LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agora o retângulo com bordas arredondadas é propriedade intelectual da Apple

08 de novembro de 2012 57

Em um dos vários julgamentos que envolvem a Apple e a Samsung, a empresa sul-coreana comentou que só faltava a Apple patentear um retângulo com bordas arredondadas, o que faz menção ao iPad contra o Galaxy Tab 10.1. Pois é, a partir de agora este formato é de propriedade da empresa de Cupertino, o que dá mais munição para a empresa de Tim Cook, contra a Samsung.

Patente da Apple
Patente da Apple

O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos aprovou, ontem, a ideia de que um simples aparelho tecnológico no formato retangular, e com bordas arredondadas, não pode ser de ninguém, senão da Apple. A patente, número D670.286, mostra um desenho de um iPad de primeira geração, só que com a câmera frontal instalada. Segundo o site The Verge, apenas as linhas mais grossas são válidas como propriedade intelectual que ninguém pode copiar, sendo que o restante das linhas tracejadas são apenas contextuais. Agora olhe bem, olhe quais são as linhas grossas. É apenas o formato das bordas, sem qualquer comentário sobre botão frontal ou o alto-falante.

Desenhos antigos do iPhone e do iPad incluíam detalhes em linhas mais grossas, como o botão Home. Como outros aparelhos não copiaram a forma arredondada do botão Home nos Androids, não tinha problema.

É bem provável que a Apple apareça, com esta patente, em vários processos contra a Samsung. Porém, incluir uma patente tão ampla como esta, pode dar espaço para argumentação de que ela não tem certa validade. Imagine que, com um aparelho com estas linhas (que a Apple não inventou. Já existiam retângulos com bordas arredondadas antes do iPad ou do iPhone) sendo impossibilitado de ser construído, as marcas concorrentes deveriam criar smartphones redondos, ou tablets em outra forma. Quem sabe em forma de triângulo.

Ainda tento entender como que o órgão que cuida das patentes nos Estados Unidos aceitou este pedido. Imagine se uma empresa de carros resolve criar uma patente sobre um carro com quatro rodas, da forma como conhecemos. Todos os outros seriam obrigados a criar mais, ou menos, rodas. Ou então uma roda quadrada. O Quico iria adorar. Ok, chega.


57

Comentários

Agora o retângulo com bordas arredondadas é propriedade intelectual da Apple
  • Isso é obstaculo pra concorrencia! Querendo deixar os da Samsung feio, com design exótico. Mas na minha opniao existe muitos celulares com design mais bonito que os da apple! Os da Sony por exemplo..

      • Concordo plenamente contigo. Sempre achei isso e as vezes escrevi aqui sobre isso. Mas fazer o q

          • Essa estoria dos retangulos arredondados e meio complicado de entender pois existem outros modelos que tambem tem o mesmo design, exemplos como a HTC, Motorola, a propria Nokia possui modelos que se assemelham ao iPhone e a Apple nao processa. Estou começando a achar que parte disso e pura implicancia.

              • Inovou com o touchscreen capacitivo, pois o resistivo já existia e propôs um aparelho full touch, sem toque em teclados numericos ou alfabéticos. Para mim foi só isso q a Apple inovou!!! e junto com o ótimo visionário Steve Jobs! Agora em relação do canto arredondado, se valer a boa colocação q o Marcos descreveu, q seja respeitado determinado ângulo e cuja Apple n deverá jamais sair desse padrao patenteado, até aí tudo bem, é algo ridículo e com pouco nexo, mas tb n está errada, mas tb devemos aplaudir isso?!

                  • Desde que Jobs morreu, a Apple perdeu o foco e o meu respeito.

                      • Que bosta essa Apple eim.. tá legal que ela foi que inovou com o touchscreen, mas se fosse patentear tudo, quem criou o primeiro celular, era só registrar vagamente que qualquer aparelho que fizesse e recebesse ligações e mandasse torpedos e outros seria sua propriedade... Apple tá de sacanagem, VIVA SANSUNG!

                          • P.S; segundo a matéria a tecla home, redonda, no centro inferior, abaixo da tela não entra no registro, sendo que essa era uma das justificativas (argumentos) que a Apple tinha para questionar o possível "plágio" que a Samsung possa ter cometido com os Galaxys S e S2. Com esse registro, ela pode estar "municiando" sua concorrente, já que o padrão de proporção do "retângulo" é diferente, restando apenas o "problema" da interface, que é praticamente idêntica a do iOS.

                              • Talvez, com o tempo, veremos essa registro ser quebrado por motivos de subjetividade demasiada, ou até mesmo por ser incompativel com a sua definição de "propriedade intelectual", mas o que deveria preocupar a todos, é o fato de que se uma empresa pode transformar uma forma geometrica, presente na Terra desde o principio do Tempo, em patente, outras empresas ou pessoas poderão pensar da mesma forma e registrar, ou pelo menos tentar, outras formas que poderiam interferir, e muito, no desenvolvimento e na criação de novos produtos, independente do ramo de atuação.

                                  • Era previsivel que seria questionado sobre esse comentário.

                                    Nesse caso, não estou defendendo essa sandice, mas tentando ver pelo lado juridico dessa patente, uma vez que agora, por ser exemplificada e registrada poderá se tornar um padrão, uma linha limite entre o que "pertence" a Apple e o que pode ser utilizado, evitando assim, que novos produtos venham a sofrer processos por motivos de aparência. Pois agora, e possível diferenciar o IGUAL do SEMELHANTE, que por muitas vezes, pode ser confundido, gerando decisões equivocadas. Ex Iphone, iFone e HiPhone, embora sejam semelhantes e tenham a mesma pronúncia, não são iguais.

                                    Não concordo com a atitude de patentear uma coisa tão abrangente, embora essa possua algumas definições bem especificas, como figuras geometricas, mas já que está feito, pouco ou quase nada pode ser feito por nós, consumidores. Por outro lado, a Apple está se tornando refém de suas próprias "criações", pois se ela quiser melhorar ou redefinir sua identidade visual, precisará ir contra suas proprias atitudes, como aconteceu recentemente com o iPhone 5, que com um simples aumento da tela, tornou-se "incrivelmente" desajeitado, indo de encontro, justamente com o que a Apple mais critica em suas concorrentes, leia-se Samsung, que é a falta de harmonia entre ergonomia, simplicidade e comodidade.

                                      • É Marcos! pelo eu entendi que era de aparelhos de telecomunicações! Mas mesmo assim já existiam celulares e Smartphone retangulares com cantos arredondados! Ou seja, com as quinas arredondadas, mesmo porque, se fosse realmente retangular sem a quina arredondadas poderiam ferir gravimente uma pessoa se fosse jogado na cabeça dela com força e por acaso batesse exatamente com a quina pontuda!



                                        Pelo menos é o meu entender!



                                        Outro ponto nada a ver é se patentease esse botão Home! QUe é isso, ele é apenas um botão redondo! Quer dizer que ninguém mais vai poder usar botões redondos! Assim não dá!



                                        Design é uma coisa, formas geométricas é outra!

                                          • Marcos está tentando justificar essa insanidade, ou é impressão minha?...

                                              • Em primeiro lugar senhores, essa patente, embora muito subjetiva, nao e exatamente tao abrangente como foi colocado pelo redator. Ela refere-se a aparelhos de telecomunicao, entao todo o resto nao e incluido ex tvs,telas de gps, dvds portateis, monitores...

                                                Segundo, esse retangulo com bordas arredondadas precisa respeitar um padrao de proporcionalidade para que possa ser considerado "plagio", entao se um determinado produto, mesmo retangular arredondado com proporçoes diferentes poderia ser comercializado legalmente; notem que o formato da techa home nao entra na patente, entao nao e de propriedade da Apple podendo ser utilizada sem a previa autorizaçao.

                                                Terceiro, como qualquer patente, em qualquer instancia de registro, pode ser quebrada, basta um pais ou regiao classifica-la como dominio de interesse publico e nao mais reconhecer a Apple como proprietaria, tal qual o de formulas de remedios, equipamentos de saude, meios de transporte...etc.

                                                  • É como o Noslen disse! Isso não é

                                                    patente, é patético! rsrsrsrs. Mais patético

                                                    ainda é aceitarem essa patente! Como

                                                    sendo de propriedade intelectual. Nossa,

                                                    imagino quantos neurônios queimaram

                                                    para desenvolverem essa forma de

                                                    retângulo com cantos arredondados!

                                                    kkkkkkkkkk. Grande intelecto desse

                                                    pessoal da Apple. Isso é patético!

                                                      • Muito ridículo Apple!

                                                          • É como o Noslen disse! Isso não é patente, é patético! rsrsrsrs. Mais patético ainda é aceitarem essa patente! Como sendo de propriedade intelectual. Nossa, imagino quantos neurônios queimaram para desenvolverem essa forma de retângulo com cantos arredondados! kkkkkkkkkk. Grande intelecto desse pessoal da Apple.

                                                              • Kd os fanboys da Apple?

                                                                Quero ver a reação deles a respeito disso. Se são apenas fanboys ou se são fanboys cegos, o pior tipo possível

                                                                  • Apple arregando para patentes -.-'

                                                                    Que empresa vadiazinha'

                                                                    Taca uma bomba nuclear no escritório dessa Apple,que ninguém reconhece mais.

                                                                    realmente fico triste com a situação da Apple,coitada não sabe fazer produtos de qualidade e arrega para processos,da até pena.

                                                                      • Além de nada inovador intelectualmente falando, essa forma geométrica já vem sendo utilizado a anos pelas empresas e indústria! Que idiotice essa patente! Tudo em nome e a favor da Apple mercenária! Que droga.

                                                                          • Que merda, Agora todo mundo usará Smartphones quadrados e triângulares????

                                                                            Que merda, desde quando isso é inovador? Essa patente é Completamente Inválida.

                                                                              • foda vai ser se a apple resolver patentear camera em tablets smart fones nas partes frente e tras ai fuulll deww galera viadagem do k-raleow kkkk

                                                                                  • Imperialismo Americano a todo GHz.......rs

                                                                                    Empre$$$$$a PAItente para a Apple

                                                                                      • .................ISSO AI NAO E PATENTE, ISSO E PATETICO...............

                                                                                        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ...........( 2 )

                                                                                          • Isso é um absurdo, está na cara que correu muita grana por baixo da mesa para ser aceita a propriedade intelectual de uma forma geométrica simples. Qualquer hora a Apple fará um risco retilíneo num papel, e pedirá a patente da "reta". Quando irão cessar esse festival de idiotices, e incompetencia?

                                                                                              • MOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , MAÇÃ POOOOOOOOOOOOOOODREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



                                                                                                APODREÇA NO INFERNO, QUE É O SEU LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                                                                  • Que ridículo! Essas patente.

                                                                                                      • Como eu disse! a Apple está pegando coisas que não era de ninguém, ou seja, de domínio público e patenteando! Coisas retangulares com cantos arredondados já existia a tempos. se for assim, essas formas pertence ao cara que criou a geometria! Se continuar assim acho melhor agente correr e patentear o triângulo e as outras formas geométricas! Essas leis de patentes precisam ser revistas o mais breve possível.

                                                                                                          • RogerSalgado, eu sempre penso nisso, as pessoas nem sabia o que é um processador, muito menos uma memória RAM, muito menos uma GPU então pode lançar o que for, o iphone ainda vai ser melhor na cabeça delas

                                                                                                              • APPLE VAI TER Q PROCESSAR MUITAS EMPRESAS E VAI ACABAR C DANDO MAL Q DECADENCIA!

                                                                                                                  • E vocês acham mesmo que todas as pessoas do mundo ficam enfurnadas em sites de tecnologia como a gente? Vocês acham mesmo que as pessoas vão jogar mais de 2000 reais só por causa de uma patente? Pelo amor de Deus, cresçam....

                                                                                                                      • clebkct

                                                                                                                        Oi? Acho que voce nao leu meu comentário

                                                                                                                        Cara, primeiro voce lê depois voce comenta ok?

                                                                                                                          • Que tosco, cada dia tenho mais nojo da Apple!

                                                                                                                              • Caramba, a Apple não adquire uma patente sem usar. O mercado vai congelar.

                                                                                                                                  • ridiculo eles estão disisperado pelo o que o galaxy s3 vem vendendo e ta tirando o sono deles ai apelam...

                                                                                                                                    chupa apple...

                                                                                                                                      • ThiagoGNX DEIXA de falar idiotice!



                                                                                                                                        Prá inicio de conversa nem Apple nem ninguem hoje deveria ter direito sobre uma forma geométrica que existe desde o inicio da civilização.



                                                                                                                                        O problema não é só apenas uma briga pelo dominio de tablet e nem somente uma vergonha para o sistema de patentes americao e sim, uma ameaça global de desenvolvimento que nem deveria ter existido.



                                                                                                                                        Não duvido nem um pouco que logo logo vamos ver mobilização onde pesoas vaõ vir a publico jogar no Lixo sua maçã podre e fazer campanha para ninguem mais comprar maçã podre.

                                                                                                                                          • Não digo isso pelos aparelhos da Apple que são muito bons claro, mais sim pela linha de defesa desesperada fora do campo de batalha tecnologico que assumiram, tentando frear qualquer sinal de superioridade de qualquer produto, na base de processos.

                                                                                                                                              • Agora eu não duvido de uma coisa, a Apple vai patentear o triangulo e vai processar os egípcios por terem feito as piramides, isso sem falar no triângulo das bermudas.

                                                                                                                                                  • Que p#rra é essa? Não consigo acreditar que um retângulo foi patenteado para Apple. Isso já é uma p#ta sacanagem. não consigo entender o que leva um órgão desses, aprovar uma coisa dessa.

                                                                                                                                                    Mas uma coisa é certa, os Estados unidos adora chupar o C# da Apple. FDC!

                                                                                                                                                      • O mundo é dos espertos.



                                                                                                                                                        A Apple foi inteligentíssima em construir um desing perfeito e patentear cada milímetro dos seus dispositivos.



                                                                                                                                                        Concorrência é ótima. Isso força as outras marcas à fazerem melhor e não simplesmente tirarem um xerox, com algumas pequenas modificações.

                                                                                                                                                          • "Quem sabe em forma de triângulo.



                                                                                                                                                            Ainda tento entender como que o órgão que cuida das patentes nos Estados Unidos aceitou este pedido. Imagine se uma empresa de carros resolve criar uma patente sobre um carro com quatro rodas, da forma como conhecemos. Todos os outros seriam obrigados a criar mais, ou menos, rodas. Ou então uma roda quadrada. O Quico iria adorar. Ok, chega." (...)



                                                                                                                                                            Nossa...ficou nervosa.

                                                                                                                                                              • Vai chegar um tempo que respirar será patente Apple e mais palhaços ainda são aqueles do Escritório de patentes que deixam isso passar, isso é no minimo anti ético, Mas para que os acéfalos fanboys da marca entendam isso será um processo sem fim

                                                                                                                                                                  • VAMOS TODO MUNDO COMPRAR SMARTPHONE REDONDO!!!! Nexus 4? Isso é coisa do passado, compre agora seu circle com tela hexagonal

                                                                                                                                                                      • O nome disso é palhaçada

                                                                                                                                                                          • Hlio, não é bem assim, tenho visto muita gente trocando Iphone por outros Androids, principalmente com o amadurecimento do sistema que vem melhorando e fica mais estavel, o que era seu calcanhar de aquiles, claro que sempre vai ter fanboy comprando os produtos da maça, mais a menos que ela inove com algum diferencial é provavel que ela sofra um reves, não que ela va quebrar, mais concerteza perderá mercado.

                                                                                                                                                                              • AGORA SO FALTA ELA PATENTEAR, UM TRIANGULO, UM LOSANGULO, OVAL, UM PENTAGONO,UM EXAGONO.......

                                                                                                                                                                                  • Apple e Samsung tem mercados diferentes, o mercado da Apple é muito fiel, tanto que chegou a ou - 20% e estagnou, quem compra Apple não compra outra coisa, é igual Ferrari ou Harley, Iphone não é só um produto, é um simbolo, fabricante nenhuma chega perto de ameaçar o mercado da Apple.



                                                                                                                                                                                    PS: Não sou fãboy da Apple e nem gosto dela, meu negócio é Nokia, Sony e HTC

                                                                                                                                                                                      • ISSO AI NAO E PATENTE, ISSO E PATETICO...............

                                                                                                                                                                                        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                                                                                                                                                          • A Apple é simplesmente ridicula, no fundo ela já sabe que é uma questão de tempo pra samsung engolir ainda mais o mercado dela, fica com essas palhaçadas, nunca quis um iphone ou ipad hoje quero menos ainda, apple passo longe.

                                                                                                                                                                                              • É como um namoro, quem gosta d namora uma mulher q é mal falada por todo bairro? a msma forma q quem vai querer um smart ou outro produto d uma empresa q é mal falada e vive fazendo besteira?

                                                                                                                                                                                                  • É como um namoro, quem gosta d namora uma mulher q é mal falada por todo bairro? a msma forma q quem vai querer um smart ou outro produto d uma empresa q é mal falada e vive fazendo besteira?

                                                                                                                                                                                                      • É como um namoro, quem gosta d namora uma mulher q é mal falado por todo bairro? a msma forma q quem vai querer um smart ou outro produto d uma empresa q é mal falada e vive fazendo besteira?

                                                                                                                                                                                                          • ThiagoGNX: a apple ta c derrubando sozinha com essas idiotices dela

                                                                                                                                                                                                              • Lembrando que a Apple faz isso só por culpa da Samsung a Apple tentou muito negociar mas a Samsung sempre mostrou o dedo pra ela, e está ai.

                                                                                                                                                                                                                  • Estou começando a desejar a queda definitiva da Apple.

                                                                                                                                                                                                                    Desejo que a Nokia, Microsoft e etc, que eu não curto, se recuperem e construam impérios. Gosto de tecnologia e do avanço dela, e abomino quem queira frear isso. Por isso quero a Apple vá pra lama e afunde. Chega de tanta mesquinhez e arrogância dessa empresa de merda

                                                                                                                                                                                                                      • É kda idiotice q vejo essa apple fazer

                                                                                                                                                                                                                          • essa apple virou uma vergonha para o mundo, daki uns dias ela patentea bordas quadradas e ferra todas as outras, de ZTE a Sony

                                                                                                                                                                                                                              • Agora tudo vai ter q ser quadrado?

                                                                                                                                                                                                                                Pqp

                                                                                                                                                                                                                                EUA é uma merda pra certas coisas

                                                                                                                                                                                                                                Como q aprovam issopqp

                                                                                                                                                                                                                                  • Nada haver, se fosse assim todas as tvs de LED/LCD infringiriam essa patente, as coisas não são simples como a matéria esta colocando não.

                                                                                                                                                                                                                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                                                                                                                                                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                                                                                                                                                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                                                                                                                                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo