LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Plot-twist! Google estava por trás da remoção do app nativo 'YouTube' do iOS

30 de junho de 2017 2

Como estamos na semana de comemoração dos 10 anos do iPhone (que ganhou um artigo especial dedicado a todos os seus 'podres'), vamos comentar um pouco mais sobre a história do iOS.

Com a chegada do iOS 6, muitas coisas mudaram no sistema operacional móvel da maçã.

A Apple resolveu trocar o Google Maps por seu novo sistema de navegação, o Apple Maps, que no início, era terrível, e outra grande perda a ser mencionada ficou por conta da remoção do app nativo do YouTube da plataforma (ainda durante a fase beta do sistema).

Do contrário que muitos pensavam, a decisão de removê-lo não foi algo que partiu da Apple, e sim, da Google.

Quem deixou isso claro foi Hunter Walk, ex-chefe de Produto do Youtube, que contou um pouco mais sobre essa reviravolta (que desagradou até membros da equipe da gigante das buscas) em seu perfil no Twitter:

"A Apple contactou o YouTube perguntando se ele aceitaria ser um aplicativo nativo no primeiro iPhone. Fazendo isso de uma forma que não desvirtuasse o 'YouTube móvel' do YouTube propriamente dito.

Naquela época, o YouTube ainda era uma firma independente da Google, e nossa equipe teve de fazer um ótimo trabalho gerenciando interesses da Apple e da Google.

O problema era relacionado à algum tipo de acordo envolvendo uma API e linguagens adicionais, pois a Apple queria construir o aplicativo, queria ter controle sobre ele.

Odiava o ícone de TV antiga, mas não havia a mínima chance deles colocarem o logo do YouTube. "

"A Apple não gostava de conteúdo gerado por usuários, mas eles precisavam de um motivo que fizesse com que as massas se interessassem pelo smartphone, e o YouTube é um mercado voltado para as massas.

Por causa do sucesso no primeiro iPhone, nosso posicionamento fez com que operadoras de telefonia móvel se aproximassem, oferecendo dinheiro, pois queria, ser 'compatíveis com o YouTube'.

Nós queríamos que os clientes perguntassem 'esse telefone é compatível com YouTube' quando fossem adquirir seu primeiro smartphone. As operadoras nos divulgaram."

"Em 2012, com a chegada do iOS 6, foi hora do YouTube retomar controle sobre seu app, que estava nas mãos da Apple. Arriscamos não renovar o contrato.

Ótimo, as equipes do YouTube/Google Mobile estavam trabalhando juntas. Era arriscado ser removido de todos os aparelhos com iOS 6!

Milhões e milhões de telefones — o App do YouTube desapareceu! Mas consumidores reinstalaram da App Store, graças à divulgação por meio de outros apps da Google.

Foi uma das séries de decisões mais interessantes e consequentes durante minha época no YouTube. Não sem causar controvérsia internamente."


2

Comentários

Plot-twist! Google estava por trás da remoção do app nativo 'YouTube' do iOS
  • Ocorreu algo parecido com aquele YouTube que a Microsoft criou para Windows Phone quando o sistema era ainda vivo, a diferença é que a Google não botou o app oficial na Windows Store pois o dinheiro gasto com desenvolvimento é manutenção dele não seria recuperado graças a participação ridícula de mercado que o sistema tinha.

      • Se não me engano chegou a ter um app do YouTube. Tem também um email do criador do Android dizendo que o WP era uma ameaça. Especula-se que essa foi a razão da retirada do aplicativo

        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo