LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 6s com chipset Apple A9 da TSMC apresenta melhor desempenho

06 de outubro de 2015 8

Não é nenhum mistério a essa altura que o chipset Apple A9 é fabricado por Samsung e TSMC. A fabricante sul-coreana traz uma solução com litografia a 14nm FinFet que garante não apenas grande desempenho, mas também baixo consumo – como vimos o iPhone 6s superando a autonomia de bateria do Galaxy S6. Enquanto o modelo produzido pela TSMC ainda traz um processo de fabricação de 16nm, sendo menos apurado que Samsung pode oferecer neste momento.

Uma análise profunda mostra que foi possível ver as entranhas de dois modelos do iPhone 6s, sendo um com chipset produzido pela Samsung e outro pela TSMC. Enquanto o que é produzido pela sul-coreana tem 96mm² de área, recebendo o nome APL0898, o modelo produzido pela TSMC, APL1022, apresenta uma área de 104,5mm². Essa diferença deixa claro que a segunda opção vem com litografia de 16nm, o que mostra uma diferença de 10% na área de cada chipset. Mas será que isso causa algum impacto no desempenho e consumo?


Agora vemos duas unidades dos iPhone 6s passar por teste no AnTuTu. Como pode ser visto na imagem acima, o modelo da esquerda vem com chipset Apple A9 produzido pela TSMC fabricado a 16nm, enquanto o da direita deixa claro a presença do componente fabricado pela Samsung com litografia de 14nm. O segundo, por ser mais avançado, deveria entregar um desempenho superior, certo? Como podemos ver na imagem abaixo, isso não chega a acontecer.

O usuário em posse dos dois modelos realizou vários testes com o AnTuTu para ver se a pontuação muda. Em todas as dez tentativas realmente vemos uma pontuação diferente, mas em todas elas o modelo com chipset da TSMC alcança um resultado maior. No exemplo abaixo vemos o modelo da esquerda marcar 67.146 pontos, enquanto o da direita fica em 65.837 pontos. É bom lembrar que ambos estão nas mesmas condições ambientes e mesmo estado do sistema em versão e quantidade de apps instalados, o que mostra que pode haver uma diferença com o hardware.


Isso também afeta a temperatura de cada um? De acordo com a fonte, ambos os modelos operam na mesma temperatura, variando entre 32 e 38 graus. Claro, esse valor vai mudar de acordo com a exigência, mas enquanto o AnTuTu estava em execução forçando o hardware do smartphone foi constatado que o mesmo ficou em 37 graus na maior parte do tempo. Sendo assim, a solução da TSMC acaba sendo mais interessante, caso isso se repita com outras unidades que tragam este mesmo chipset.

O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

iPhone 6s com chipset Apple A9 da TSMC apresenta melhor desempenho

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo