LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova tendência? Apple pode ‘matar’ entrada para fones de ouvido no novo MacBook Pro

15 de setembro de 2016 2

Com o lançamento dos iPhone 7 e 7 Plus, vimos que a Apple apresentou ao mundo seus primeiros modelos de smartphone que não traziam um conector padrão de 3,5mm para fones de ouvido, uma escolha que apesar de muito polêmica, deverá dar início a uma nova tendência no mercado — e pelo visto, a mudança também pode afetar outros produtos fabricados pela gigante de Cupertino fora da linha mobile.

Essa quarta feira (14), a maçã enviou para diversos usuários uma pesquisa sobre o MacBook Pro, perguntando se eles utilizavam fones de ouvido em suas máquinas, algo que sugere fortemente que a empresa de Tim Cook pode estar pensando em também ‘limar’ o conector padrão para fones de sua linha de notebook profissionais.

Um dos usuários contemplados com o convite, compartilhou a pergunta através de seu perfil no Twitter, como podemos ver a seguir:

A pesquisa sugere que a firma deverá estender ainda mais a funcionalidade das portas USB-C, acrescentando também o recurso de portas interpoláveis I/O (in and out) para entrada e saída de áudio. Outras perguntas interessantes contidas no questionário referem-se à portabilidade, vida útil de bateria e a forma como usuários importam fotos para seus Macs.

Fotos do novo modelo emergiram na web no mês de maio, revelando a inclusão do espaço para um painel OLED posicionado acima do teclado, substituindo a fileira de teclas superior, que engloba o botão ‘esc’ e teclas de função (F1, F2, etc.), algo já previsto pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo, e confirmado pela presença de códigos inclusos no macOS Sierra.

Conector padrão para fones de ouvido pode estar com os dias contados no MacBook Pro

Com a remoção do conector para fones, tecnologia, diga-se de passagem, já possui mais de 50 anos de existência, a Apple deverá ganhar ainda mais espaço interno em seus computadores, dando oportunidade para a implementação de melhores câmeras, um motor háptico (taptic Engine) avançado e baterias ainda maiores, recursos que foram incorporados nos novos modelos de iPhone apresentados há poucos dias.

Para remediar a mudança ‘radical’, a companhia também poderá incluir ‘de brinde’ um adaptador lightning para 3,5mm na caixa dessas novas máquinas, algo que já vimos acontecer com o iPhone 7.

O público mais ‘saudosista’ poderá encarar a mudança de forma negativa, afinal de contas, a remoção de um componente tão utilizado deverá afetar ainda mais os usuários de laptops do que os de iPhone, vendo que as máquinas são utilizadas para trabalhos envolvendo produtividade, mas vale a pena voltar um pouco no tempo e ver que a maçã também já protagonizou decisões polêmicas de remoção de hardware em seus laptops como, por exemplo, a extinção do drive de disquete e mídias óticas e conector padrão de rede RJ45 (ethernet).

Além da mudança, os novos modelos de MacBook Pro também deverão ser os primeiros a incluir a presença de um leitor de impressões digitais (Touch ID), antes restrito apenas à linha de dispositivos portáteis da Apple, ao mesmo tempo que livrariam-se das conexões HDMI, leitor de cartões SD, e conexões USB tipo A (usb padrão).

É claro que, por enquanto, tudo não passa de rumores, mas com o lançamento da nova linha de Macs programado para o mês de outubro, é apenas uma questão de tempo até descobrirmos a verdade.


2

Comentários

Nova tendência? Apple pode ‘matar’ entrada para fones de ouvido no novo MacBook Pro

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo