LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente da Apple mostra futuros iPhones com tela flexível e dobrável

22 de novembro de 2016 0

Não é de hoje que vemos rumores sobre Samsung estar trabalhando em um smartphone com tela dobrável para 2017, onde o suposto aparelho até já recebeu um nome. A sul-coreana pretende levar suas futuras tela AMOLED flexíveis para todos os tipos de produtos, incluindo smartphones e também tablets.

E Samsung não é a única com a ideia de criar smartphones dobráveis, uma versão mais moderna e avançada dos clássicos celulares flip. No início do mês surgiram evidências de que Apple também teria planos de criar iPhones dobráveis em um futuro próximo. E agora temos mais detalhes de uma patente da empresa que mostra que o iPhone poderá ser dobrado em várias formas diferentes.


Existem várias versões do design, incluindo uma que deixa a tela escondida e protegida quando fechada, e outra que deixa a tela visível, mas reduzida à metade do tamanho. Há mesmo uma versão que poderia grampear na roupa de um usuário quando o dispositivo for dobrado acima.

Para obter um formato dobrável, a invenção da Apple depende de uma série de componentes flexíveis, sendo o mais importante um display OLED e estrutura de suporte de metal. Para este último, o documento propõe nitinol, uma liga de níquel e titânio conhecida por sua elasticidade e capacidade de memória de forma única. As formas de realização alternativas envolvem polímeros flexíveis.



Em alguns exemplos, o telefone dobrável incorpora um gabinete dividido em seções superior e inferior, cada um contendo processadores, sensores e outros circuitos típicos de smartphones. Por exemplo, a parte superior pode incluir câmeras, controladores de exibição, módulos de alto-falante e sensores de luz, enquanto a parte inferior contém microfones, CPU e GPU, vibrador e outras peças necessárias.


As duas peças são ligadas através de um mecanismo de dobradiça de um ou vários eixos que suportam o movimento de rotação, permitindo que as duas porções de alojamento se movam uma em relação à outra. As conexões entre a parte superior e a parte inferior são realizadas através de placas de circuito impresso flexíveis.

Quando veremos um iPhone dobrável no mercado?

Por se tratar de uma patente, e não de um produto em teste, podemos esperar ainda alguns anos para vermos algo real. Rumores indicam que o iPhone 8 virá com tela OLED curva nas bordas, o que indica já um início para o futuro lançamento de iPhones dobráveis. Provavelmente veremos Samsung dar o pontapé inicial, já que o Galaxy Wings é estimado para o final de 2017.


0

Comentários

Patente da Apple mostra futuros iPhones com tela flexível e dobrável

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo