LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alguns "problemas" do iOS 9 que precisam ser corrigidos o mais rápido possível

13 de outubro de 2015 41

A Apple é conhecida mundialmente por seus dispositivos extremamente bem construídos, sendo sinônimo de satisfação garantida na hora da compra. Além disso, o software presente em seus aparelhos é pioneiro no mundo dos smartphones, sendo considerado por muitos como o mais estável e intuitivo dentre as opções disponíveis atualmente, o que é um enorme diferencial para seus clientes.

Ainda assim, existem inúmeros aspectos que podem ser melhorados pela companhia de Cupertino em seus dispositivos, mesmo que o sistema operacional já esteja em sua versão de número 9. Dentre os problemas que incomodam usuários em diversas partes de nosso planeta, resolvemos dar o nosso ponto de vista à uma lista publicada pelo portal PhoneArena, para que você possa levá-los em consideração antes da compra e ver se realmente vale a pena obter um dos smartphones da Maçã.

Não é possível organizar ícones livremente


Começamos com um ponto bastante criticado por muitos usuários do iOS, seja na versão que for. Ainda no ano de 2015 não é possível organizar livremente os ícones no sistema operacional da Apple, sendo necessário que eles permaneçam em uma espécie de lista. Isto faz com que seja impossível colocar um atalho para determinado aplicativo de maneira destacada dos demais, algo que ajudaria a encontrá-lo em determinados momentos.

Dependência do iTunes


Ainda que extremamente funcional o iTunes é bastante criticado por boa parte dos usuários da Apple, já que a sua eficiência fez com que a companhia tornasse os seus dispositivos quase que totalmente limitados em termos de transferência de dados, fazendo com que praticamente tudo precise ser realizado por meio da ferramenta. Isto é especialmente incômodo quando o usuário deseja apenas passar determinada música ou vídeo que possui em seu computador para o smartphone ou tablet, sendo muito mais fácil e rápido caso o mesmo pudesse ser utilizado como "armazenamento de massa" como temos em modelos com Android ou Windows Phone, já que bastaria arrastar o arquivo para a pasta desejada e pronto, basicamente como um pen drive.

Além disso, há diversos bloqueios no iTunes que tornam obrigatória a conversão prévia de determinados arquivos antes deles serem transferidos para os dispositivos, algo que poderia ser evitado em muitos dos casos se a Apple retirasse a obrigação do software.

Teclado mal otimizado para números e pontuação


O teclado presente de maneira nativa no sistema operacional da Apple desde a sua edição 8 contou com várias novidades, permitindo até mesmo o uso de opções disponibilizadas por terceiros como o Swype. Ainda assim, muitas pessoas preferem utilizar o teclado nativo, seja por motivos de segurança ou apenas comodidade, algo que pode ser uma experiência bastante frustrante em determinados casos.

Até mesmo no iOS 9, não foi inserida uma lista de atalhos para números no teclado, além de não ser vista sequer uma opção para acesso rápido aos mesmos, fazendo com que digitar estes dígitos seja algo tedioso e complicado em diversos momentos, principalmente em campos para senhas. Outro fato negativo é a ausência do "*" (asterisco) de maneira mais intuitiva, já que este símbolo é utilizado em diversos momentos e não pode ser encontrado nem mesmo na primeira tela de caracteres especiais.

Limpeza de notificações nada produtiva


A Apple disponibilizou um sistema para limpar todas as notificações de sua central, sendo algo como o que temos nas centrais de Android e Windows Phone. Entretanto, a companhia da Maçã parece acreditar que seus usuários irão clicar por engano no característico "X" que representa a ação de remover as notificações, já que após tocar sobre ele é preciso tocar novamente sobre o botão "limpar" que surge em seu lugar, confirmando assim a intenção de se ver livre dos alertas.

Além disso, após realizar o gesto para remover uma única notificação (arrastando o dedo sobre ela para o lado) é preciso confirmar a ação tocando sobre o ícone "X" que é exibido, algo que também poderia ser evitado para tornar a ação mais rápida e dinâmica.

Falta de apps para diminuição de brilho da tela


Por contarem com telas do tipo IPS LCD, o brilho mínimo dos iPhones não é o mesmo que temos em telas do tipo AMOLED, por exemplo, ficando em algo próximo dos 6 nits. Isto pode não parecer muito, porém ao acordar durante a noite e acender a tela de seu dispositivo é quase como se uma lanterna tivesse sido colocada diretamente contra os seus olhos, o que não é uma sensação das melhores.

Para burlar este tipo de coisa em aparelhos Android que utilizam displays do tipo LCD como os iPhones, são procurados aplicativos do tipo Screen Dimmer, que permitem a customização manual de brilho abaixo do mínimo permitido de maneira nativa pela fabricante, fazendo assim com que seja encontrado algo mais confortável para uso noturno.

Fontes desproporcionais


A Apple disponibiliza dois modos nativos de fonte para seus dispositivos, sendo o tradicional e um com "zoom", onde as fontes são exibidas em uma dimensão maior, algo que inclusive chegou a causar alguns problemas recentemente com itens sendo organizados de maneira incorreta. Algo que é alvo de críticas por parte dos usuários é o fato da companhia não permitir um tamanho intermediário para a fonte do sistema, fazendo com que seja necessário escolher entre letras pequenas demais para quem possui qualquer problema de visão ou grandes demais e que atrapalham a navegação.

Dificuldade desnecessária para mudar a resolução de gravação de vídeo


Mudar entre resoluções na hora de realizar uma filmagem pode ser necessário em diversas situações, como quando você está em um show e percebe que seu armazenamento interno é pequeno demais para capturar todo o concerto em 4K. Devido a isto, nada mais justo que esta ação possa ser feita de maneira prática e rápida não é? Não. Caso você possua um dispositivo com iOS, será preciso sair de sua câmera e ir até o menu de configurações, navegando então pelos itens até achar o setor relacionado com fotos e câmera. Nele você precisará novamente descer pelas opções até encontrar o setor de gravação de vídeos, escolhendo então a resolução desejada e voltando até o app da câmera.

Live Fotos não são destacadas na galeria


Com a chegada da função de "fotos vivas" para o iOS 9, muitos usuários utilizarão do recurso para capturar momentos de maneira mais dinâmica e divertida, permitindo que tudo possa ser acompanhado quase da mesma forma como um vídeo rápido, porém ocupando um espaço muito menor no armazenamento do dispositivo. Encontrar as Live Photos dentro da galeria do aparelho, entretanto, pode ser um tanto quanto desafiador, já que nenhum tipo de indicativo destaca estas fotos das imagens estáticas tradicionais, sendo necessário abrir uma por uma para descobrir.

Dificuldade desnecessária para alterar o papel de parede


Assim como no caso da alteração na resolução da filmagem, a tarefa de escolher um simples papel de parede para o seu dispositivo pode ser muito mais complicada do que você imaginava. Ao invés de poder escolher diretamente por meio da galeria como temos em outros sistemas, é preciso ir até o menu de configurações, navegar entre diversos itens e só então chegar até a opção correspondente à alteração. Além disso, é preciso passar ainda por vários passos antes que a imagem possa ser finalmente alocada em sua tela inicial ou de bloqueio, tornando tudo ainda mais longo.

Não é possível escolher uma conexão Wi-Fi através da Central de Controle


Esta é outra característica que certamente poderia ser otimizada pela gigante de Cupertino em seu sistema operacional, tornando-o assim ainda mais intuitivo e prático para os usuários. Ainda que permita a ativação rápida do Wi-Fi por meio da central de controle, a plataforma não possibilita que seja escolhida a rede em que o dispositivo irá se conectar, sendo tudo feito de maneira automática de acordo com configurações preestabelecidas. Caso o usuário deseje se conectar à uma rede específica, é necessário ir até o menu de configurações e fazê-lo manualmente, prolongando assim um processo que poderia ser mais rápido.

E você, conhece algum outro ponto do iOS 9 ou do iPhone 6s que poderia melhorar? Acredita que alguns destes itens serão modificados em atualizações futuras do sistema? Deixe-nos seu comentário abaixo!


41

Comentários

Alguns "problemas" do iOS 9 que precisam ser corrigidos o mais rápido possível
  • realmente senti muita falta disso quando migrei para o ios,porem basta se acostumar,mas que é chato,sim é chato,digo o mesmo ao itunes...na minha humilde opnião o android é mas completo que o ios,até entendo o ios e mas seguro,por isso e mas trancadão...

      • realmente,foi o que mas senti diferença comparado ao android,coisa simples q pra mim fazem diferença,faz vc perder menos tempo, é se extressar procurando a função,mas emfim já me acostumei,mas se tivesse seria muito bem vindo...

          • Nossa, achei que fossem bugs
            Que matéria ridícula
            so faltou colocar urgente... ¬¬
            Não conheço nenhum usuário do iPhone incomodado com isso, e olha que meus amigos tem bom gosto e maioria possui iPhone

              • Nunca usei IOS, mas não sabia que tinha tinha esses erros tão fáceis de resolver, quando sai do Android pro Windows Phone achei q o sistema ainda estava começando, mas nunca vi esse tipo de coisa mesmo sendo um sistema no estágio inicial

                • Só observo esses fanboys de mimim.
                  Chola mais.... Kkkkkkk

                    • Nenhuma correção realmente essencial ou alarmante, só mimimi pra tentar denegrir a plataforma rs. " ISSO NÃO É TÃO PRATICO" nossa você deu 2 toques,sendo um deles de confirmação que é hiper útil pra não apagar algo importante, gastou muita energia, vai precisar repousar. Lógica do redator?

                        • Há muito tempo não mexo no IOS. Mas não sabia que as coisas estavam paradas assim não.

                          Algumas coisas parecem ter parado no tempo...
                          Se brincar o WP evoluiu bem mais nesse tempo, sem o Win 10.

                            • Cara, pensei a mesma coisa, WP como um sistema muito mais novo não há esses tipos de "defeitos"

                                • Na realidade , levando em conta a penúltima ''característica'' que foi
                                  citada (que está errada , porque sim , o papel de parede pode ser mudado
                                  diretamente na galeria ) e que em questão de aplicativo o WP , é pobre ,
                                  sinto em informar mas a apple está a frente do mesmo. E antes que fale
                                  que eu estou falando isso sem ao menos ter um conhecimento do WP, eu
                                  tenho conhecimento dos dois sistemas operacionais sim , porque possuo os
                                  dois , e , levando em conta também que o WP anda travando horrores e o
                                  beta anda com problemas , é , acho mesmo que os comentários abaixo , e
                                  inclusive o seu , foi desnecessário já que post não está comparando com
                                  WP , e sim com um android do qual o sistema é muito pior e todos nós
                                  sabemos disso . E pelo que eu saiba , esses ''problemas '' citados
                                  acima , nunca fizeram que eu saiba , um comprador do sistema operacional
                                  IOS desistir do aparelho , e olha só , continua sendo um dos aparelhos
                                  mais sonhados por jovens , adolescentes e adultos empresários.

                                • Nossa nunca vi tanta bobagem KKKKKKKKKKK"... o mais rapido possível"isso isso, pelo amor de Deus, arrumem isso logo, não consigo viver sem isso.... se não mudarem acho que meu celular vai dar pau ou eu vou morrer, eu sou um cara que tenho um android, aliás, um SUPER ANDROID, com Core i7, 16GB de RAM, tela de 8" com resolução 4K que trava as vezes, mas é muito melhor que o iOS ultrapassado e obsoleto....Nada contra a matéria, afinal, são opiniões, mas não são prioridades, não atrapalham o funcionamento, são apenas sugestões... Seria mais cabível dizer "Alguns recurdos do iOS 9 que precisam ser corrigidos para melhor uso."

                                    • Fã boy ficou estressado!

                                        • De maneira nenhuma vei...Eu só acho que o cara poderia ser imparcial, eu sou da tecnologia e convivo com os 3 sistemas operacionais do mercado na empresa e sei os prós e contras de cada um... Pra mim o cara foi sensacionalista ao dizer "... o mais rapido possível" porque não é algo de suma urgencia ou uma falha de segurança ou algo do tipo....Mas enfim, cada um cada um kkkk

                                      • Ja gostei do iphone e hj não vejo nada de futuro mais com preço alto e poucas mudanças que acaba privando até de mais desnecessário, prefiro android vc muda personaliza o aparelho com seu gosto

                                          • Vários "problemas" que realmente não incomodam o usuário do IOS. Acho que eles deveriam pesquisar melhor antes de soltar essa matéria... Com certeza há coisas que poderiam ser otimizadas, mas o que foi apresentado não está na minha lista de prioridades.

                                              • pagam caro por isso? kkk

                                                  • Tenho um iPhone 6 e concordo com boa parte. Na questão do wifi realmente deveria ter um atalho simples para procurar as conexoes. Pelo que eu percebi do iOS nesse primeiro mes de uso, é que eles gostam de concentrar todas as mudanças, seja do sistema, seja dos aplicativos no menu do ajuste. Vc acaba perdendo um tempinho a mais para mudar tal coisa. Mas eu ja me acostumei.

                                                      • Eu altero meus papéis de parede diretamente da galeria. Arruma isso aí o estagiário de merda.

                                                        • Tenho um i6 Plus e realmente concordo com tudo da matéria... No meu as notificações às vezes chega a incomodar pois toda vez tenho que ir lá apagar manualmente! Após a atualização às notificações não estão apagando automaticamente, mesmo depois de eu ter lido ou já ter aberto o apricativo.

                                                          Tem que concertar isso urgente mesmo!!

                                                            • Não da para entender o porque um Smartphone desse valor não consegue se quer gravar uma simples ligação. Qualquer shingling faz isso !! Não vou nem falar dos bugs que o ios9 tem, que são muitos e trágico !

                                                                • O engraçado é ver esse Live fotos como se fosse algo criado pela Apple.

                                                                    • Está aí uma matéria que NUNCA seria exibida no Tecmundo!! O Tudocelular teve a coragem de falar. E depois falam do Windows Phone não é personalizável, kkkkk me deixe, viu? ¬¬ Vai começar o mimimi em 3...2...1...

                                                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo