LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os olhos agradecem: iOS 10 tem modo noturno “escondido” no beta

16 de junho de 2016 2

Quem estava esperando a introdução de um modo noturno universal no iOS ficou decepcionado ao não receber boas notícias na WWDC 2016. A Worldwide Developers Conference, ou conferência mundial de desenvolvedores, é o evento da Apple voltado exclusivamente aos profissionais que aspiram ou já trabalham com alguma de suas plataformas. Em palco, a gigante de Cupertino apresentou o iOS 10, a promessa de um sistema operacional portátil ainda melhor.

As novidades foram muitas, mas nenhuma envolvendo o tão aguardado modo noturno. Mas parece que há mais por trás dessa história. O desenvolvedor Andy Wiik usou sua conta no Twitter para mostrar que há um tema escuro “escondido” dentre o código-fonte do ambiente virtual. Ele até mesmo utilizou seus conhecimentos técnicos para forçar a ativação da novidade:

Imagem: modo noturno encontrado no iOS.

Trata-se da referência CKUIThemeDark, encontrada por ele dentro do ChatKit. Este, por sua vez, é o framework usado na construção do app nativo de mensagens do iOS, onde tanto os SMS quanto o iMessage são gerenciados. Ao ajustar o código do software para forçar a ativação do modo escuro, o plano de fundo ganhou tonalidades próximas ao preto, o teclado acompanhou o mesmo estilo e as letras ficaram claras.

O método capaz de inverter as cores da interface foi identificado apenas na aplicação de mensagens, não servindo como confirmação de que a Apple está trabalhando, de fato, em um tema noturno. Ainda assim, a existência da opção por si só já revela o quão fácil seria a implementação da funcionalidade. O problema seria o possível “canibalismo” entre ela e o Night Shift, apresentado na última versão estável do iOS 9.

Night Shift contra o modo noturno

Imagem: função Night Shift, uma das últimas a estrear no iOS.

Night Shift foi criado com base em estudos que provaram que a cor normal da interface mostrada por smartphones prejudica o sono do usuário. Ao “aquecer” as tonalidades, chamando a função de Night Shift, Apple trouxe a promessa de uma noite bem dormida ao iOS 9. Modo noturno tem basicamente o mesmo objetivo, criado para descansar os olhos de quem acompanha o conteúdo na tela.

Talvez um entre em colisão com o outro, impedindo que a grande Maçã invista no desenvolvimento do tão falado tema escuro. Seja como for, o iOS 10 está em fase beta e ainda passará por uma série de provações antes de chegar ao público casual. Até lá, há chances da Apple ter algo a dizer sobre o modo noturno. Saiba como participar do estágio experimental do sistema e continue acompanhando por maiores detalhes.


2

Comentários

Os olhos agradecem: iOS 10 tem modo noturno “escondido” no beta
  • Espero que sim. Das 10 novidades do iOS 10, nenhuma me empolgou. Esperava algo mais ousado e útil como a possibilidade de dividir a tela em dois aplicativos rodando simultâneamente, como haverá no Android N, e existe na touchwiz. Mas não foi desta vez.

      • Isso é tããão Windows Phone e Android. E que venha mais cópias. kkkkkkkkkkkkkkk...

          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo