LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPad Pro x iPhone 6S: será que o chip Apple A9x é mesmo tão superior?

16 de setembro de 2016 3

Comparativos entre smartphone e tablet são, no mínimo, incomuns, mas dessa vez é por uma causa justa. O iPhone 6S vem equipado com o chip Apple A9, hoje o terceiro na ordem de processadores mais potentes da fabricante. Na frente dele, vem o A9x, que não vem em nenhum celular, mas no iPad Pro. Será que o modelo mais recente tem mesmo tanta potência extra assim?

O método para descobrir é simples. Requer colocar os dois dispositivos lado a lado e abrir uma série de apps e executar tarefas sem sequência, medindo o tempo total para finalizar um ciclo. Em seguida, o processo é reiniciado, momento em que se mede a capacidade de gestão de memória dos aparelhos para reabrir apps e retomar ações de onde foram pausadas.

O resultado, ao contrário de vários comparativos do tipo, é bastante esclarecedor. O iPad Pro foi capaz de desempenhar bem mais rápido do que o iPhone 6S em todas as tarefas, com destaque para a renderização de um vídeo em câmera lenta de forma muito mais ágil. O tablet equipado com o Apple A9x é, de fato, superior significativamente do que o modelo A9.


É um veredito que só faz levantar ainda mais a expectativa em torno do Apple A10 Fusion, presente nos iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Esse é o primeiro chip quad-core da Apple, e promete ser ainda mais potente do que o A9x. Enquanto os primeiros comparativos não surgem-na web, só é possível especular, mas tudo indica que o novo modelo dará um banho de desempenho no iPhone 6S.

O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

iPad Pro x iPhone 6S: será que o chip Apple A9x é mesmo tão superior?
  • O iPhone tem o processamento superior, porém o iOS usa underclock para manter a temperatura e mitigar o consumo energético do SOC. Isso também ocorre com o iPhone 5S vs. iPad Air, ambos trazem o mesmo SOC.

      • É o mesmo Soc porém tem diferenças na GPU PowerVR GT 7600, a do iPhone tem 6 core já do iPad tem 12 core. A Apple aumento de acordo com a resolução de cada aparelho, tudo acaba sendo proporcionar com o aumento da tela e o aumento de resolução. Diferentemente do Android que um GPU Mali ( Exemplo Mali 720MP4) que não aguenta Full HD e mesmo assim a fabricantes empurrar isso pra GPU renderizar e consequentemente o resultado final é perda de Desempenho nos jogos e aplicativos em 3D, isso é o que acontece nos aparelho atuais com Android. Muitos Rodam 2K de resolução mais não conseguem renderizar o Full HD e acabam tendo um monte de Desempenho simplesmente perdido.

          • Bem interessante esses detalhes técnicos.

            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo