LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Faça seu iPhone sair da tomada com estas 13 dicas de economia de bateria

12 de maio de 2016 5

Listar os pontos fortes da Apple levaria um tempo, então é mais fácil falar sobre seus pontos fracos. Talvez o pior deles seja a falta de capacidade dos iPhones de ficarem um bom tempo longe das tomadas, área onde apenas o iPhone SE está sendo promissor. Apesar do iOS — o sistema operacional móvel da Maçã — apresentar otimizações que aumentam a autonomia dos smartphones com estampa de fruta, a quantidade inferior em miliamperes-hora (mAh) resulta em um desempenho pobre por parte dos modelos, energeticamente falando.

Felizmente, há algumas dicas que podem salvar o usuário da dor de cabeça de ficar sem celular no meio do dia, desativando algumas funções para permanecer um período de tempo mais longo distante das tomadas. Acompanhe a lista abaixo e clique na dica para saber como ela funciona.

  1. Reduza o brilho da tela
  2. Desligue a atualização de apps em segundo plano
  3. Ligue o bloqueio automático de 30 segundos
  4. Evite ficar toda hora ligando a tela
  5. Ligue o modo avião quando o sinal está fraco
  6. Desligue os serviços de localização
  7. Desligue a vibração
  8. Desligue as notificações (ou ligue o não perturbe)
  9. Atualize os e-mails manualmente
  10. Desligue a Siri
  11. Veja quais apps gastam mais baterias
  12. Desligue o Bluetooth
  13. Ative o modo de pouca energia

Reduza o brilho da tela


O brilho automático do iOS identifica a luz ambiente e mantém o brilho atualizado com base nisso. Ainda assim, é possível deixar o brilho fixamente reduzido, evitando que a tela consuma uma carga maior da bateria. Para isso, vá em ajustes > tela e brilho, encontrando as opões de desativar o brilho automático e gerenciar o nível do mesmo. Há também o atalho na central de controle do iPhone, deslizando o dedo de baixo para cima na tela.


Aplicativos geralmente usam a rede ou os processos do iOS para serem “alimentados” em segundo plano. Isto, além de gastar a franquia de dados de operadoras, também requer energia. Pode-se, no entanto, desativar a atualização em segundo plano. Para isso, vá em ajustes > geral > atualização em 2° plano e desabilite a função. Os usuários também conseguem, caso queiram deixar essa opção ativada, escolher manualmente quais os apps que podem — ou não — serem atualizados em segundo plano, embora isso requeira um trabalho repetitivo.


Ao invés de esperar de 1 a 5 minutos para bloquear automaticamente o iPhone, ou até mesmo nunca fazer isso, ative a opção de 30 segundos. Isto permite que o aparelho não fique ligado por muito tempo, relembrando que a tela é o que mais gasta a bateria de um smartphone. Se quiser optar por esse jeito de economizar energia, vá em ajustes > geral bloqueio automático e marque a primeira opção. Esse é o tempo mais curto disponibilizado pela Apple no iOS.


Certo, sabemos que isso aqui é o básico, mas há quem abusa da boa vontade do iOS. O fato da quantidade de mAh ser pouca já não ajuda, então ficar olhando as horas a cada minuto não é uma prática muito saudável. Isso não vai fazer com que o tempo passe mais rápido. Compre um relógio.


Os iPhones ficam buscando sinais melhores quando a rede atual se encontra com a recepção fraca. Essa procura gasta uma quantidade anormal de energia da bateria, então há uma saída. Se não estiver usando o telefone ou a internet, entre no modo avião e fique pelo Wi-Fi. Isso reduz fortemente o gasto da carga. Para ativar o modo avião, acesse a central de controle, deslizando o dedo de baixo para cima na interface, ou entre em ajustes, encontrando logo na primeira posição.


Os serviços de localização usam o GPS e o Wi-Fi de iPhones para oferecer as coordenadas de onde o usuário se encontra. Aplicativos de mapas e outras ferramentas que precisam do endereço usam tais serviços, porém estes gastam muita energia, provavelmente um dos artifícios que mais consomem carga de toda essa lista. Desligá-los, portanto, é uma boa forma de ter certeza que seu smartphone da Apple ficará um pouco mais longe das tomadas. Para isso, vá em ajustes > privacidade > serviços de localização e desative essa funcionalidade.


Os motores responsáveis por tremer a estrutura do iPhone quando alguma mensagem ou ligação é recebida consomem bastante carga da bateria. Por isso, é possível que o interessado em usar o smartphone sem precisar conectado a uma fonte de alimentação de energia queria desligá-los. Vá em ajustes > sons e desabilite tanto o vibrar ao tocar quanto o vibrar quando silenciado. Assim, os motores nunca serão necessários.


Lembra da dica “Evite ficar toda hora ligando a tela”? Então, aqui é parecido, mas com uma pequena ajuda do iOS. Toda menção no Twitter ou marcação no Facebook é motivo para a tela do iPhone acender, já que um alerta em forma de banner aparece na tela de bloqueio, gastando mais bateria. Para resolver isso, navegue em ajustes > notificações e desative os alertas individualmente. Há também uma função tão interessante quanto: o não perturbe. Trata-se de um modo que não deixa a tela acender com as notificações. Para ligá-lo, traga a central de controle e selecione o último ícone, da esquerda para a direita.


O iOS tem seu aplicativo próprio de e-mails. Ele pede novas informações aos servidores das contas cadastradas em um período pré-configurado de tempo. Embora haja a possibilidade de escolher de quanto em quanto tempo isso vai acontecer, toda requisição gasta internet e bateria. Já que a meta aqui é economizar tudo o que for possível da carga do iPhone, desabilite essa função em ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados e desmarque o push. Se quiser mantê-lo vivo, mas com uma distância maior entre os pedidos ao servidor, desça um pouco mais no iOS e escolha.


A fim de oferecer respostas rápidas, Siri está sempre conectada, embora seja possível usar o comando “Hey Siri” apenas no iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Desligá-la pode influenciar, e muito, na quantidade de energia que o sistema consome, então é uma boa considerar se é realmente válido deixá-la ativa. Caso não use a assistente virtual do iOS, vá em ajustes > geral > Siri e desmarque a função.


Outra boa ideia é realizar o acompanhamento diário e semanal de quais aplicativos abertos estão consumindo a maior parte da sua bateria. Em ajustes > bateria, pode-se encontrar todos os apps que foram abertos e a porcentagem que eles gastaram de energia. Há também a opção de ver quanto tempo de tela e de funcionamento em segundo plano cada um deles atingiu, tocando no pequeno ícone de relógio.


Bluetooth existe no iPhone, apesar de toda a brincadeira com ele ser incapaz de enviar arquivos, como é possível no Android, por exemplo. Ainda assim, essa conectividade é capaz de parear o iOS com caixas de som, carros (CarPlay) e até TVs, mas mantê-lo ativo faz a bateria sofrer. Desativá-lo é uma tarefa bem simples, felizmente. Basta acessar a central de controle, deslizando o dedo de baixo para cima na interface, e escolher o ícone do meio.


O iOS conta com uma ferramenta que reduz temporariamente o consumo de energia. Esse recurso desativa ou reduz a verificação de e-mails, atualizações em segundo plano, transferências automáticas e alguns efeitos visuais, basicamente faz, de forma automática, tudo o que foi ensinado manualmente por essa lista. A vantagem é poder desligar o modo quando bem entender, embora a redução dos efeitos visuais seja particularmente impeditiva. Para ativar o recurso, navegue em ajustes > bateria e selecione a primeira opção.

E aí, curtiu as dicas? Deixe-nos saber em seu comentário.


5

Comentários

Faça seu iPhone sair da tomada com estas 13 dicas de economia de bateria

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo