LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa chinesa afirma que Apple "roubou" o seu design para o iPhone 6

03 de dezembro de 2014 6

Curiosamente, uma fabricante chinesa de smartphones está alegando que a Apple roubou o design de um de seus dispositivos para o iPhone 6. A DigiOne, pouco conhecida no mercado, publicou uma carta hoje que os advogados da empresa enviaram à Apple em setembro, contestando que "o design do dispositivo móvel da Apple pode violar uma das patentes da empresa", arquivada em janeiro de 2014.

O fato curioso disso tudo é que, geralmente, quem costuma processar as empresas por roubo de patentes e por cópia indevida de design é a Apple, que agora se vê do outro lado do tribunal. O mais curioso de tudo isso é que a apresentação do aparelho (chamado de 100+ V6) é ligeiramente semelhante com a do smartphone da Apple, o que levanta mais algumas suspeitas sobre o desenvolvimento do aparelho e também sobre "quem copiou quem".


A patente em questão que está sendo imposta pela DigiOne, foi concedida à empresa em julho e fala sobre um produto com medidas parecidas com a do iPhone 6, tão fino quanto e em formato retangular, com a parte traseira plana e tela com vidro arredondado. No entanto, existem diversas outras diferenças entre os dois aparelhos e, é claro, ainda que esteticamente o aparelho da marca chinesa seja parecido com o da Apple, ainda se torna difícil não reconhecer qual é qual.

Dentre as principais diferenças, é possível notar logo de cara o uso do Android no smartphone da DigiOne, que não satisfeita adicionou a interface do Baidu ao seu dispositivo. O flash do 100+ V6 fica logo abaixo da câmera, e não do lado dela, como nos iPhones, e todos os botões (ligar/desligar e volume) estão do lado direito. As tão polêmicas bordas da antena também não estão presentes no celular da DigiOne, e a sua câmera também não é projetada para fora. Para finalizar: ele também não tem Touch ID, é claro.

Com certeza, os advogados da Apple podem até ter dado algumas boas gargalhadas quando receberam a tal carta, levando em consideração que a empresa chinesa tomou os rumores (pré-lançamento do iPhone 6) como "oficiais" e decidiram lançá-lo antes da Apple para tentar ganhar direito à estas patentes.

A propósito, o dispositivo da DigiOne foi colocado à venda em maio deste ano com somente 8.4mm de espessura e possui um display de 5,5 polegadas, 2GB de memória RAM, câmera de 13MP e 32GB de armazenamento interno. Ele vem nas cores branco, preto, prata e ouro. Você pode ler a carta enviada à Apple na íntegra clicando neste link.

O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

Empresa chinesa afirma que Apple "roubou" o seu design para o iPhone 6

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo