LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estará no iPhone 7? Apple cria alto-falantes à prova d’água e fones ósseos

07 de junho de 2016 16

Nesta terça-feira, 7 de junho de 2016, Apple recebeu a licença de duas patentes no USPTO, do inglês United States Patent and Trademark Office, ou escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos, em português. Alto-falantes à prova d’água são a primeira tecnologia imaginada pelos engenheiros da gigante de Cupertino, impedindo que o contato com o meio aquático danifique os componentes internos de um dispositivo, seja ele um iPhone ou um iPad.

Fones de ouvido de condução sonora via ossos é a segunda tecnologia registrada pela companhia. Trata-se de um acessório capaz de reproduzir músicas e outros sons por meio do crânio do usuário. As vibrações passam pelo osso e chegam ao ouvido, aliando-se a um sistema inteligente de cancelamento de ruído para “limpar” o áudio a ser executado.

Alto-falantes impermeáveis


Tecnicamente chamado de dispositivo acústico resistente a líquidos, a porta do alto-falante à prova d’água criada pela Apple usa um sistema duplo de segurança contra danos resultantes do contato em meio aquático. A primeira é uma “engrenagem guarda-chuva”, identificando a pressão do líquido e “fechando as portas” antes de ocorrer a invasão. A segunda toma a forma de um revestimento impermeável, aplicado tanto à engrenagem guarda-chuva quanto ao exterior da carcaça, assegurando que a água ou qualquer outro material similar não passe e atinja as partes internas da estrutura.

Fones de ouvido por condução


A teoria aqui é simples: os fones vibram a música para dentro de seu ouvido, usando o crânio como caminho. A chave na criação do acessório, no entanto, foi o cancelamento de ruído. Apple usa um acelerômetro embutido e sinais de microfone para analisar o ambiente e filtrar, efetivamente, o barulho ambiente. Juntando o som conduzido pelo osso e o cancelamento inteligente de ruído, a experiência tenta se aproximar dos fones de ouvido convencionais, apesar de ser impossível saber se a Maçã teve êxito, pelo menos por enquanto.

Certo, mas quando veremos essas tecnologias?

Imagem: conceito futurista de iPhone.

Patentes não garantem que uma empresa pretende, de fato, lançar a tecnologia detalhada pelo documento. A licença diz apenas que a companhia não quer que ninguém copie sua criação (sem pagar os devidos direitos, é claro). Com isso em mente, o futuro de ambos, o alto-falantes impermeáveis e os fones de ouvido por condução, ainda permanece um mistério. Com a atenção voltada para o iPhone 7, cuja apresentação está prevista para a segunda metade de 2016, é válido ficar de olho nas tecnologias recentes da empresa liderada por Tim Cook.

O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

16

Comentários

Estará no iPhone 7? Apple cria alto-falantes à prova d’água e fones ósseos

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo