LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais funcionários da Apple relatam ambiente opressor, racista e misógino

26 de setembro de 2016 14

Recentemente, uma reportagem do site Mic.Com revelou que a Apple tem um ambiente de trabalho tóxico e sexista. Uma funcionária revelou que "piadas" sobre estupro são constantes mesmo após ter reclamado para seus superiores imediatos e uma outra empregada contou ser constante os assédios sexuais que sofre dos colegas de trabalho e que se sentiu extremamente desconfortável depois de participar de uma reunião em que ela era a única mulher entre muitos homens. A conversa acabou, segundo ela relatou, com todos os demais participantes depreciando suas esposas ou parceiras como uma forma de humor questionável.

Me senti muito desconfortável por notar que eu era a única mulher em um ambiente no qual os colegas homens estavam estereotipando mulheres como sendo chatas e o gerente não considerou isso inapropriado.

Ocorre que após a essas denuncias, mais trabalhadores se sentiram a vontade para se queixar das relações dentro de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Um homem reclamou que seu nome virou sinônimo de problema psicológico na equipe depois que ele enfrentou uma depressão e que tentou se matar em 2011. Segundo ele, antes de trabalhar na Apple, sua saúde psicológica era intacta; depois de dez anos trabalhando lá, já tentou se matar duas vezes.

Um profissional de origem latina disse que enquanto trabalhava na Apple também desenvolveu uma forte depressão. Um outro demissionário escreveu um “manifesto” de seis páginas e o distribuiu pelas mesas e demais trabalhadores. No documento, ele reclamou da indignidade com que era tratado.

Alguns dos trechos dizem o seguinte:

Não deveria existir raça, idade ou gênero superior no ambiente de trabalho; portanto, declarações que podem geram esse sentimento devem ser tratadas visivelmente. Este departamento deveria adotar uma cultura de inclusão na qual todos os indivíduos são valorizados. Injustiça no local de trabalho deveria ser vista como uma ameaça tanto para os negócios quanto para um ambiente de trabalho seguro. Relatar racismo e atividades racistas ao RH não deveria resultar em prevenção de promoção. Quando declarações racistas são feitas, um pedido de desculpas deve ser feito se referindo às declarações, não à possibilidade de um mal-entendido. Desculpar-se por um mal-entendido não é a mesma coisa de um pedido de desculpas

Apesar de a Apple dizer que está preocupada com essas notícias, no começo deste ano, o conselho da companhia pediu que os acionistas votassem contra proposta de aumento da diversidade. Caso aprovado, a Gigante de Cupertino teria que se empenhar em contratar mais mulheres e negros para tornar o ambiente de dentro da empresa mais completo e com pessoas das mais diferentes experiências. Pequenas inciativas, no entanto, são vistas. Como o caso de nomeação de duas vice-presidentes negras por Tim Cook.

Depois de primeira matéria ser divulgada, representante dos Recursos Humanos da Apple, Denise Young Smith, contou que a empresa leva os casos a sério e que tomou "medidas proporcionais”, mas não especificou o que foi feito exatamente por questões de privacidade.


14

Comentários

Mais funcionários da Apple relatam ambiente opressor, racista e misógino
  • Já vi até casos em que escolheram uma mulher bem boazuda só porque era BOAZUDA. Nem olharam para o currículo dela. E deixaram de escolher um cara negro que tinha um currículo 10 vezes melhor que o dela.

      • Maçã sempre envolvida com abusos relacionados ao desrespeito com funcionários. Símbolo máximo do capitalismo opressor.

          • Querendo ou não, essa política de inclusão por diversidade é ridícula.

            - Como você conseguiu essa vaga na empresa?
            - Ah! É porque eu sou negro/gay/travesti/chinês/índio/mulher/homem/etc.

              • nada a ver. poupe se

                  • Minha opinião! Com licença...

                      • Que tapa sem mão colega! heheheh

                        Mas cá pra nós esse povo deve achar que competência tem, sexo, cor, raça, cabelo, mão, pé, unha, ou seja outro ser encruado no lombo do ser humano e que deve ser respeitado... vai entender...

                          • Desculpa, amigo. Não entendi! Foi pra mim o 'tapa sem mão'?

                              • Até parece que no mundo real, se vc for bonito e branco, tem bem mais chances que um negro. Provas é o que não faltam. Mesmo um negro sendo bem mais capaz que um branco, geralmente, esse branco fica com a vaga, mesmo sendo tecnicamente inferior ao negro em inteligência e capacidade. Claro, há exceções. Mas geralmente é assim.

                                  • O problema é que esse tipo de política acaba incluindo as pessoas sem capacidade, simplesmente porque pertencem a algum grupo "diferenciado". Vide o ENEM. Nunca foi tão fácil entrar na faculdade, mas não avisaram antes que o difícil era se formar, né? Então, do que adianta uma política de cotas se a pessoa entra lá sem nenhum ou pouco conhecimento básico de estudo? E isso não tem nada a ver com cor ou afins, mas, sim, com a realidade da pessoa. Eu, sendo branco, de olhos verdes, estudei em escola pública toda a minha vida, e tive a mesma educação de outras pessoas que não eram como eu. Coisas assim causam mais separação do que união. Querendo ou não, aquela pessoa sempre será lembrada por ter conseguido isso ou aquilo pelo que era externamente, e não internamente

                                      • O mesmo já acontece. O que vi de empresa contratando gente com menos capacidades só porque eram brancos e principalmente, bonitos. Até mulher gostosona entrava numa vaga, sem nem mesmo ter alguma capacidade, se não a beleza. Como disse: Não é sempre. Há exceções. Mas isso acontece e muito também.

                            • A maioria das empresas são assim, até a Samsung. Acho que a única que salva é a Google.

                                • Já trabalhei na Samsung. Tenho nojo da empresa e, por tabela, da marca desde então até o fim dos meus dias. Empresa completamente insalubre. E não estou falando de queixas de minorias, mulheres ou chão de fábrica não. A coreana é um caso de polícia nos mais altos escalões dos setores administrativos, entre homens brancos com ensino superior (meu caso).

                                  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, A APPLE SE FUDEU DE NOVO...

                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo