LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detalhes vazados revelam que Apple A9 traz processador quad-core e RAM LPDDR4

11 de setembro de 2015 19

Esta semana vimos a Apple anunciar os seus novos smartphones para 2015. Durante o evento, foi informado que tanto o iPhone 6s quanto o 6s Plus trazem o novo chipset Apple A9, que, de acordo com a empresa, é 80% mais rápido que seu antecessor. Infelizmente, como acontece a cada ano, a gigante de Cupertino nunca informa detalhes sobre o SoC, como a quantidade de núcleos, velocidade de operação, processo de fabricação ou quantidade de memória RAM.

Com a falta de informações oficiais ficamos esperando por vazamentos vindo por aqueles que colocaram as mãos nas primeiras unidades. Agora, temos uma boa notícia, talvez para muitos, de que a empresa realmente resolveu investir em seu chipset este ano. Para começar, a novidade não traz apenas dois ou três núcleos, mas sim quatro nesta geração – assim como sua versão mais parruda Apple A9X estreada no iPad Pro.

No entanto, há um detalhe curioso. Ao invés de a Apple juntar todos os núcleos em um só cluster (bloco de processamento), a empresa usou uma arquitetura que estamos acostumados a ver em chipsets octa-core. Ou seja, aqui você tem dois clusters separados conectados por uma memória cache. O primeiro é um processador dual-core com velocidade máxima de 1,7 GHz, enquanto o segundo traz mais uma solução dual-core, mas desta vez a 1,2 GHz. O que tudo isso significa?

Novo Apple A9 garante um grande salto de desempenho aos novos iPhones

Na implementação big.LITTLE da ARM, que estamos acostumados a ver nos Exynos da Samsung e também alguns Snapdragon da Qualcomm, os núcleos mais lentos cuidam de tarefas mais leves, enquanto os mais rápidos cuidam dos apps e serviços mais exigentes. Talvez esta solução da Apple seja para contornar o aumento no consumo de bateria, já que tudo indica que o iPhone 6s vem com uma capacidade energética menor do que no modelo anterior.

Será que essa mudança será eficiente para conter o maior consumo? Não esqueça que o Apple A9 é fabricado a 14nm em processo FinFET da Samsung, o mesmo usado no Exynos 7420. Esse avanço faz com que o novo chipset consuma menos e também esquente menos que o anterior. Além disso, os 2 GB de RAM introduzidos nos novos iPhones são do padrão LPDDR4 que apresenta não apenas um ganho considerável na velocidade, mas também traz um consumo menor para o aparelho.

Para quem esperava que a Apple finalmente saísse da solução dual-core com 1 GB de RAM, os novos iPhones começam a ficar interessantes, não? Agora estamos ansiosos para ver o desempenho que o iOS poderá tirar deste novo hardware mais poderoso. Será que as concorrentes vão ter trabalho para oferecer algo ainda mais potente?


19

Comentários

Detalhes vazados revelam que Apple A9 traz processador quad-core e RAM LPDDR4

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo