LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Confira as principais novidades do iOS 10 | Vídeo do TudoCelular

17 de junho de 2016 7

Lançado na segunda-feira, o iOS 10 é uma das grandes novidades que a Apple apresentou durante a WWDC 2016 e a boa novidade é que os desenvolvedores já podem testar esta nova versão antes de todos. Nós do TudoCelular colocamos as mãos no primeiro beta da atualização e destacamos aqui alguns dos principais recursos, que vão desde o funcionamento simples do software até grandes reformulações.

Antes de mais nada, queremos deixar claro que esta é a primeira versão beta do iOS 10 e que ela contém uma série de bugs. Aplicativos (nativos) fecham sozinhos de vez em quando, o celular (no caso, um iPhone 6s Plus) pode apresentar leves travamentos no uso do 3D Touch em novas funções e outras coisas pequenas que definitivamente a Apple vai consertar nas próximas atualizações.

Diga adeus ao 'deslize para desbloquear'

Esta provavelmente é uma das novidades que mais tem chamado a atenção da imprensa e dos usuários finais, visto que aparentemente nós não teremos mais o tradicional 'deslize para desbloquear'.

A partir de agora, quando você deslizar seu dedo para a direita, uma página exclusiva para os widgets será exibida, enquanto que deslizando para a esquerda a câmera é aberta. Aí, meus amigos, vocês só poderão desbloquear seus dispositivos apertando o botão Home. A discussão aqui é que muita gente tem medo de "gastar" o botão, mas este é apenas o primeiro beta e a Apple pode não manter este recurso nos próximos meses.

Outra coisa bacana é que agora quando você levanta o seu iPhone a tela acende automaticamente, eliminando a necessidade de tocar em algum botão para isto.

Animações diferentes

As animações para abrir e fechar aplicativos (também se aplicam às pastas) estão diferentes e um pouquinho mais elegante, mas isto tem seu preço: pelo o que percebemos, estas novas animações são mais lentas que as do iOS 9.

Central de Controle

Foto: Wellington Arruda/TudoCelular.

A Central de Controle está mais parecida com a do Apple Watch e tem um visual mais agradável se formos compará-la com o iOS 9. Agora, os tradicionais atalhos da parte de cima também ficam coloridos quando você os aciona, mas ainda não temos nenhuma outra opção para escolher quais atalhos vamos colocar ali naquele campo.

O 3D Touch está incorporado em três ícones da parte inferior: o de câmera, timer e lanterna. O último deles é o mais interessante, e agora podemos escolher a intensidade do flash em fraco, médio e forte – só não sabemos, ainda, se a novidade estará presente em dispositivos antigos.

Notificações

As notificações também foram reformuladas e agora apresentam um visual mais arredondado (mais limpo, talvez). Elas também estão mais inteligentes e permitem que você responda mensagens e e-mails com mais facilidade. Não é nada tão exagerado, mas ajuda bastante na hora de compor o visual do sistema.

O botão para limpar todas as notificações recebeu pequenas mudanças para ficar mais parecido com o resto do sistema, mas ele continua no mesmo lugar.

iMessage cheio de novidades


Como visto no vídeo no início deste artigo, o aplicativo de Mensagens do iOS 10 recebeu grandes melhorias. Agora você pode desenhar algumas animações para enviar aos seus contatos e eles podem reagir apenas tocando nelas, e então alguns novos botões são exibidos.

O envio de imagens e vídeos está ainda mais prático, bem como a utilização de emojis. Agora basta digitar uma palavra correspondente a uma emoji (carro, bola, amigo, pizza, cachorro e afins) e o teclado automaticamente vai lhe sugerir um emoji para substituir a palavra em questão.

Mais 3D Touch: após digitar uma mensagem, basta tocar com mais pressão no ícone de enviar e então algumas outras opções são exibidas, como a de enviar uma mensagem invisível (o usuário precisa tocar na mensagem para que ela apareça, e depois ela some) e a de chamar a atenção de um contato com uma mensagem que "pula" na tela dele.

Também é possível escolher alguns efeitos para ilustrar a mensagem em questão, e nós esperamos que este recurso também seja disponibilizado para todos os modelos.

Dá pra excluir apps nativos? Bem...

Foto: Wellington Arruda/TudoCelular.

... até dá, mas não é do jeito que esperávamos. Se você excluir todos os aplicativos nativos do iOS 10, pelo menos os que podem ser excluídos, sua memória interna não será impactada. É como se os ícones fossem apenas escondidos.

Acontece que os binários destes aplicativos permanecem enraizados no iOS 10, e depois que você remove algum deles, pode baixá-lo novamente na App Store. Este "download" mais parece uma espécie de botão para adicionar o ícone novamente na sua tela, pois ele é feito de maneira instantânea.

De qualquer maneira, só o fato de limpar da sua tela inicial alguns aplicativos que não são utilizados com frequência já é um grande passo para o ecossistema da Apple.

Widgets e Central de Notificações mais limpa

Já falamos dos widgets por aqui, mas acontece que eles também foram totalmente removidos da Central de Notificações. Lembram do espaço da Siri pró-ativa? Ele agora é reservado para eles, bastando você deslizar a tela para a direita.

Isso permite que a Central de Notificações fique muito mais limpa, agrupando somente o que é importante. Se você quiser conferir o tempo, calendário e outros detalhes com mais rapidez, basta fazer o gesto de deslizar para a direita na sua tela inicial.

Prévia do watchOS 3 dentro do iOS 10


Aos donos de Apple Watch, aqui vai uma boa novidade: é possível conferir todos os novos watch faces antes mesmo de instalá-los no seu relógio. Isso porque a Apple atualizou o aplicativo do Apple Watch dentro do iOS 10, adicionando todas as modificações que serão feitas no futuro.

O watch face da Minnie Mouse, no entanto, parece ser um dos mais bacanas, visto que anteriormente só tínhamos o do Mickey. Existem uma série de outros, como o de Atividade Digital e Analógica e o de Numerais.

Saúde "copiando" o Apple Watch


Muita coisa do iOS 10 lembra o watchOS, e não pra menos: a Apple quer tornar sua plataforma móvel cada vez mais parecida (mais do que já é) para que os usuários não encontrem dificuldades na hora de utilizar um novo produto da empresa. Isso reflete bastante no aplicativo Saúde, que passou por uma grande mudança visual.

Agora nós temos quatro quadradinhos separando suas categorias e dados de saúde, além da área de atividade que é basicamente a mesma que temos no relógio inteligente da Maçã. Todas as informações (como o contador de passos) seguem sendo exibidos, mas tudo de uma maneira bem diferente.

Boas novidades no aplicativo de Fotos

Vocês conhecem o aplicativo de Fotos da Google? Pois bem, a Apple meio que 'copiou' o recurso de detecção de face, que agora também está presente no iOS 10. Ele funciona de uma maneira bem bacana e separa as fotos de um rosto específico em uma nova pasta, permitindo que você adicione informações sobre esta pessoa e mostrando também os locais onde ela tirou uma foto com o seu iPhone.

Um recurso chamado "Memória" reúne suas fotos e vídeos (capturados num de três meses) e depois monta um pequeno vídeo bem bonitinho com uma música de fundo para que você, basicamente, relembre tudo o que aconteceu anteriormente. Isto é bem bacana e você pode escolher quais fotos aparecerão por lá.

É possível escolher um vídeo curto, médio e longo, alterando sua mecânica por humores (separando as categorias em feliz, amigo, épico, festa e extremo).

Ah, e não vamos esquecer que qualquer Live Photo agora pode ser editado.

Bug no Safari ou recurso nativo?

Ainda não sabemos se isto é um bug ou se a Apple decidiu manter no iOS 10, mas você pode ouvir músicas/vídeos do YouTube pelo Safari com a tela bloqueada, ou enquanto utiliza outro aplicativo.

Este mesmo recurso está disponível no iOS 9, por exemplo, mas a discussão aqui é se isto se trata de um probleminha no sistema ou se a Apple, de fato, quer que você escute músicas/vídeos do YouTube com a tela bloqueada.

Também tem para o Músicas


O aplicativo de músicas do iOS 10 está totalmente diferente do que temos na versão anterior do sistema. Com um visual bem bonito e organizado, o 3D Touch agora é utilizado não apenas para prevê o que temos dentro dos álbuns, mas sim para exibir novos recursos como o de remover um álbum específico, adicioná-lo a uma playlist e até mesmo tocar no botão de "curtir" para favoritá-lo – o mesmo, aqui, também vale para músicas individuais.

A interface de quando você está reproduzindo uma música também passou por mudanças, e nós vamos exibir todos os detalhes posteriormente em um comparativo entre o iOS 10 vs iOS 9.

Mas ele tá bom mesmo?

O iOS 10 está em seu primeiro beta e já apresenta dezenas de mudanças. Boa parte delas é positiva, mas ainda precisamos nos acostumar com outras – como o fato de mudarmos o modo de desbloquear os dispositivos. O lado bom de testarmos as novidades antes de todos é termos em mente como será o futuro da plataforma, então aguardem por novos vídeos e publicações sobre a mesma.

Até agora, notamos alguns leves travamentos em aplicativos nativos da Apple – estamos testando o iOS 10 em um iPhone 6s Plus –, embora isto seja completamente normal em uma versão de prévia. O iOS 10 final só deve ser lançado no final do ano, então até lá a Apple tem tempo de sobra para corrigir os problemas.

Se você tiver alguma dúvida sobre o iOS 10, ou até mesmo alguma dica/sugestão, basta deixar no campo de comentários ou enviá-la para wellington@tudocelular.com.

  • O Apple iPhone 6S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Confira as principais novidades do iOS 10 | Vídeo do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo