LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores criam aplicativo CamSwarm, que reproduz efeito Time Bullet no iPhone

09 de julho de 2015 0

Com o lançamento do filme Matrix, em 1999, o efeito cinematográfico que ficou conhecido como Bullet Time, ganhou fama e foi amplamente utilizado por diversas produções conseguintes, inclusive para satirizar a própria criação dos irmãos Andy e Lana Wachowski. Desde então, o efeito de câmeras se tornou cobiçado por muitos que tentam reproduzí-lo.

Só que não é nada fácil. Para realizar o Bullet Time corretamente, geralmente são necessárias câmeras de alta qualidade, agrupadas em um pequeno espaço, para permitir as mudanças de ângulo de câmera mesmo quando não a ação não está mais em movimento. Resumindo, é um recurso caro e trabalhoso.

Mas um time liderado por Yan Wong naColumbia University desenvolveu uma técnica para executar o efeito em um mero aplicativo móvel. Em um relatório da equipe, publicado em 4 de julho, eles afirmam que o seu aplicativo, chamado CamSwarm, precisa apenas de uma conexão local WiFi e alguns smartphones.


A lógica é basicamente a mesma, mas o CamSwarm é capaz de realizar o trabalho pesado de coordenar as imagens capturadas entre os dispositivos. Um deles é configurado como câmera principal para enviar comunicações a outros aparelhos antes de caputar tudo e assegurar que todos os outros telefones estão online.

O aplicativo mostra ao usuário as suas montagens, bem como as filmagens dos smartphones, para ajudar a otimizar as sobreposições que possibilitam o efeito.


Embora Wong e sua equipe estejam realizando testes bem sucedidos com iPhones, o aplicativo ainda não está disponível para o mercado. Mas assim que chegar, será uma bomba para os produtores de filmes independentes - ao menos para os que ainda não consideram o Bullet Time ultrapassado ou desgastado devido ao seu extremo uso no cinema.


0

Comentários

Pesquisadores criam aplicativo CamSwarm, que reproduz efeito Time Bullet no iPhone

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo