LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste mostra que iOS 9 é mais lento que versão anterior do sistema

18 de setembro de 2015 6

iOS 9 foi lançado nesta quarta-feira (16) para vários dispositivos da empresa trazendo algumas novidades para o sistema que estava em teste na versão beta por vários meses. Antes mesmo de completar 48hs de lançamento, o iOS já conta com 20% de adoção dos usuários do sistema, o que mostra, mais uma vez, o quanto o Android peca neste aspecto – já que o Lollipop levou quase um ano para chegar nesta marca.

É normal sempre quando uma nova versão de sistema é liberada ela acaba trazendo alguns problemas para determinados usuários que são corrigidos com atualizações subsequentes. Se você ainda está em dúvida se atualiza o seu iPhone agora ou espera sair mais alguma novidade, um vídeo mostra os ganhos que a iOS 9 pode trazer. Foi realizado um comparativo desde o modelo mais antigo iPhone 4s até o mais recente iPhone 6 – desconsiderando o 6s que ainda não chegou ao mercado.

Como pode ser visto no vídeo acima, o iOS 9 fez bem para hardware mais antigo da empresa. Com o iPhone 4s houve um ganho de até 4 segundos no tempo de boot comparando o dispositivo com iOS 8.4.1 contra a nova versão recém lançada. No entanto, quando é testado o tempo de abertura dos aplicativos, vemos que no sistema mais antigo eles carregam mais rápido que no recente, gerando uma diferença de alguns segundos.

Em modelos mais atuais do iPhone, como 5 e 5s o mesmo chega a acontecer. Com iOS 8.4.1 os aplicativos abrem mais rápidos do que na versão mais recente do sistema móvel da Apple. No entanto, esta diferença não chega a ser tão acentuada quanto no iPhone 4s. Isso pode mostrar que a empresa ainda precisa lapidar o sistema para fazer com que o mesmo explore o hardware do smartphone de forma mais eficiente como o iOS 8 vem fazendo.

Com o iPhone 6 a história também se repete, mas assim como no 5 e 5s, a diferença é ainda menor. Em tempo de boot, o iOS 9 é 2 segundos mais lento para deixar o iPhone pronto para o uso. Em abertura de aplicativos, vemos que em alguns casos eles são iguais, abrindo a aplicação ao mesmo tempo, mas em um caso ou outro, o iOS 8.4.1 é mais rápido – da mesma forma como vimos com os demais modelos testados.

Em benchmark, usando o GeekBench, apenas o iPhone 5 apresentou o mesmo resultado. Os demais tiveram uma pequena perda na pontuação, mas nada demais. O iPhone 6 mostrou a maior perda no multitasking, com uma queda de 18 pontos. Porém, o usuário que realizou o comparativo comenta que o mais crítico são as animações do sistema que estão mais lentas no iOS 9. Como pode ser visto, leva mais tempo para mostrar a tela de app recentes do sistema.

Para aqueles que ficaram decepcionados com o que foi exibido no vídeo, saibam que o iOS 9.1 já está em teste pelos desenvolvedores. Dependendo da aceitação de todos, a novidade poderá traz melhorias mais sólidas do que vimos até aqui. Você irá atualizar o seu iPhone para o iOS 9 neste momento? É comendado esperar mais um pouco se você possui uma versão mais antiga do modelo.

  • O Apple iPhone 6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 4S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

Teste mostra que iOS 9 é mais lento que versão anterior do sistema
  • Tenho um iPhone 6 e mesmo tendo feito a atualização via iTunes e configurado como um "novo iPhone", o iOS 9 trouxe uma certa lentidão nas animações e às vezes, como já dito aqui, lags. Algo que não se via de jeito algum no iOS 8.4.1. Espero que a Apple esteja ciente da situação e resolva isso o quanto antes, de preferência no novo iOS 9.1 que está em fase Beta.

      • O meu é o iPhone 6, e realmente está mais lento com o iOS 9 do que com o iOS 8.4.1. Espero que o 9.1 venha mais aprimorado. As animações e a abertura dos apps estão mais lentas e às vezes dá lags e alguns bugs.

          • Meu iPhone 5 esta mais lento até mesmo para inserir a senha na tela inicial, o que dificulta o acesso, pois nunca consigo de primeira.

              • O meu iPhone 5 está bem mais lento que a última versão, até mesmo para inserir a senha na tela inicial ele está apresentando uma lentidão.

                  • um colega meu diz que o iphone 4s dele ficou mais rapido e mais eficiente depois do update

                      • muita verdade nessa materia
                        eu motei q o 5s ficou um pouco lerdo no iOS 9 comparado com o iOS 8,4

                          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo