LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Downgrade do iOS volta ser possível após atualização do TinyUmbrella

17 de março de 2015 7

Apple, após abandonar a certificação de uma versão de seu sistema operacional, não permite que usuários com aparelhos atualizados retorne às imagens anteriores da plataforma. Consequentemente, caso o dono do dispositivo não tenha gostado do novo update, não há maneiras "legais" de desfazer a instalação. Essa limitação é a causa de muitos adeptos dos iGadgets realizarem o jailbreak, ferramenta capaz de desbloquear os códigos do software da Maçã a fim de impedir que a tal corrente virtual exista e mantenha-os restritos.

Em contrapartida, dependendo da versão do iOS, é impossível realizar os processos que permitem a aplicação do jailbreak. Desta forma, a única saída é efetuar as etapas conhecidas como downgrading. A palavra de origem inglesa significa precisamente o oposto de upgrading, ou seja, está em cargo de abaixar a codificação do sistema. Até recentemente, usuários de iPhones e iPads não conseguiam executar essa ação, já que faltavam utilidades com esse objetivo. Agora, todavia, TinyUmbrella ganhou uma renovação que pode aliviar muitos fãs da gigante de Cupertino.

Interface do TinyUmbrella com as opções para realizar do downgrade de um aparelho da Apple. A medida pode possibilitar os processos de jailbreak em iGadgets, dependendo da versão do sistema escolhida pelo usuário.

TinyUmbrella é um programa desenvolvido por @notcom também conhecido como Semaphore, em parceria com o famoso Saurik (autor do Cydia), que permite o armazenamento de SHSH blobs (Signature Hash), justamente a assinatura certificatória citada anteriormente, por usuários comuns. Como consequência, validar qualquer versão do iOS, independentemente de sua data de lançamento, torna-se uma tarefa fácil, em termos. Curiosamente, essa ferramenta havia sido deixada de lado pelos criadores, então é interessante imaginar os motivos que levaram os desenvolvedores a re-lançar o software.

Após o update, iOS 8.2 e iOS 8.1.3 ganharam suporte no TinyUmbrella, que, a partir dos SHSH blobs capturados, cria um arquivo IPSW com os dados de firmware do iGadget em questão. Deste momento em diante, adeptos aos produtos da Apple ganham a oportunidade de retornar aos updates antigos que ainda permitem os processos para o jailbreak. Quem estiver interessado em realizar o downgrade em iPhones ou iPads, precisa baixar o programa e seguir as etapas dispostas na interface. É válido ressaltar que a garantia de seu aparelho pode ser perdida caso algo dê errado.


7

Comentários

Downgrade do iOS volta ser possível após atualização do TinyUmbrella

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo