LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual a vantagem de uma Apple Store no Brasil, para o brasileiro?

28 de março de 2013 32

Nós já falamos de vagas que a Apple abriu para o Brasil, deixando bem claro que o país receberá uma loja oficial da marca. Mas, pensando bem, qual a vantagem para o brasileiro, ao ver uma loja própria da empresa da maçã, neste lado do mundo?

Bem, primeiro precisamos deixar claro que é muito provável que nenhuma mudança de preços deve ocorrer. O Brasil é um dos países que contam com produtos da Apple mais caros do mundo, e mesmo assim vende muito bem. Qual motivo a Apple teria para baixar o valor de seus produtos? Mesmo com um iPhone caríssimo, ainda existem filas grandes nos lançamentos do gadget e falta de estoque nas operadoras. É caro, todo mundo reclama, mas vende muito bem, obrigado. Pensando em mercado, não há qualquer razão para os preços caírem.

Apple Store em Barcelona
Apple Store em Barcelona

Com este pensamento em mente, temos dois outros pontos que merecem destaque na conversa: disponibilidade de produtos e pós-venda. O Brasil já conta com todos os produtos da empresa, mas os lançamentos mais quentes levam certo tempo para aparecer por aqui. Um exemplo disso é o iPad Mini, que foi lançado há quatro meses e até hoje não apareceu em ponto de venda algum, dos autorizados pela Apple. Ele foi até lançado na Argentina, mas não aqui.

Com a chegada de uma Apple Store para o país, é provável que a empresa dê uma prioridade maior para seus lançamentos. O iPhone é outro, que leva meses e jamais entra nas primeiras listas de lançamentos ao redor do mundo. Esta lista dá prioridade para países com a Apple Store instalada, o que pode sim nos favorecer.

Por fim, temos o pós-venda. Quem já comprou um iPhone no Brasil e precisou de auxílio para algum problema, sabe o perrengue que é. Uma empresa passa para a outra, a operadora passa o problema para a Apple, que devolve para a operadora. É complicado nem parece que compramos um smartphone que custa mais do que um notebook parrudo. Em uma Apple Store, o atendimento para algum problema pode acontecer dentro da loja, com o cliente e seu problema solucionado ao sair do local.

Apple Store de Londres
Apple Store de Londres

Há histórias de pessoas que entraram numa Apple Store dos Estados Unidos, com um iPhone comprado por aqui e com problema no microfone. Depois de uma conversa, da análise do ocorrido, o rapaz saiu com um iPhone novo debaixo do braço. Problema resolvido e cliente muito satisfeito com o atendimento. Simples assim, o pós-venda da Apple é genial dentro das Apple Store. Há até uma equipe de funcionários de prontidão para ensinar como usar um Macbook, um iPad, ou seja lá qual for o dispositivo.

Tive esta experiência de atendimento, durante a visita em Barcelona para a cobertura da Mobile World Congress e em Londres, logo após o MWC. É uma experiência que nem lojas de outras empresas conseguem. Algo além e algo extremamente deficitário no Brasil, mesmo para produtos da Apple. De longe, esta é a maior vantagem que vejo para a Apple Store no país. Um pós-venda digno dos mais de R$ 2,3 mil que você pagou pelo iPhone, ou dos R$ 6 mil do iMac.

E vocês? O que esperam da Apple chegando definitivamente em terras tupiniquins?


32

Comentários

Qual a vantagem de uma Apple Store no Brasil, para o brasileiro?

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo