LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O maior problema do iPad Pro é em relação a App Store

24 de novembro de 2015 8

O iPad Pro é o mais novo produto da Apple e o primeiro tablet da companhia com tela de 12,9 polegadas, sendo boa parte da estratégia de marketing da empresa voltada para a execução de softwares de nível profissional e também para a variedade de aplicativos que ele já suporta por rodar iOS. No entanto, os desenvolvedores menores não enxergam isso de uma maneira tão favorável e o iPad Pro acabou trazendo mais um dilema no mundo da tecnologia.

Sim, ele executa iOS, a mesma versão do software que temos no iPhone e no iPad tradicional, e os desenvolvedores não estão totalmente convencidos de que os incentivos econômicos da App Store serão válidos. Levando em consideração uma reportagem feita pelo The Verge com alguns desenvolvedores, eles sentem que não podem cobrar valores maiores para uma versão do app para desktop, por exemplo, pois isso afastaria os usuários.

Uma das principais reclamações dos devs é que a Apple não permite a publicação de versões para testes de seus aplicativos na loja, como sendo parte do processo de download, ou mesmo upgrades pagos para versões completas de seus aplicativos. Basicamente, o iPad Pro "está forçando-os a repensar suas estratégias de monetização."

Em conversa com os fundadores do Sketch, um dos principais aplicativos para desenhar (produtivamente) da App Store e voltado para uso profissional, eles falam sobre o fato de não querer lançar uma versão para o iPadão. A versão do aplicativo para Mac, por exemplo, recebeu uma série de elogios de designers, mas "não há planos para um [app para] iPad Pro."

Sim, ele tem uma bela tela, mas há muito mais a se considerar. Aplicativos para iOS são vendidos por preços insustentavelmente baixos, devido à falta de testes. Não podemos portar o Sketch para o iPad Pro se não temos uma expectativa razoável de ter lucro no nosso investimento.


Neste caso, uma versão para testes significa que o consumidor pode avaliar a versão gratuita do aplicativo antes de investir seu dinheiro suado em um aplicativo completo. Esse tipo de avaliação é disponibilizada em softwares para computadores, por exemplo, e sempre funcionou muito bem – vide a suíte de programas da Adobe.

Outro desenvolvedor que resolveu esperar mais um pouco até lançar um aplicativo para iPad Pro é Jared Sinclair, que não nega que o iPad Pro é "um computador", mas que também acredita que as dificuldades em lançar um software profissional para ele não tem nada a ver com a engenharia, mas sim por causa das políticas da App Store.

Se boa parte dos desenvolvedores já pensa dessa maneira, já pensa em reescrever suas estratégias, é bem provável que a Apple também o faça para atraí-los.


8

Comentários

O maior problema do iPad Pro é em relação a App Store

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo