modelo mais compacto do mundo porém para os padrões atuais de telas cada vez maiores ele acaba sendo um ponto fora da curva, contando com 139.5 mm de altura por 70.4 mm de largura e 8.5 mm de espessura, e pesando 131 gramas.

Com relação ao display, foi adotado pela Xiaomi um painel IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels), o que confere ao Redmi 4A a densidade aproximada de 294 ppi. Infelizmente, não foi dada nenhuma informação sobre proteção contra riscos e quedas, sendo necessário então um cuidado extra por parte do usuário.

Hardware e software

Em termos de especificações técnicas, curiosamente o Redmi 4A tem hardware inferior ao Redmi 3S de geração passada, sendo um modelo ainda mais voltado ao mercado de entrada. Ainda assim, ele possui alguns diferenciais interessantes em relação a aparelhos de entrada vendidos oficialmente em solo brasileiro, como seu corpo inteiramente de metal e a bateria que ao menos em termos de capacidade é acima da média.

  • Tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels)
  • Chipset Qualcomm MSM8917 Snapdragon 425 com CPU quad-core de 1,4 GHz e GPU Adreno 308
  • 2 GB de RAM
  • 16 GB para armazenamento interno com suporte a microSD de até 256 GB
  • Câmera principal de 13 megapixels com abertura f/2.2
  • Câmera frontal de 5 megapixels com abertura f/2.2
  • Bateria de 3.120 mAh
  • Android 6.0.1 Marshmallow como sistema operacional, modificado pela interface MIUI 8 da Xiaomi

Sobre o software, temos de fábrica a MIUI 8, que roda sobre o Android 6.0.1 Marshmallow. A interface é extremamente customizada, contando com uma forte inspiração no iOS que acaba trazendo algumas otimizações bastante interessantes, mas que pode não agradar a quem gosta de um sistema mais puro.

Câmera

O conjunto de câmeras do Redmi 4A não inspira muita confiança, sendo encontrado um sensor principal de 13 megapixels com abertura f/2.2 auxiliado por um flash LED único, enquanto sua câmera frontal tem 5 megapixels e também abertura f/2.2. Como ele é um modelo voltado ao nicho de entrada, contudo, não tem como exigir muito, sendo apenas o básico para fotos com boa iluminação.

O software de câmera é exatamente o mesmo presente em todos os demais modelos com a MIUI 8, sendo encontrados alguns modos de captura e filtros para tornar suas fotos ainda mais divertidas. Vale destaque aqui para a função do sensor de selfies que extrair do usuário informações como seu sexo e idade, buscando otimizar o embelezamento com base nisso.

Perguntas e sugestões

Está pensando em adquirir o Redmi 4A e tem dúvidas sobre o aparelho? Deixe-as aí na seção de comentários que responderemos da melhor maneira possível em nossos próximos vídeos com o dispositivo, lembrando que ele ainda tem um longo caminho até a análise completa, passando por testes específicos de tela, câmera, desempenho e bateria antes disso.

O Xiaomi Redmi 4a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

25

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Xiaomi Redmi 4A | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas