LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Câmera escondida flagra trabalhadores exaustos em fábricas do iPhone 6

19 de dezembro de 2014 25

A rede de TV britânica BBC está em uma investigação para exibir às pessoas o quão cruel pode ser a rotina de trabalho nas montadoras de iPhones e iPads. As parceiras da Apple, como a Pegatron, por exemplo, costumam fazer com que os seus funcionários trabalhem em cargas horárias definitivamente impossíveis de serem completadas sem que eles entrem em exaustão rapidamente. Nós publicamos um artigo recentemente abordando este tema, e agora, um vídeo da reportagem foi divulgado no YouTube.

Com uma câmera escondida, o veículo foi capaz de capturar imagens realmente chocantes que mostram os trabalhadores das fábricas recebendo um péssimo tratamento e alguns deles até mesmo dormindo enquanto sentados - e outros, que não aguentam a exaustão, se debruçando nas mesas para dormir um pouco.

Eles utilizaram um trabalhador à paisana dentro das estações de trabalho durante 18 dias seguidos, e foi descoberto que não era nada incomum um trabalhador ou outro cumprir uma carga horária (diária) de 16 horas, sendo o dobro do que a grande maioria das empresas exigem dos trabalhadores. Um outro repórter, por sua vez, foi capaz de encontrar 12 trabalhadores compartilhando o mesmo dormitório.

Confira abaixo a resposta da Apple para a BBC:

Estamos cientes de que nenhuma outra empresa faz tanto quanto a Apple para garantir condições de trabalho justas e seguras. Trabalhamos com os fornecedores para resolver deficiências, e vemos uma melhoria contínua e significativa, mas sabemos que o nosso trabalho nunca está realmente acabado.


25

Comentários

Câmera escondida flagra trabalhadores exaustos em fábricas do iPhone 6
  • a Apple paga para receber um produto e é culpada pela empresa que faz? então quando eu pago meus impostos sou culpado pelos desvios do governo?

      • "Sejam justos com a Apple". É brincadeira isso? É a Apple que está sendo investigada nessa matéria. Nesse caso o TC só repassou o que a BBC noticiou. Isso é parcialidade aonde?

          • Nunca fui fã da apple, e nem de nenhuma outra empresa. Nunca a defendi, mas pela primeira vez vou fazer isso(em partes. Minha defesa é no sentido de que é muito fácil pegar a empresa mais famosa para Cristo da historia, ela está errada, sim, mas não é só ela. Afinal como a mídia(no caso a bbc) acha que empresas como Xiaomi, conseguem aqueles preços em seus produtos? Logico que elas fazem o mesmo mostrado na reportagem, na verdade devem fazer bem pior. Sendo assim não é justo a bbc investigar somente a Apple, por mais que ela seja uma das que faz essa pratica, alias, todas fazem, todas as fabricantes montam seus produtos na china, exatamente pelo fato de lá não ter leis, e ter um monte de gente morrendo de fome e que precisa trabalhar. Desta forma, se querem investigar, façam direito, investiguem TODAS as empresas(quando eu digo todas não estou brincando, todas elas fazem isso ai), sejam justos com a Apple, e com as pessoas que ainda confiam na credibilidade da midia. E na minha opinião isso inclui o propio TC, que mesmo sabendo da verdade que acabei de falar(eu sei que sabem), preferem abaixar a cabeça e se fingir de alienados, sei que vocês compartilham da mesma opinião que a minha, então por quê fazer isso? Um escritor ou reporter de verdade se importa em expor a verdade, e não em ganhar visualizações, pensem nisso...

              • allex, as empresas não fabricam seus aparelhos na China por falta de de emprego ou pelas pessoas sentirem fome, e sim pelo fato de que o custo de vida lá é mais barato, se comparar com outros países. O dilema da vez é a forma de trabalho que a mesma explora, serve de exemplo a Samsung, que não fica por baixo.
                Vivemos no século XXI, não no tempo da Roma antiga, ou Egito.

                  • Não é porque podem existir outras fabricantes que exploram os trabalhadores de forma desumana que permite à Apple fazê-lo. Isso não isenta a Maçã de sua culpa.

                      • o problema não é nem a questão de que empresa está sendo investigada poderia ser qualquer outra, a reportagem aborda as péssimas condições desumanas de trabalho que esses animais são submetidos, pra satisfazer o consumismo babaca de muita gente, foi a apple pelo simples motivo de ser a empresa mais valiosa do mundo e o porque disso, raciocina brother....!!!! por isso quem compra um Iphone da vida no Brasil, tem que ser taxado de babaca sim ! ai vc pensa todas as empresas são assim usam trabalho escravo, pra terem seus lucros altos, no Mundo todo, então não vou usar minha marca de camisa, calça, boné, celular, etc.... preferidas porque criancinhas trabalham em péssimas condições de trabalho e são maltratadas por essas empresas malditas que não estão nem ai pro seu bem estar. Mas eu vou ficar sem meu celular caro, minhas roupas de marca caras, eu não. Como eu vou ostentar na balada, assim não tem graça, como eu vou tirar onda,,, foda-se as criancinhas e os malditos chineses, e bolivianos aqui no Brasil, alguém tem que se ferrar, tenho que ostentar pra geral, minha vida é isso, eu olho o Perfil do facebook, instragram e me pergunto é só isso que eu sou, eu sei todas essas informações sobre o trabalho escravo desumano no mundo e mesmo assim eu quero meu iphone, eu não tenho culpa, não Brother nós temos culpa sim, disso tudo, temos que ser consumidores conscientes, pra ver se essa merda diminui 1%.

                          • Escolheram a apple pois ela é a empresa com maior valor de mercado do mundo,simples assim, se a empresa de maior prestigio e valor de mercado faz isso, imagine as outras.

                              • Excelente colocação allex_maycon. A Apple não é a única culpada pelas péssimas condições de trabalho que as fabricantes impõe aos seus empregados. Tal verdade deveria ser investigada com mais imparcialidade, não apenas culpando os iPhones, como aconteceu neste artigo.

                                  • o problema não é nem a questão de que empresa está sendo investigada poderia ser qualquer outra, a reportagem aborda as péssimas condições desumanas de trabalho que esses animais são submetidos, pra satisfazer o consumismo babaca de muita gente, foi a apple pelo simples motivo de ser a empresa mais valiosa do mundo e o porque disso, raciocina brother....!!!! por isso quem compra um Iphone da vida no Brasil, tem que ser taxado de babaca sim ! ai vc pensa todas as empresas são assim usam trabalho escravo, pra terem seus lucros altos, no Mundo todo, então não vou usar minha marca de camisa, calça, boné, celular, etc.... preferidas porque criancinhas trabalham em péssimas condições de trabalho e são maltratadas por essas empresas malditas que não estão nem ai pro seu bem estar. Mas eu vou ficar sem meu celular caro, minhas roupas de marca caras, eu não. Como eu vou ostentar na balada, assim não tem graça, como eu vou tirar onda,,, foda-se as criancinhas e os malditos chineses, e bolivianos aqui no Brasil, alguém tem que se ferrar, tenho que ostentar pra geral, minha vida é isso, eu olho o Perfil do facebook, instragram e me pergunto é só isso que eu sou, eu sei todas essas informações sobre o trabalho escravo desumano no mundo e mesmo assim eu quero meu iphone, eu não tenho culpa, não Brother nós temos culpa sim, disso tudo.

                                      • Exatamente nokiafoda, a Apple não tem que ser taxada de desumana quando muitas outras fabricantes fazem igual e quando você mesmo, e eu também, usamos para comentar aqui no tudo celular dispositivos com componentes fabricados com essa política de trabalho.

                                    • Engraçado como os meios que veiculam tais noticias esquecem da imparcialidade!!! A mídia pune de forma inconsequente qualquer coisa que possa atrair a massa, ou simplesmente um clique em tal artigo. Nenhuma empresa é perfeita, e acho que a Apple poderia fazer muito mais pelas suas fabricantes. Muitas grandes empresas tem as suas carniças, porém, muito pior são os sites e meios midiáticos que se alimentam dessa carniça para arrotar dinheiro. Minha opinião é que não é benévolo, de forma alguma, deteriorar as condições de trabalho de qualquer que seja o ser que esteja lhe servindo, porém, muito pior são aqueles que agem pelas sombras manipulando a verdade para fins efêmeros. Estes são os verdadeiros monstros da humanidade!

                                      • O maximo de hrs q ja trabalhei foi 12 hrs. e já fikei acabado.

                                          • O pior de tudo é q eles trabalham com banco de horas. e lá não tem uma legislação igual aki q o cara não pode ter mais q X horas no banco. e dai acaba nisso. o cara não ganha a mais, fica exausto e vai tirar uma folga sabe-se lá quando.

                                              • capitalismo da apple é for..

                                                  • isso aí é ford não pode a apple tem que punir a empresa responsavél

                                                      • Daqui 1000 anos nasce outro Henry Ford, a apple poderia fabricar essas porcarias dela na America.

                                                          • Vai Samsung! Continua assim!
                                                            Pera...

                                                              • Notícia publicada de forma sensacionalista......afinal, ou vão me dizer que nos fabricantes de outras marcas isso tb não acontece? Na china inteira é assim que funciona, desde a fabricação de brinquedos assim como fabricação de celulares. O mais correto seria uma reportagem do tipo "Câmera escondida flagra trabalhadores exaustos em fábricas de celulares"

                                                                  • "Câmera escondida flagra trabalhadores exaustos em fábricas de celulares" da empresa Apple , ou vc viu no vídeo aparelhos com outra marca, e esse problema de escravidão, foram mais evidenciados até agora com a Samsung e Apple...como o AntonioAiltonSilva disse nunca ouvimos falar de coisas parecidas com a Nokia, HTC, Microsoft até o momento, então justo a matéria dar um foco maior nessa reportagem, a realidade é essa.

                                                                      • Não Gerson, geralmente não acontece! E não acho sensacionalismo não! Não referente a isso! Exemplo? A Nokia trata muito bem seus funcionários em suas fabricas!!

                                                                      • 16 horas? Quando eu trabalhava 8 horas diárias, já achava cansativo! kkk

                                                                          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo