LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Polícia de Chicago: iPhones serão os aparelhos dos pedófilos

26 de setembro de 2014 15

Diversos departamentos de polícia americanos estão preocupados com a impossibilidade de quebra da criptografia de iPhones rodando o iOS 8. A polícia de Chicago, por exemplo, está preocupada que o iPhone será a principal escolha de pedófilos.

Na opinião do detetive policial Brian Collins, que trabalha no departamento de Los Angeles há quase 27 anos, é preocupante que a tecnologia esteja "regredindo" nesse quesito. Devemos aqui nos atentar ao uso da palavra "regredindo", ou "beginning to go backwards", como ele originalmente se expressou.

O FBI também já expressou suas preocupações. James Comey, diretor do FBI, explicou que essas novas formas de lidar com os dados estão sendo usadas para negarem informações ao departamento, o que faz as pessoas se acharem "acima da lei".

O diretor explica ainda que entende a necessidade de um certo padrão de segurança em dispositivos móveis, mas pode ser necessário em alguns caso que o governo acesse o que há armazenado nos aparelhos, o que dessa forma fica impossibilitado.

Essas preocupações vêm após um anunciamento da Apple que a partir do iOS 8, as chaves para quebrar a criptografia não ficam mais armazenadas no próprio dispositivo. O processo de quebra de segurança fica então tecnicamente impossível, mesmo com mandados do governos.

Pouco tempo depois, outras empresas também anunciaram mudanças na segurança de seus sistemas, como a Google que afirmou a criptografia ativada por padrão a partir da próxima versão do Android.

Essa é uma questão muito delicada e cada um tem sua opinião própria. Porém, será que os erros de alguns justificam uma menor privacidade à todos? É fácil usar argumentos extremistas e apelar para pedófilos quando se quer afetar a opinião pública. Acabar com o problema sem afetar o direito de inocentes não.

"A Apple será o celular favorito dos pedófilos", afirmou John J. Escalante, chefe de detetives do departamento de polícia de Chicago. "O pedófilo comum provavelmente está pensando agora: eu preciso de um celular da Apple!".

Você aceitaria ser erroneamente julgado e encarcerado sob a justificativa de que na forma como o sistema é construído, para cada um injustiçado, dezenas de culpados são sentenciados? Bom, sei que eu não aceitaria.

O exemplo pode parecer fora de proporção, mas o principio é o mesmo: direitos de inocentes quebrados em prol de algo que supostamente ajudaria à capturar pessoas mal intencionadas.

Além disso, outra questão muito importante surge: se permitimos isso, qual o limite? Se a quebra sistemática de privacidade se torna algo comum, o que vem em seguida?

O trabalho das autoridades é encontrar e julgar os culpados. O trabalho das empresas (Apple, Google, Microsoft e afins) é oferecer o melhor aos usuários. Simples assim. Enquanto as duas podem trabalhar juntas quando necessário, isso não pode nunca significar limitações.


15

Comentários

Polícia de Chicago: iPhones serão os aparelhos dos pedófilos
  • Desculpa esfarrapada pra ter controle.

    Duvido nada que daqui há um tempo vão fazer q nem nos filmes de ficção q têm q registrar a face ou a íris, ou digital... pra 'ficar mais fácil de localizar os bandidos'.. (lembrei-me do filme Minority Report)

      • Para os interessados, o recurso de criptografia sempre esteve presente a partir da versão 4.x da plataforma Android.

        A diferença é que a partir do Android L o recurso passará a ser ativado por padrão.

        Hoje, para criptografar seu aparelho, é preciso ir para Configurações -> Segurança -> Criptografia.

        Mas tenha cuidado. Depois da operação feita, se vc esquecer a senha, não vai mais conseguir ligar o aparelho se ele desligar (por bateria zerada, por exemplo) e "nada no planeta" vai conseguir recuperar o conteúdo dele.

        No caso do Android L, provavelmente existirá um recurso para lidar com esse problema.

          • Ok, policial, o senhor depende das informações registradas em um aparelho privado para investigar e prender um pedófilo? Não consegue sem isso? E aqueles que não mantém registros de suas atividades em lugar nenhum?

            O Sr. não consegue prender, então? Eles estão soltos? Essa é realmente uma má notícia...

            A arte da investigação policial, a única coisa com que se podia contar a algumas décadas atrás, foi substituída pela quebra ilegal de privacidade.

              • Desculpas de quem quer continuar obtendo informações para controlar a população.

                  • Isso é so uma desculpa. Pra poder nos espionar

                      • Juliano_das_girl
                        Também não temo nada, porém a ideia de alguém te espionando, mesmo que não esteja fazendo nada de errado, não é legal..

                        Concordo com você Yendis.

                          • Desculpas de quem quer entrar no lar dos outros é assim mesmo, um colega meu aqui de Brasília , com esse programa de minha casa e minha vida, conseguiu sua casinha em um novo bairro, porem na turma de vizinhos conversavam sobre segurança e confiança , um dos vizinhos por sinal o mais serio disse a seguinte frase

                            "pois por mim quem quiser ou esquecer sua porta destrancada podem ficar tranquilo que eu não bisbilhoto casa de seu ninguém"

                            pois bem dias se passaram mas sempre que ele saia pra trabalhar sua esposa ficava em casa ainda dormindo porem ela começou a perceber barulho na fechadura de sua casa ela então falou com seu esposo, ele passou a sair mas tarde de casa , quando derrepente ele ouviu o barulho , que sua esposa tinha falado ele ficou quieto e esperou , nada aconteceu ,dias depois a mesma situação , ele ficou sem saber como reagir, ai então pintou a ideia ele combinou com sua esposa que prestasse atenção que ele ia fingir que ia trabalhar mas na verdade ia ficar atento que ele ia pegar esse bisbilhoteiro de surpresa, então aconteceu o esperado começou a mexer na porta, sua esposa mandou uma msg, e ele chamou dois colegas e foi ,chegando lá quem ele encontra com a boca na botija, o vizinho que disse, que podiam confiar nele.

                            Assim é todo o governo americano ,bisbilhoteiro, finge que é bom vizinho e depois vai mexer em suas trancas.

                            a Apple , Microsoft e Google esta é certa de travar suas portas.

                              • Se até fotos intimas de famosos foram hackeadas no iCloud, essa matéria não me surpreende... mas é muito triste.

                                  • Gente. E a BlackBerry??? Ela não é tão segura (se não mais do que um iPhone) quanto os dispositivos da Apple? O próprio Barack Obama usa um BB, para se ter noção do quão seguro é a plataforma. Agora os iPhones sofrerão isso? A Apple apesar de ser mais famosa não é mais segura do que a BlackBerry. Se pedófilos não usarem iPhones, usarão BlackBerry, que é, talvez, até mais segura do que a Apple.

                                      • Isso é mal de governo americano, querem ter tudo ao seu controle, quando vem o sistema de difícil acesso, aí eles ficam preocupados. Não lembra o caso deles está invadindo smarts de milhares de pessoas do mundo, inclusive, daqui do Brasil ?
                                        Tenho quase certeza que a apple vai voltar atras, em relação a isso, espero que android não volte.

                                          • Eles que se virem de procurar outra forma de pegar os delinquentes. O que importa é privacidade do coletivo

                                              • TheDarke

                                                Cara quem não deve não teme. Eu não to nem ai. não faço nada ilícito para ficar com o ku na mão quando sai noticia de invasão da NSA.

                                                  • Texto muito bem escrito! Parabéns, redação! =>

                                                      • Entendo essa preocupação, até pq as autoridades ficarão um passo atrás dos elementos, pelo menos nessa parte!

                                                        E sim de certa forma não deixa de ser uma regressão para tecnologia, que não precisa ser tão deixada pra ser boa e segura!

                                                          • Tudo blábláblá de quem quer liberdade pra invadir o cel de quem quiser e quando quiser, duvido que a NSA já não invadiu diversos mobiles sem necessidade.

                                                              Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                              Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                              Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                              iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo