LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: iPhone 5S vs iPhone 6

30 de novembro de 2014 31

Com a chegada da mais recente versão do smartphone da Apple, nada mais justo do que comparar os dois mais recentes modelos do celular, lado a lado. Colocamos o iPhone 5S junto do iPhone 6 e listamos diversas ferramentas e como cada um roda alguns aplicativos, principalmente aplicativos que não são nativos e também um jogo pesado. Por dentro do iPhone 5S há um chip A7 com processador Cyclone dual-core de 1.3 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM e uma GPU PowerVR G6430, com mais quatro núcleos. Já o iPhone 6 entrega quase que os mesmos números, com o chip A8 com processador Cyclone dual-core de 1.4 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM e uma GPU PowerVR GX6450 também com quatro núcleos.

Design

Por fora está a maior diferença e a diferença que realmente muda alguma coisa para o usuário: o iPhone 6 cresceu. São 0,7 polegadas extras na tela do dispositivo mais recente, com resolução de 1334 x 750 pixels (contra os 1136 x 640 pixels do iPhone 5S) e mantendo os mesmos 326 pixels por polegada da densidade de tela da tecnologia Retina Display. Ainda temos um display LED IPS LCD, com pequena melhora no ângulo de visão para o iPhone 6 e grande facilidade de exibir dados mesmo abaixo de luz solar direta. As bordas ganharam curvas e a parte traseira deixou de lado o vidro do iPhone 5S e utiliza um corpo inteiro de alumínio. O botão liga/desliga ficou para o lado direito (local onde canhotos e destros deixam o dedo, facilitando sua operação) e a parte traseira ganhou um caroço bem incômodo para a câmera - dá sensação de que a lente vai arranhar, em pouco tempo.

Desempenho

A diferença de desempenho é muito sutil, com menos de um segundo de diferença entre abrir o Facebook, Twitter ou Instagram no iPhone 6, do que quando abrimos o mesmo app no iPhone 5S. Ainda é cedo para afirmar que a GPU (que trabalha em conjunto com o processador) está fazendo um trabalho melhor. Percebemos que a diferença de capacidade gráfica de ambos segue o consumo extra de uma tela de maior resolução, sem crescimento muito visível.

Apps e jogos rodam muito bem em ambos os aparelhos, sem engasgos mesmo para o pesado Asphalt 8. O app de músicas reproduz os mesmos formatos e o de vídeos continua trabalhando muito bem com arquivos Full HD.

Câmera

A diferença, por aqui, fica focada na capacidade de filmar em 240 quadros por segundo no iPhone 6, na maior resolução da foto panorâmica e no melhor trabalho com fotos noturnas. Ambos os sensores tratam fotos em 8 megapixels e em qualidade muito alta, com pouco ruído no lado do iPhone 5S e ainda menos no do iPhone 6. A câmera frontal ganhou melhorias na captura de luz para o iPhone 6, permitindo até utilizar o HDR neste modo - o iPhone 5S não permite.

Conclusão

Se você já tem um iPhone 5S e não faz questão de um smartphone de tela grande, fique com ele. Se você tem um iPhone 4S ou inferior, é um ótimo upgrade. Se você deixou a Apple justamente por falta de uma tela grande, talvez seja hora de olhar novamente para o iPhone 6. O problema é o preço no Brasil, que começa com salgadíssimos R$ 3,2 mil - muito acima do que qualquer Android concorrente.

  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

31

Comentários

Comparativo: iPhone 5S vs iPhone 6

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo