LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tim Cook transformou a Apple em uma empresa "chata" e sem inovação, acusa ex-funcionário

18 de janeiro de 2017 51

Desde a morte de Steve Jobs, a Apple tem se tornado uma empresa diferente.

O ex-CEO da Apple, visionário como era, apesar de ser considerado por muitos como um megalomaníaco, tinha atenção extra para detalhes, e colocava a qualidade à frente do lucro.

Com a companhia nas mãos de Tim Cook, essa essência vem, aos poucos, se perdendo e uma declaração recente feita por um ex-engenheiro da maçã reforça parte desa transformação.

Bob Burrough 'acusou' Tim Cook de ter transformado a Apple "de uma empresa dinâmica criadora de mudanças a uma companhia chata de operações."

O ex-empregado frisou que visando "evitar o conflito entre as equipes", a gigante de Cupertino acabou perdendo o dinamismo que a levou a criar produtos revolucionários, como o iPhone. Em suas palavras:

Em 2007 a Apple, organizacionalmente falando, era como o "oeste selvagem. Fui contratado por um gerente em particular, mas pelos primeiros dois anos trabalhei em projetos que virtualmente não tinham nada a ver com a função principal do gestor.

Isso porque a organização não era a prioridade, os projetos eram. Era exatamente o oposto de "isso não é minha função". Era algo como "estou aqui para resolver qualquer problema que eu puder, independente de meu cargo, título, ou a quem devo explicações.

Era selvagem. Mas era também muito recompensante, porque tudo o que você fazia tinha impacto máximo sobre o produto.

Mas hoje, a 'dinâmica tem clara e distintamente mudado, e a Apple está muito mais parecida com meu antigo trabalho na Palm, onde há um senso claro de que 'cada pessoa tem uma responsabilidade, e raramente é desviado dela.

Quando você tentava recorrer a alguém para pedir ajuda com algum problema 'Não é meu trabalho' era uma resposta comum.

O analista Horace Dediu da Aysmco, que recentemente discutiu esse caso da Apple em uma conferência, não concorda com Burrough — em sua opinião, a empresa está apenas tentando se livrar da imagem de uma companhia guiada por produtos que são um hit.

Dediu reitera que, em sua perspectiva, a Apple está empenhada não em lançar produtos revolucionários, mas sim em se focar em aumentar seus lucros, pois assim é mais fácil de crescer do que investindo em novas categorias de produtos.

Tony Fadell, considerado por muitos como o "Pai do iPod", também discordou da opinião do ex-empregado, dizendo que na era Jobs a empresa não operava sob conflito interno, algo que publicou recentemente em um de seus tuítes:

Uma coisa é certa: Steve Jobs sabia (como ninguém) convencer as pessoas de que elas precisavam comprar algo que muitas vezes sequer conheciam/tinha ouvido falar.

Será que essa "magia" ainda se mantém na Apple atualmente, ou a empresa sobrevive hoje graças aos milhões de fãs conquistados na era Jobs? Compartilhe sua opinião com a gente através do espaço abaixo destinado a comentários.


51

Comentários

Tim Cook transformou a Apple em uma empresa "chata" e sem inovação, acusa ex-funcionário
  • Sempre usei iPhones, esse.ano migrei para o Android Samsung A70, tudo pq usar um iPhone hoje além de muito caro, me dá a mesma impressão de estar usando o mesmo iPhone que eu usava em 2011, só mudou o tamanho e formato da tela e câmera. De resto é a mesma coisa. As inovações no Android e compatibilidade de conexão já superaram a Apple há tempos... Precisa inovar rápido.

      • A apple hoje sobrevive apenas pelo nome nada mais, os produtos já estão saturados e sem gosto, não parece mais nem justo comparar um celular chinês como xiaomi ou oneplus com um simples iPhone, porque foi possível provar que pode sim se fazer um telefone High-end pagando-se pouco por ele e tendo uma boa qualidade e performance. A apple simplesmente se viu forçada a adaptar algumas tecnologias para seus telefones para não perder em diferencial . Um exemplo disso é o Nfc q até hoje não tem utilidade nenhuma praticamente no telefone , e a famosa tecnologia " a prova d'gua" q nada mais eh q alguns respingos, hoje querem manter o maior lucro possível com o mínimo de esforço. É apenas uma questão de tempo até que a Apple caia em desuso e as pessoas possam ver que a empresa não liga pra seus consumidores

          • Infelizmente é isso mesmo, sem
            Jobs não adianta esperar algo revolucionário por parte da Apple, com isso todos perdem, mas o engraçado é que na época de Jobs muitos o odiavam, agora ficam de mimimi sem nada de interessante no mercado, pois todas as empresas estão na mesma situação, nada de inovador de verdade, apenas perfumaria para chamar atenção nas vendas!!!

              • Tizen, Windows Phone!

                  • Acho que estamos passando por um momento carente de inovações, não há muito mais para inventar, a concorrência da Apple também não revoluciona em nada, se eu pudesse destacar alguma empresa, eu destacaria as chinesas que oferecem bastante por muito pouco.

                      • Nem precisa de funcionários pra falar isso. Apple saiu do posto de revolucionar o mercado, pra esperar fabricantes inovarem e ela copiar.

                        • As novidades...
                          Quanto mais se descobre menos se tem pra descobrir.
                          Quanto mais se evolui, menos se tem pra evoluir.
                          Revolucionar então...

                          E isso serve para todas empresas.
                          E não adianta dizer tipo: "Mas, a minha empresa está revolucionando e vai fazer o universo babar com suas revoluções..."

                          Não vai não.
                          Não parece que tem alguma empresa que vai revolucionar o mercado.
                          Não a curto prazo.
                          E quando chegar algo "incrível" já não estaremos tão bobinhos para achar tão incrível assim.
                          O consumidor também vai ficando cada vez mais exigente. Não se empolga por pouca coisa.
                          Está cada vez mais difícil tirar leite de pedra.

                            • Apple só prejudica o mercado de smartphones. Retirou a entrada p2 e um bando de outros fabricantes seguiram a "evolução ".Cobra precos abusivos, as outras seguem a "tendencia"...

                                • O iPhone não foi o promeiro a tirar o P2 do aparelho, quanto aos preços da concorrência.. toda empresa tem por meta os lucros, as empresas como Samsumg e Apple que tem fans que as consagram são os verdadeiros cupados pelos preços, as empresas notam que os mesmos estão dispostos a comprar os seus produtos mesmo que sejam preços absurdos!!!

                                    • Tá sabendo hein... Dá uma pesquisada aí, e seja humilde

                                      • não é novidade nenhuma

                                          • Pra quê inovar se tem quem compra o "mais do mesmo" mascarado? O importante é ganhar dinheiro, e isso o Tim Cook sabe com maestria, porém, acredito que isso um dia tem limite.

                                              • Concordo plenamente, hoje a Apple está muito confortável e a grande culpa disso é da própria concorrência, não há nada de espetacular para destronar o iPhone a não ser uma chinesa da vida vendendo telefones tops com um bom custo x benefício.

                                                  • Não tem limites, as applesheeps nunca deixam de ser sheeps.

                                                      • Ou talvez como no meu caso infelizmente não tenha outra alternativa ao android, se tivesse um outro sistema que não fosse o bugdroid com certeza eu iria para ele ^^

                                                      • tetris

                                                          • Falou tudo, a Apple só foi Apple até a morte de Steve Jobs, depois que Tim Cook assumiu a única coisa que evoluiu foi o preço pq o IPhone continua com msm design se bem que botaram um detalhe ali e outro bem ali mais continua igual... A verdade tem q ser dita...

                                                              • A Apple revolucionário morreu junto com Steve Jobs. Hoje ela pensa só em lucro e está ficando para trás.
                                                                Já vi muitas empresas cair por pensar só em lucros. Sou fã dá Apple, mas hoje em dia está difícil comprar um produto dela. Steve Jobs faz falta.

                                                                • Queima rosca.

                                                                    • Apple is crazy man. '-'

                                                                        • E vão ficar nessa até os trouxas cairem na real.

                                                                            • Já percebe que a Apple só foca em aumentar seus lucros...

                                                                                • Toda empresa precisa de lucros pra crescer, mas o problema é quando isso se torna o objetivo principal de sua existência. #SaudadesdoJobs

                                                                                    • Discordo. Sei que você é fá da Apple é não consegue enxergar ponto negativa, tudo que o Tim Cook faz é maravilha. Eu acho egoísta só focar lucro fazer empresa mais valioso do mundo.. Lembro da Samsung quando foi de Galaxy s5 era barato é quando Apple lançou iphone 4s que colocou dobro do preço e o Samsung focou a fazer também que a Apple estragou.. Samsung é apaixonado pelo Apple.. Eu clítico da Samsung também , se o Samsung x Apple continuar só aumentando vai cair feio vai perder muitos clientes que o Samsung já deve muito sucesso do s2 , s3 e s7 ..

                                                                                    • Ao tentar "evitar o conflito entre as equipes" será que o Tim estava tentando tirar o dele da reta? Estava mesmo?

                                                                                      • A Apple poderia começar a lançar aparelhos com mais frequência e focados em todos os tipos de público. Já faz tempo que ela deixou de ser sinônimo de status mesmo.

                                                                                          • Mas isso ia acabar transformando ela em uma nova Samsung, que lança um aparelho por mês praticamente, com várias variantes diferentes. Com vários aparelhos, ia ser mais difícil trabalhar em atualizações.

                                                                                              • Cada ano que passa os preços dos smart tops estão ficando cada vez mais caros. Daqui a pouco, se ela visar só nos tops e não inovar bastante, só os muito ricos ou aficcionados vão continuar comprando.

                                                                                                  • Não precisa ser como a Samsung. Poderia ter uma linha highend e uma mid. Ela só tem TOP e a versão grande do TOP. O "se" é um caso a parte porque apesar de parecer mid, é top também. kk

                                                                                                • Falou a verdade , transformou a Apple em empresa chata e metida , sem mudanças na interface e no design...

                                                                                                    • Existem duas Apple. Antes e depois. Fato!
                                                                                                      A de antes era modinha, agora é só pra trouxa mesmo.

                                                                                                      • Concordo. Há muito tempo, a maçã deixou de inovar, não vejo mais aquele encantamento com seus produtos como acontecia na época em que o genial Steve Jobs era vivo. Hoje a empresa é apenas mais uma no meio de tantas outras. Principalmente se não houver uma verdadeira inovação por parte do iPhone 8, acho que a maçã terá o mesmo destino da antiga Nokia.

                                                                                                        • Retomando.........

                                                                                                          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                                          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo