LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

8 coisas que faltam no iOS 8

24 de setembro de 2014 35

O iOS 7 foi uma quebra de paradigmas visuais no sistema operacional móvel dos iGadgets. Agora, com o iOS 8, a Apple quer dar um passo ainda maior, trazendo funções presentes anteriormente em outras plataformas, porém que faziam falta aos iFãs.

O iOS 8 finalmente chegou, trazendo widgets na barra de notificações e a possibilidade de instalar teclados de terceiros. Tivemos, também, um bom punhado de pequenas outras novidades que podem ser conferidas aqui.

Nenhum sistema operacional, por mais avançado que seja, é livre de falhas. Por mais que os fãs queiram dizer o contrário, todas as plataformas, exatamente todas, deixam a desejar em algo. Afinal, o primeiro iPhone sequer tinha suporte a aplicações de terceiros, e hoje apresenta a loja de apps mais madura do mercado.

Mesmo com tanto tempo de estrada, o iOS 8 ainda possui algumas falhas. Listamos, portanto, as 8 principais coisas que não concordamos no sistema operacional móvel da Apple.

1 - Updates ainda não são a coisa mais tranquila do mundo

A Apple ainda vende dispositivos de 16GB de memória. Levando em conta de que o sistema operacional em si já abocanha uns generosos GBs, sobra uma quantidade limitada de espaço. E, toda vez que chega uma atualização do sistema, é sempre a mesma história: o usuário tem que livrar-se de tudo guardado na memória para conseguir atualizar.

O update a ser baixado já apresenta uma boa quantidade a ser armazenada na memória. Logo em seguida, será descompactados os arquivos que vão instalar o sistema. E lá se vai boa parte da memória interna.

Mesmo com o iOS 8, a Apple não resolveu esse problema. Também, como a companhia ainda vende dispositivos de 16GB, e costuma a dar suporte aos seus aparelhos durante uns 4 anos, poderemos ter problemas quando chegarmos ao iOS 12, por exemplo.

2 - Os arquivos que você armazenar no iCloud... serão destruídos pelo iCloud

Quando lançou o iOS 8, a Apple prometeu total integração com seu sistema operacional de desktop, o Mac OS. Infelizmente, a nova versão dessa plataforma vai demorar. E, caso você possua a edição atual, enfrentará sérios problemas de compatibilidade.


Os arquivos do Pages, Numbers e Keynote salvos no iCloud pelo iOS 8 surpreendentemente não apresentam compatibilidade atualmente no Mac. Seus documentos podem até mesmo ser corrompidos quando o iCloud baixar os arquivos para o seu desktop. É realmente estranho que uma empresa tão cuidadosa como a Apple tenha providenciado a intercompatibilidade com a versão futura de seus sistemas, porém não tenha deixado compatível com a edição atual.

3 - Calendário da Apple ainda é um pesadelo

O Safari teve muitas novidades interessantes, até mesmo a Siri ficou mais inteligente. Sem falar que o Brasil ganhou o recurso de ditar o texto a ser escrito no seu iGadget. O calendário, no entanto, ainda continua limitadíssimo.

Em aplicações de terceiro, é possível Marcar o almoço com Tia Tituba às 13hs da tarde, na sorveteria Hageen-Rica. E, automaticamente, o calendário já cria o compromisso com a localização traçada no mapa e acesso fácil ao contato vinculado ao compromisso. Para quem tem uma vida atribulada, com muitos afazeres, muitos lugares a visitar no decorrer do dia, esse é um ótimo recurso.

Infelizmente, o app de calendário padrão ainda é pobre e limitado de funções, mesmo após inúmeras versões do iOS. Obviamente, há quem diga que aplicações de terceiros resolvem esse problema. Seria, no entanto, um bom cuidado com o cliente por parte da Apple tornar seu calendário um pouco mais funcional

4 - O teclado padrão e o de terceiros ainda deixam a desejar

Uma das principais novidades do OS 8 é o seu novo teclado, além do suporte às soluções de terceiros. Acontece que o projeto em si parece não ter sido bem implementado, a começar por aquele que veio por padrão.

O nativo da Apple apresenta-se simplista demais. Mesmo com as telas muito grandes do iPhone 6 e 6 Plus, o acesso a símbolos e números não é tão prático. Não custava nada para uma tela de 5,5 polegadas ter uma fileira de números no topo do teclado. Ainda, as sugestões de palavras simplesmente desaparecem depois de um tempo.

Um teclado muito limitado, mesmo em telas grandes

Já as soluções de terceiro estão muito imaturas ainda. O Swiftkey, por exemplo às vezes somem todas as teclas, ficando tudo em branco. Sem falar que nós não temos suporte à nossa língua pátria na maioria dessas aplicações.

5 - O TouchID ainda não demonstrou todo o potencial.

Sabemos que a Apple possui uma boa dose de paranóia com relação à segurança do usuário. Mesmo que tenhamos tido problemas com a privacidade no iCloud recentemente, a gigante de Cupertino esforça-se para fazer o seu ecossistema cada vez mais seguro para o usuário.

Uma das medidas de segurança é justamente o TouchID. Antes servindo apenas para desbloquear o iPhone, agora serve para comprar aplicativos e fazer pagamentos com o Apple Pay. Esse conservadorismo, no entanto, faz com que os usuários acabem sub-utilizando o TouchID, algo que possui muito potencial.


Entramos, agora, numa questão muito delicada. Se a Apple liberar o uso do TouchID para fazer logins em aplicações como redes sociais, contas de e-mail e bancos, há riscos para a segurança do usuário. A empresa, porém, pode adicionar essa função e esforçar-se para levar manter o mesmo nível de segurança. Afinal, você usa o teclado do iPhone para digitar senhas de contas de banco, e nem por isso essas informações vão parar nas mãos de hackers. Portanto, como o toque em um botão seria usado para roubar seus dados?

Com recursos de programação avançados, há como manter a privacidade do usuário. E, de quebra, tornar o Touch ID ainda mais funcional.

6 - iCloud: espaço de menos para informações em demasia

Como citamos anteriormente, a Apple teima em vender dispositivos de 8 e 16GB. Logo, mais cedo ou mais tarde, o usuário vê-se obrigado a usar armazenamento em nuvem para guardar suas fotos e vídeos.

Com músicas, vídeos e fotos com qualidade cada vez melhor, no entanto, mais espaço é exigido. E então os 5GB gratuitos do iCloud já não se mostram o suficiente. Já os concorrentes do serviço, contudo, costumam apresentar um volume mais generoso para armazenamento de graça. Ainda, a versão paga da concorrência não é tão cara quanto a do iCloud.

É sempre possível partir para uma solução de terceiro. Nada, contudo, consegue ser tão eficiente quanto um serviço nativo. Ter apenas 5GB para guardar suas fotos, vídeos e backups, portanto, nem chega perto de ser o bastante.

7 - HealthKit e Continuidade ainda não existem de fato

Quando apresentou iOS 8 no WWDC 2014, a Apple anunciou com toda a pompa dois ótimos recursos. Nenhum dos dois, no entanto, ficou pronto a tempo para o lançamento da nova versão do sistema móvel.

Quanto ao primeiro, o HealthKit, fora anunciado toda uma suíte de recursos que viria nativa no iOS 8 para monitoramento da saúde. Infelizmente, não ficou pronta a tempo e foi adiada.

Já com relação à Continuidade, a proposta era começar a trabalhar a caminho de casa do seu iPhone, organizando uma planilha no Numbers. Ao chegar em casa, você poderia continuar do ponto exato em que parou, porém agora no seu Mac. Com o atraso do Yosemite, essa função ainda não está disponível.

Atrasos acontecem sempre, são inevitáveis por uma série de motivos. É preocupante, contudo, quando as duas estrelas do seu sistema operacional não estão nem perto de ficar prontas na ocasião da estreia da plataforma.

8 - Sistema de previsão do Safari não chega aos pés do disponibilizado pelo Chrome

Aqui, temos mais um clássico do mundo dos navegadores. De um lado, encontramos o Safari: leve, rápido, muito fluido, porém um pouco rígido e limitado. Do outro lado, temos o Chrome: cheio de recursos, administra bem as informações guardadas pelo usuário, contudo com uma fome insaciável por memória RAM.

Uma das funções mais interessantes no uso do Chrome é o fato de o navegador guardar, em sua conta Google, as preferências do usuário. Logo, ao começar a digitar uma página, ele imediatamente já sugere a que o indivíduo mais usa. Logo, é só clicar na tecla enter e ser feliz.

O Safari, por sua vez, não dispõe do mesmo histórico. Quando o usuário começar a digitar uma página, provavelmente o sistema, no máximo, vai achar que você está errando uma palavra e vai te oferecer uma correção em troca.

Mais uma vez, vale salientar que nenhum sistema operacional está livre de falhas. O iOS 8 possui inúmeras qualidades, contudo faltam funções essenciais. Algumas até mesmo foram prometidas durante o seu anúncio. Felizmente, a Apple costuma a divulgar updates constantes, e deve corrigir a maioria dos deslizes cometidos no lançamento dessa plataforma móvel.

  • O Apple iPhone 6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

35

Comentários

8 coisas que faltam no iOS 8
  • Rogerf

    Cara tem gente q não faz a mínima ideia de quem ele é. acho q nem se pesquisarem o nome do personagem ou do ator é capaz de conhecer. essa geração ps3 só conheço Vampiro q brilha no sol! kkkkkkkkk

      • RLS 37 minutos atrás #31
        O povo fala tanto em modificar, como se eles entendessem de computação, maioria baixa uma room, procura tutorial e faz seguindo o tutorial, mas ninguém é capaz de modificar eles próprios criando suas roons.

        Como você sabe, você está com todo mundo aqui?

        É quem copiou foi a Apple e isso é fato!

          • ....Fail....

              • Juliano_das_girl, é sim o bom e velho Snake Plissken!

                  • O povo fala tanto em modificar, como se eles entendessem de computação, maioria baixa uma room, procura tutorial e faz seguindo o tutorial, mas ninguém é capaz de modificar eles próprios criando suas roons.

                      • Como se o Android tivesse tudo, maioria dos recursos apresentados pelo Android L é copiado do IOS e alguns do Windows Phne.

                          • Desculpa Tudo Celular, mais essa matéria é simplesmente ridícula! Tudo o que foi falado no texto não condiz com absolutamente nada! Gosto muito do Site, e sempre recorro a ele ao invés dos outros (Tecmundo, Canaltech...), mas em várias matérias existem erros tanto pequenos quanto grandes que incomodam os demais leitores. Tem que melhorar um pouquinho mais aí hein

                              • Com o TouchID sempre foi possível fazer compras de apps!

                                  • E o Rei das baterias continua sendo o S5.

                                      • http://blog.gsmarena.com/samsung-galaxy-alpha-exynos-5430-battery-test/

                                        A bateria do Alpha dura pouco mais de dois dias de uso moderado, com uso mais intenso dura um dia tranquilo.
                                        O que me chamou atenção foi que o redator disse que a tela do Alpha é demasiadamente brilhante, o que nos leva a crer que ao reduzir o brilho, a eficiência possa ter uma melhora substancial.

                                          • Rogerf

                                            Mas o 6 até agora tem sido o iphone com maior numero de problemas q ja teve. e isso q ele foi lançado a dias atras. e isso é preocupante pq a apple tem tendência elástica de crescer demais e em seguida entrar em queda livre até o fundo do poço. isso já aconteceu antes pq a apple começou a fazer produtos porcarias a preços extravagantes. e novamente ela esta fazendo isso. logo, nem mesmos os próprios fanboys dela vão ter coragem de investir nos seus produtos, q além de um preço monstro, vem cheio de problemas.

                                            Hj mesmo, precisa ser muito influenciado por modinha pra desembolsar quase 4mil reais num telefone cheio de problemas de hardware, software, segurança, e fazendo coisas q o android já faz a 2 ou 3 anos e lançando como novidade. alguem em plena suas faculdades mentais, jamais optaria por um aparelho tão bagunçado como esses.

                                            Em off: curti seu avatar. é o Snake Plissken?

                                              • Ainda estou na dúvida, pq o galaxy alpha é praticamente um iPhone hein? Huuuuummmm


                                                E eu me sinto cada vez mais seguro com o Android também Juliano_das_girl, pq fazendo o root e com os métodos certos você faz oque quiser inclusive na segurança! Sem falar que não tem muitas complicações pra fazer!

                                                  • Wagner3 4 minutos atrás #19
                                                    Eu to estranhando ainda não haver testes de bateria com o Galaxy Alpha

                                                    Exatamente, @Wagner3.
                                                    Mesmo com amperagem baixa, deve ter um bom desempenho, espero eu. E com certeza, melhor do que os iPhones de plantão.

                                                      • Samsung-zor

                                                        Com certeza. sempre precisa melhorar. não só o android mas qualquer plataforma tem sempre q melhorar pq a segurança pode ser rompida a qualquer momento. mas hj eu sinto a mesma segurança em abrir um email de trabalho no android ou no iphone. acho q com antivirus ele chegue a ser mais seguro q o ios. claro q sempre tem problemas, ainda mais para quem faz root q nem eu.

                                                          • Juliano_das_girl, concordo com você, a qualidade dos produtos, especialmente do iPhone, vem caindo muito desde a morte de Jobs. Ele jamais deixaria passar esses erros toscos que vem ocorrendo. Também já tive um iPhone 4 e um iPhone 5. O iPhone 4 foi um divisor de águas, foi o último feito na era Jobs, os demais foram apenas incrementos a partir deste.
                                                            Agora, como é a Apple, qualquer novo produto vai sempre gerar muita especulação, e isso gera muitos pageviews em qualquer site... É isso que digo.

                                                              • Eu to estranhando ainda não haver testes de bateria com o Galaxy Alpha

                                                                  • Juliano_das_girl. Falou tudo, mas o Android vem tendo boas melhorias quanto a segurança mas ainda precisa melhorar claro!

                                                                      • E oque isso tem a ver com a autonomia das baterias dos iphones (que por sinal são horríveis)!? 0_o

                                                                          • Aí eu pergunto pq o galaxy alpha é praticamente um iPhone com Android?já que ele tem software, hardware,e público diferente em fim quase tudo diferente, seria só pq a tela do galaxy alpha tem 4.7 polegadas assim como a do iPhone 6? 0_o

                                                                            Eu hein

                                                                              • Samsung-zor

                                                                                O maior e talvez unico beneficio q fazia valer apena ter um iphone era justamente a suprema segurança q ele tinha e jamais seria abalada. icloud, touch id, e tudo mais já teve problemas graves de segurança. hj é tão seguro abrir um email ou fazer uma compra usando cartão de credito usando IOS, Android, ou WP. e sou capaz de dizer q ainda é mais seguro no WP q nos outros 2. é incrível como o mundo da voltas!

                                                                                  • Vem cá oque o galaxy alpha tem a ver com essa matéria? Isso só mostra a falta de capacidade de elaborar textos com foco real, e que não tenha pontos que fogem totalmente da tentativa se expressar, além de ridicularizar o próprio texto a ponto misturar coisas que não tem nada a ver ! (não é ofensa pessoal, mas sim uma pergunta seguida de crítica)

                                                                                    E depois vem pagando de superior! ¬¬.

                                                                                      • Falta mais liberdade aos usuários do mesmo, falta mais segurança, falta mais opções para usuário fazer modificações em fim falta muita coisa, falta INOVAÇÕES que não sejam CÓPIAS dos rivais!

                                                                                          • Rogerf

                                                                                            Cara vou te dizer q eu tbm já fui fan da marca. tive o 4 e era espetacular na epoca. mas desde q o Jobs morreu, a apple vem em declinio de qualidade. não é critica vazia. o 4 foi lançado sem nenhum problema. o 4s teve uns poucos problemas no wifi e outros casos raros. mas o 5 e 5s chegaram com varios problemas, e o 6 agora chega com ainda mais. é inegavel q a qualidade do iphone caiu muito desde o 4. e eu acho q o Jobs ta fazendo falta lá. eu pensava na epoca em pular para um iphone 6 ou 6s, mas hj, vendo todos os problemas e os valores absurdos praticados aki no Brasil, nem sequer passa pela minha cabeça voltar para o iphone tão cedo.

                                                                                            O ipad e mac book air ainda são os unicos produtos q merecem respeito e tem um preço relativamente aceitavel pelo q ele oferece.

                                                                                              • Apesar de ser usuário do Android (estou muito satisfeito com meu Nexus 5), a matéria seguiu uma linha bastante tendenciosa. Sei que a Apple está tendo alguns problemas com seus produtos, mas sejamos sensatos. Não é bem por aí.

                                                                                                  • Ótima matéria....além de ter mais falhas....

                                                                                                      • De pleno acordo, @FelipeFeuza.

                                                                                                        E acrescento que, relacionado à matéria, iOS necessita de um gerenciamento melhor de bateria. Galaxy Alpha é praticamente um iPhone com Android, então, como o tempo, verão que ele terá melhor autonomia de batera, comparando com o IPhone 6, seu principal - Ou único - concorrente.

                                                                                                          • Falta ele funcionar!²

                                                                                                              • Falta eu ganhar na mega_Sena pra ter coragem de pagar a fortuna que pedem em seus produtos.

                                                                                                                  • Não quero defender e nem acusar, mas essaateria está bastante tendenciosa. Não precisa ser um psicólogo para ver que todas as comparações são feitas com o sistema Android.

                                                                                                                    Cara, para fazer uma matéria, não precisa enaltecer ou denegrir nenhuma marca. Apenas fala o que acontece de bom e de ruim que é o dever da imprensa, e não precisa dizer quem é melhor ou pior. Fui cliente Android por dois anos, usei Windows Phone e hoje uso iOS. Não sou iLouco, porém, os comentários citados aqui formam uma opinião de quem está procurando uma solução. Eu acho que a ideia aqui não é essa.

                                                                                                                      • Falta o UC Browser para navegar: http://bit.ly/ucbrowser-2409-13

                                                                                                                          • Falta o UC Browser para navegar: http://bit.ly/ucbrowser-2409-13

                                                                                                                              • Falta funcionar

                                                                                                                                  • falta vergonha na cara!!

                                                                                                                                      • 16GB de memória RAM ?

                                                                                                                                          • FALTA BLUETOOTH JOVEM! ISSO QUE FALTA!

                                                                                                                                              Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                                                                              Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                                                                              Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                                                              iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo