LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Menos segurança? Apple reduz ainda mais a criptografia do iOS 10 na versão beta 2

06 de julho de 2016 3

O iOS 10, versão mais recente da plataforma móvel da Apple que foi apresentado durante a WWDC 2016, trouxe diversos recursos interessantes para usuários de iPhone e iPad — um deles, inclusive, pode acabar salvando vidas pois ajudará a diminuir o tempo de espera nas filas para doação do órgãos.

Apesar das diversas novidades que prometem elevar a experiência de uso a outro nível, o sistema trouxe algo que deixou muitos usuários com um certo receio: um kernel não-encriptado.

A escolha pela não-encriptação do kernel foi, inclusive, comentada por um porta-voz da empresa, que afirmou que não tratava-se de um erro, e sim, de algo proposital para facilitar a otimização do software.

Mesmo com a explicação em mente, muitos passaram a sentir-se um tanto quanto vulneráveis rodando um sistema sem encriptação em um de seus recursos principais, e há poucos dias, com a liberação da segunda versão beta do iOS 10, a sensação de insegurança só aumentou, pois aparentemente, a falta de encriptação do sistema expandiu-se para outros recursos.

O jailbreaker MuscleNerd descobriu que o iOS 10 beta 2 também removeu a encriptação para bootloaders de 32-bits, discos de RAM e por último, a parte de 32-bits do kernel, ou seja, agora ele está, de fato, 100% desencriptado.

Um tuíte enviado pelo MuscleNerd mostrou que nem seque o sistema de arquivos da plataforma é encriptado (com exceção das informações do usuário):

No iOS 10 beta 2 a Apple reduziu ainda mais a encriptação da plataforma

A redução na encriptação, apesar de parecer algo arriscado, em alguns casos pode trazer benefícios para a experiência de uso como, por exemplo, um aumento na velocidade dos aparelhos, algo que aprendemos com a Google quando foi constatado que a encriptação padrão nos aparelhos com Android Lollipop estava tornando-os mais lentos.

Mas do contrário da Google, a Apple não confia-se apenas na encriptação via software, vendo que seus processadores são especialmente fabricados para sua plataforma, o que permite que a maçã implemente tipos de encriptação que não surtem efeito algum sobre a velocidade dos aparelhos, nem pra melhor nem pra pior.

Secure Enclave: um aliado à segurança

A partir do iPhone 5s, a Apple começou a implementar em seus iDevices o Touch ID, que trata-se do leitor biométrico utilizado para desbloquear aparelhos e autorizar compras.

Com esse recurso, um pequeno chip embutido no processador chamado "Secure Enclave" começou a fazer parte do hardware, encriptando informações de forma automática sem a necessidade de nenhum tipo de software ou hardware adicional, pelo simples fato de possuir seu bootloader, software e códigos próprios.

Apesar de não sabermos se o iOS 10 vai permanecer desencriptado em sua versão final, pode ser que a Apple passe a confiar mais do que nunca no Secure Enclave, ao mesmo tempo que abre ainda mais possibilidade para seu sistema operacional reduzindo a "segurança reforçada" que ele possuía antes.

O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Menos segurança? Apple reduz ainda mais a criptografia do iOS 10 na versão beta 2
  • Eu duvido que o 6 e ate o 5s nao tenham capacidade para receber este recurso...

    É como voce disse, jeitinho carinhoso de forçar a ter o que "faz tudo", excluindo recursos dos demais... Essa decepcionou!
    Se bobear nem vou atualizar pro 10, isso era o que mais tinha me chamado a atençao... Do contrario, nao vou correr o risco de comprometer a performance do aparelho so para ler as notificaçoes num "balaozinho cinza androidzado".

      • Nao tem a ver com o tema da materia, mas alguem sabe a respeito da possibilidade do "raise to wake" ser implementado nos demais aparelhos que receberao o ios 10?
        Absurdo isso so ser capaz de funcionar no 6s e SE...

        Percebi que no beta 2 ja implementaram uma funçao "rest to unlock" para desbloquear o aparelho sem precisar apertar o HOME, isso seria realmente util aliado ao "raise to wake" (evitaria um clique a mais no botao, preservando-o).
        Mas colocando uma coisa e tirando outra, continuamos na "mesma"...

        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo