LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

10+ novidades do quinto beta do iOS 10 | Vídeo do TudoCelular

13 de agosto de 2016 16

Na noite de terça-feira (9), pegando todo mundo de surpresa, a Apple lançou a quinta versão beta do iOS 10 para desenvolvedores, trazendo algumas mudanças bem legais e outras bem pequenas para os seus dispositivos. O update pesa cerca de 320 MB para o iPhone 6s Plus, modelo que estamos testando a atualização do software.

Este é o update mais rápido que a Apple já fez até agora para o iOS 10 beta, que levou apenas uma semana até começar a ser distribuído. Ainda não sabemos se há alguma relação, mas por ser também o mais rápido, este é o que nós encontramos menos mudanças até agora.

De qualquer maneira, o vídeo no início deste artigo ilustra bem algumas das principais mudanças da atualização, e logo a seguir você confere alguns detalhes sobre o que está por vir futuramente.

Novo som de bloqueio e câmera mais acessível

A Apple parece estar dando uma bela repaginada nos sons do iOS e alterou, mais uma vez, o som que faz quando você bloqueia o dispositivo. Agora, com um som mais alto e extenso, parece que você está fechando uma porta quando bloqueia o iPhone. É uma mudança bem pequena mas que se formos pensar no geral faz muito sentido, pois no quarto beta a Apple também alterou os sons de teclado.

Outra mudança bem pequena mas que vai ajudar muito: pra quem usa o 6s Plus como nós, por exemplo, abrir a câmera na tela de bloqueio é extremamente complicado, mas agora a Apple permite que apenas um gesto leve abra a câmera do iPhone.

Outra mudança bem pequena que encontramos por aqui: quando desbloqueamos o iPhone através do código tradicional, a animação está muito mais curta e o dispositivo consegue abrir a interface com mais velocidade.

Downloads com Touch ID

Tradicionalmente, quando você reinicia o iPhone e tenta fazer um download na App Store, é necessário digitar a senha do Apple ID para que o processo seja feito, e até lá você não poderá utilizar o Touch ID.

No entanto, neste quinto beta, a Apple permite que você utilize o leitor biométrico para compras dentro de sua loja mesmo quando o dispositivo é reiniciado. Nós esperemos que este recurso permaneça até o lançamento final da atualização, visto que ele ajuda e muito nas transações.

Central de Ações e Notificações

Aqui na Central de Ações nós tivemos algumas mudanças pequenas: agora o ícone do AirPlay é exibido quando você troca a reprodução de músicas para um dispositivo secundário. O ícone do iPhone, por exemplo, quando você está ouvindo músicas nele, agora é exibido na cor preta.

Na Central de Notificações, na aba dos widgets, eles estão com tamanho menor e mais organizados.

E isto provavelmente já existia em outros betas, mas vale a pena citarmos aqui: quando você toca com pressão sob um ícone que é suportado pelos widgets, um botão é exibido no canto direto para você adicioná-lo na Central.

Os widgets que ainda não são suportados pelo iOS 10 (até então), agora mostram um plano de fundo mais escuro, distinguindo estes dos que já são 100% funcionais com a atualização.

Outras mudanças menores

Além destas mudanças e adições, a Apple também corrigiu uma série de bugs no iOS 10 e também trouxe outras mudanças pequenas:

  • Emojis de pessoas que usam turbantes agora o deixam na cor branca, e não vermelho como era anteriormente;
  • Agora você pode retirar o som do alarme no app Relógio... ok, isso é meio bizarro, mas o celular vai continuar vibrando quando você determinar um despertador;
  • Você também poderá eliminar todo o som do teclado, sem deixar nem mesmo os sons das teclas de espaço, shift, de apagar e outras.

É seguro usar um beta? Devo atualizar?

As versões beta são disponibilizadas para desenvolvedores e também para usuários cadastrados no programa beta da Apple para que estas pessoas tenham acesso mais rápido às atualizações. Tanto a Apple quanto nós recomendamos que usuários finais não tentem estes procedimentos nos seus dispositivos pessoais, visto que você certamente pode se decepcionar com a quantidade de bugs, afinal, estamos falando de uma versão beta.

Dentre os principais problemas, o seu iPhone poderá não se comunicar com a mesma facilidade com o Apple Watch, por exemplo – problema este que nós já comprovamos por aqui.

Sendo assim, se você também está ansioso para a chegada do iOS 10, saiba que logo, logo ele será disponibilizado para todos os usuários, então não se arrisque em tentar instalar versões beta do sistema pois isto pode prejudicar sua experiência de uso.


16

Comentários

10+ novidades do quinto beta do iOS 10 | Vídeo do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo