LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual tem melhor efeito bokeh? iPhone 7 Plus enfrenta câmera que custa o dobro de seu preço

18 de novembro de 2016 9

Após o vídeo que compara a câmera do iPhone 7 Plus com uma Canon 5D, uma nova comparação coloca o novo aparelho da Apple contra uma popular câmera mirrorless, a Panasonic Lumix GH4. Ela está equipada com uma lente Olympus 25mm F/1.8, que tem um campo de visão semelhante ao da câmera do iPhone com zoom 2X. Ela também produz um efeito bokeh realmente agradável em configurações de abertura mais ampla. Ou seja, ideal para essa comparação.

No iPhone 7 Plus, a câmera não será capaz de aplicar o efeito bokeh se você estiver afastado do elemento principal. Se tiver as condições ideais, a distância máxima que poderia tomar é de cerca de 8 metros. Mas mesmo se você estiver dentro dessa faixa, poderia haver uma iluminação um pouco desagradável em forma de arco torno do elemento principal. No geral, a imagem do iPhone parece atraente, mas o bokeh parece forçado e irreal.


Ao tirar retratos com o iPhone 7 Plus, os resultados são muito mais agradáveis se você estiver mais perto da pessoa que está sendo fotografada. Não há nenhum halo (efeito de arco) ocorrendo, provavelmente porque a câmera pode detectar mais facilmente a área onde o desfoque deve ser aplicado para criar o efeito bokeh.

Claro, a imagem da câmera mirrorless parece melhor em geral graças ao seu bokeh "genuíno".


Na terceira dupla de imagens vemos um dos defeitos comuns do modo Retrato do iPhone: ele nem sempre pode calcular as bordas da área borrada com precisão. É por isso que certos pontos não são desfocados, mesmo que eles estejam trás do elemento principal. Neste caso em particular, isso pode ser devido às condições de iluminação abaixo do ideal no corredor.

Má iluminação produz fotos mais ruidosas, o que são um calcanhar de Aquiles para a câmera do iPhone. Mas de qualquer forma, a foto do iPhone está muito satisfatória, embora não seja perfeita. Há desfoque o suficiente para destacar as duas modelos no retrato.


Esta outra dupla de fotos tem uma imagem do iPhone 7 Plus com resultado cativante, mas não perfeito. Se olharmos mais de perto, veremos que há um desfoque onde não deveria haver, mais especificamente em torno das mãos do sujeito.

Na foto da câmera mirrorless, essa mesma área não está embaçada porque ela está na mesma distância da lente que o rosto do modelo. No entanto, o iPhone não foi capaz de calcular essas distâncias, e aplicou o bokeh a essa área também.


Nesta cena final, o iPhone foi capaz de definir bem a flor na frente do elemento principal e escolher o foco exatamente o fotógrafo queria. O efeito bokeh parece ter sido aplicado muito bem. Além disso, o software da câmera do iPhone tratou muito bem os cachos de cabelo.


Conclusão

Fica evidente que o modo Retrato no iPhone 7 Plus ainda é um pouco imperfeito, apresentando ruídos em torno das bordas. Como vimos nas amostras acima, certas situações se mostram muito complicadas para a câmera. Na maioria dos casos, a câmera dupla do iPhone não pode entregar um efeito bokeh semelhante ao genuíno, que é proporcionado por uma câmera dedicada e uma lente de grande abertura.

Ainda assim, esta é a melhor tecnologia capaz de realizar efeito bokeh em um smartphone. Além disso, a maioria das falhas vistas acima são perceptíveis principalmente quando se amplia a imagem final. Assim sendo, para usuários comuns, que não sejam fotógrafos profissionais, a câmera dupla da Apple é bem satisfatória. Ainda mais considerando o preço de uma câmera dedicada como esta usada no teste - o dobro de um iPhone 7 Plus.

O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

Qual tem melhor efeito bokeh? iPhone 7 Plus enfrenta câmera que custa o dobro de seu preço
  • Ainda não está à altura do HTC M8, mas é satisfatório!!!!

      • é só um celular, para um celular isso é sensacional, poder ser comparado com uma câmera profissional, e tirando o fato de que este recurso ainda está na versão beta, então eu creio que com as atualizações do iOS ainda será um recurso bem melhor no futuro.

          • KKKK! Cade o boken nas fotos do iphone? O Lens Blur da camera do Google que usei (versão 2.7.010) era bem melhor que isso. Desde o android 4.4 kitkat.

              • A galera esquece que é um celular... tenta comparar o iphone com tudo, mds. Essas comparações só é pra mostrar que o iphone é ótimo. Já repararam que essas comparações nunca acontecem com outros tipos de celular? só com iPhones.

                • O recorte na orelha direita do rapaz sentado na poltrona, está muito feio.

                    • Essa primeira imagem está bem nítido que a linha de divisão entre o foco e o desfoco que a câmera do iPhone (exemplo) é como se fosse feito manual com qualquer software do ramo, e num contexto geral essa mesma linha de divisão perde-se muito dos detalhes, como vimos na segunda imagem (os fios do cabelo da mulher). Sei não, podem falar o que quiser, qualquer um com um pouquinho de conhecimento por fotografia nota-se.

                        • Pois é... tem uma aura ao redor da mulher na primiera imagem, bem artificial...

                          O bokeh criado pelas lentes de câmeras maiores é justamente devido à abertura da lente e ao tamanho do sensor.. Ou seja, o bokeh está ali porque a lente é rápida e isso traz maior nitidez à própria imagem, menos borrão de movimento, mais detalhes, etc. E fisicamente as lentes e sensores pequenos dos smartphones não conseguirão igualar.

                          A propósito, como outros disseram aí, isso não é bokeh, é só desfocagem artificial, pode ser feita há tempos com sw de edição de imagens.

                          • Numa coisa a (maldita) Apple é campeã: PROPAGANDA ENGANOSA!!!

                              Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                              Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                              Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                              iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo