LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Em declaração sexista ao vivo, Jimmy Iovine diz que mulheres acham difícil encontrar músicas

20 de novembro de 2015 20

A Apple lançou um novo comercial para promover o serviço de curadoria de playlists temáticas. A propaganda poderia ser bem elogiada por protagonizar mulheres negras, mas o executivo da Apple Music Jimmy Iovine, produtor musical e figura de longa data da indústria da música, justificou a criação do serviço na crença pessoal de que as mulheres são incompetentes na tarefa de encontrar músicas.

Segundo o próprio, em uma entrevista ao vivo na CBS News, sobre o novo serviço de curadoria da Apple Music:

Eu sempre soube que as mulheres acham muito difícil às vezes encontrar músicas. E com esta ajuda é mais fácil, com listas de reprodução, com curadoria de pessoas reais.

Bem, o que temos aqui é Jimmy, um homem, ajudando mulheres a encontrar as músicas que querem ouvir. Ele explica que sua motivação por trás da produção de um comercial brilhante da Apple Music, com Taraji P. Henson, Kerry Washington e Blige, foi para "facilitar" o processo para as mulheres.

Eu apenas encontrei um problema: as garotas estão sentadas à toa falando sobre meninos. Ou reclamando sobre os meninos, quando eles partem seus corações, ou qualquer outra coisa. E elas precisam de música pra isso, certo? É difícil encontrar a música certa. Nem todo mundo conhece um DJ.

Iovine declara esse absurdo com expressão realmente séria, ou seja, este é realmente o motivo, ou um dos motivos, para a curadoria da Apple Music. Para ele, mulheres estão ocupadas demais falando sobre homens e alguém precisa tocar as músicas certas para esses momentos em que conversam sobre corações partidos "ou qualquer outra coisa".

Tudo isso é dito enquanto está sentado ao lado de Blige, considerada a Rainha do Hip-Hop soul, que possui em seu repertório músicas com letras feministas. Kerry Washington, famosa atriz que também participa do comercial da Apple, é ativista do feminismo.

Não parece que Blige gostou do que ouviu

A companhia poderia ter aproveitado o seu vídeo que protagoniza apenas mulheres negras para abordar o empoderamento e independência das mulheres, ainda mais se tratando de algo tão trivial quanto... encontrar músicas. Talvez se o recado da Apple fosse algo como as mulheres dizendo que "nós podemos fazer isso, obrigada", teria conquistado mais a simpatia do público feminino.

Mas o discurso de Iovine causou uma repercussão bastante negativa na mídia, e os portais em geral denunciam o machismo incutido no pensamento do executivo de que as mulheres estão ocupadas demais falando sobre homens. Será que o oposto não é mais verdadeiro? Não seriam os homens mais chorosos nas mesas de bar por causa de fins de relacionamentos e precisando de uma música adequada para isso?

O fato é que todos passam por esses momentos emocionalmente complicados. Atribuir essas ocasiões como uma característica de um gênero - no caso, o feminino - é um dos muitos pensamentos preconceituosos que as mulheres lutam para mudar na nossa sociedade. Talvez os que pensam dessa forma precisem de maior contato com o universo feminino, e assim descobririam o quão fora da realidade essa ideia está.

Após a grande repercussão que a polêmica causou, Iovine pediu desculpas em uma declaração publicada no site Billboard.

Nós criamos o Apple Music para facilitar encontrar a música ideal para todos — homens e mulheres, jovens e mais velhos. Nosso novo comercial foca em mulheres, e esse é o motivo por que eu respondi daquele jeito, mas é claro que o mesmo se aplica igualmente a homens. Eu poderia ter escolhido melhor minhas palavras, e peço desculpas.


20

Comentários

Em declaração sexista ao vivo, Jimmy Iovine diz que mulheres acham difícil encontrar músicas
  • Nossa a Apple está mesmo exagerando na dose de polêmicas enlatadas...

    • Gostei do texto, se algo causa tanta "revoltinha" nos comentários é sinal que o assunto realmente precisa ser discutido. Quando eu era mais novo eu conheci muitas meninas que curtiam games e pc mas que não podiam usar igual ao irmão por que elas tinham muitas tarefas domesticas como limpar a casa e cozinhar, foda q isso do menino não precisar fazer quase nada pq tem menina na casa parecia algo muito normal para elas. Claro que nem todas as casas são iguais, mas na minha foi assim eu me divertindo e minha irma na cozinha e foi assim na casa de muitas amigas e amigos. Eu sei que o mundo é mais fácil (ou menos complicado) para mim por ter nascido branco e homem e que eu ter vantagem por isso ta muito, mas muito errado então concordo que as mulheres tem mesmo que reivindicar seus direitos e lutar por igualdade pq a desigualdade já começa em casa e isso q o cara disse é só um exemplo da nossa mentalidade fraca, sexista e machista.

        • Você que não entendeu os comentários e nem a matéria. Todos defendem o que você descreveu nesse "documentário".
          O mundo está aí para todos, estamos na era do especialista, do técnico, já passou essa "de atividades para meninos ou meninas" .
          Bem vindo ao século XXI

        • "MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIM IMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIM IMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIM IMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI" foi oq eu li..

            • Esse cara não sabe o que fala.

                • Nossa que cara BURRO, parece que estudou no Brasil, na rede pública...

                  • Não que isso tenha importância, mas eu fiz questão de recuperar minha senha do TC perdida a mais de 1 ano só pra poder dizer o quanto essa matéria e o texto dela são umas belas bostas. PQP, a gente já tem que aguentar essa merda de lutinha ideologica entre feminismo x machismo, esquerda x direita, negro x branco, sulista x nortista no face e nas demais redes sociais. Aí a gente abre o site pra poder relaxar e ver o que tá acontecendo de novo no mundo tecnológico e tem que se deparar com uma merda dessas. Um texto totalmente parcial, tendencioso e fraco como esse não deveria em hipótese alguma estar como notícia. Logo aqui, que sempre foi um site tão imparcial e neutro com bons conteúdos e matérias. Ver que o melhor site sobre celulares e tecnologia (pra mim) está dando espaço pra tanta baboseira assim é lastimavel... Dá pra ver que quem escreveu isso é alguma femimiminista chata ou pior: Pode até ser um feministo, que é mais deprimente ainda.

                      • Se eu disser que a maioria das mulheres cozinham melhor do que os homens, estaria sendo preconceituoso?

                        • Puta merda, até aqui essa baboseira de feminismo 'empoderamento' e sexismo...

                            • Hahahaha! Realmente poderia ter evitado muita dor de cabeça ao elaborar uma resposta mais inteligente. But, não me pareceu um argumento do tipo, "mulher é tudo burra... Vai lavar louça".

                              Mas paciência, falou, agora aguenta.

                                • Sem exageros para amenizar. Não dá pra dizer frases como as q ele fez, ainda mais nos dias de hoje. Sempre que peço dicas musicais em redes sociais e chats, são as mulheres que fazem as melhores e mais variadas sugestões.

                                  Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                  Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                  Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                  iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo