LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel poderia ter feito o chip para o iPhone original, diz CEO

17 de maio de 2013 9

Intel logo

O CEO da Intel Paul Otellini está se desligando do seu cargo. Com sua saída, historia interessantes começam a surgir, como por exemplo a de que a Intel poderia ter equipado o iPhone original com seu próprio processador.

Em entrevista ao The Atlantic, Paul disse que ele pessoalmente recusou a oferta da Apple de projetar o chip para o primeiro iPhone, lançado em 2007. Para o executivo, o mundo hoje poderia ser muito diferente se eles tivessem aceitado apoiar o smartphone.

"Nós acabamos não ganhando ou passando isso, dependendo do modo como você vê. E o mundo teria sido muito diferente se tivéssemos feito".

Otellini disse que não havia como prever o que o iPhone representaria para o futuro da tecnologia:

"O que você precisa lembrar é que isso foi antes do iPhone ser anunciado e ninguém sabia o que o iPhone poderia fazer... no final do dia, era um chip que eles estavam interessados e eles queriam pagar um certo preço por ele e nem um centavo a mais e aquele preço era abaixo do nosos custo previsto. Eu não podia ver. Não era uma dessas coisas que você pode fazer em grande volume. Acontece que calculamos o custo errado e o volume foi 100 vezes maior do que qualquer um imaginava".

A consequência da decisão de Otellini foi desastrosa para a Intel. Ainda hoje, a empresa luta para conseguir algum espaço no mercado mobile, e seus processadores Atom ainda não conseguem bater de frente os chips ARM produzidos, entre outras empresas, por NVidia e Qualcomm.


9

Comentários

Intel poderia ter feito o chip para o iPhone original, diz CEO
  • Sinceramente, eu acho é pouco!

    Logicamente, não se conhecia o iPhone e muito menos não se imaginava o sucesso dele, porém existe pesquisa pra isso. Ter visão de empreendedor é pra poucos. Perdeu a chance de deslanchar no mercado que mais cresce no mundo, o mobile. Talvez, seja por isso que ele esteja saindo, por ser fraco e sem visão!

      • Foi uma descisão que podia ter mudado todo o mundo da tecnologia móvel, um erro.
        Porém não podemos condenar, ninguém tinha idéia da revolução que estava sendo formada e mesmo depois do anuncio do primeiro iPhone muita gente não tinha entendido a proposta direito, "um smartphone para um publico que não o corporativo? Isso nunca vai vender" isso era o que todos os analistas falavam.

        O que deve ser condenado é que antes de lançar o chip A4 a Apple mais uma vez ofereceu o projeto para a Intel, adivinha a resposta .....

          • Vai saber, né! Mas é sempre bom pensar positivamente. Então a intel, setor Mobile, estaria muito mais evoluída hoje! Se for pensar positivamente. Apesar que ela corre atrás, não é mesmo?

              • Mas será que a intel iria conseguir evoluir junto com o iphone? sei não viu,ou talvez estaria bem evoluída hoje se tivesse entrado no ramo mobile nessa época.

                  • Creio eu, que as vendas do iPhone seriam muito maiores! Já que, inevitavelmente, as pessoas associariam o Smartphone com um PC, mais do que já associam hoje!

                    Seria uma casadinha e tanto.

                      • Perdeu uma grande oportunidade mesmo. Imagina um Iphone com processador Intel? Tinha tudo para ser bom para ambas as empresas.

                          • Perdeu a chance de mostrar quão bom são seus processadores.
                            Oportunidade... Foi pura arrogância em não apoiar a Apple.
                            Mas que saber de uma coisa? Intel é bom... Mas os chips ARM montados pela Apple são excelentes. Economia de bateria e desempenho é o que importa.

                              • Tomou!

                                Acho muito bem feito! Quem manda ser arrogante e sem visão!

                                  • Por isso ele t´saindo do cargo de CEO. Se em 2007 eu visse algo como o iPhone não pensaria 2x antes de apoia-ló. Quanto aos chips Intel, já disse e repito: são ótimos, o mercado é que não aceita a Intel no mercado mobile.

                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo