LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Touch Disease: problema na tela está 'matando' iPhones; saiba como detectar sintomas

25 de agosto de 2016 46

Uma nova ameaça aos dispositivos iPhone 6 e 6 Plus alerta aos usuários sobre um problema sem solução que está sendo chamado de "Touch disease". Ele pode começar com uma cintilação em forma de barra cinza na parte superior da tela, e acabar deixando o display tátil sem resposta.

Este aviso vem do site iFixit.org, que constatou que cada vez mais profissionais de reparo de smartphones se depararam com com usuários com este problema: as barras cinza misteriosas piscando no topo de seus dispositivos. O problema está sendo relacionado a uma falha de design da Apple.

A falha se origina a partir de dois chips na placa lógica do aparelho, que podem se soltar da solda do telefone conforme sofrer alguma pressão durante o uso. No início, esta falha se manifesta com a tela tátil ficando sem resposta. Quando o problema se agrava, a tela sensível ao toque não vai mais funcionar.


Fóruns da Apple começam a se encher de reclamações relacionadas a este problema, e a companhia não deu qualquer palavra a sobre o assunto. A única solução que até agora pode resolver este problema é a substituição da placa do iPhone. Vários usuários associam este problema a outro que tornou o iPhone 6 bem conhecido por suas falhas: o Bendgate. Abaixo um vídeo que demonstra a nova problemática.

Apple não reconhece o problema

De acordo com o iFixit, se o aparelho estiver na garantia a Apple fará o reparo. Mas estiver fora do prazo da garantia, o usuário terá que quer pagar para substituir a placa lógica ou comprar um aparelho novo.

Isso significa que a companhia de Tim Cook não reconhece que o problema seja consequência de uma falha em seu design. Desse modo, não se responsabiliza por recolher inúmeros aparelhos fora da garantia para reparo.

Muitas empresas de reparação afirmam que o Touch Disease não é um problema novo, mas só agora, após dois anos, começa a aparecer uma quantidade muito maior de usuários afetados. Isso seria indício de que, de fato, o problema seria de fábrica.

Especialistas qualificados de micro solda (a maioria "não autorizados" para fazer reparos em iPhones pela Apple, de acordo com a política oficial da empresa) podem consertar dispositivos com sintomas da "doença do touch" por um custo bem inferior à troca de componentes, de acordo com Julia Bluff do iFixIt. A questão é quanto tempo duraria um reparo dessa natureza.

  • O Apple iPhone 6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

46

Comentários

Touch Disease: problema na tela está 'matando' iPhones; saiba como detectar sintomas

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo