LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativo Anatel Consumidor é lançado para ajudar usuários insatisfeitos com operadoras

26 de junho de 2015 4

A Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) está disponibilizando um aplicativo para os principais sistemas móveis do mercado, Android, iOS e Windows Phone. Batizado de “Anatel Consumidor”, a ferramenta permitirá que os consumidores registrem e acompanhem reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. O aplicativo permite ainda registrar e acompanhar sugestões e pedidos de informação, além de trazer uma seção “Perguntas Frequentes” destinada a sanar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor.

Nas palavras do presidente da Agência, João Rezende, “trata-se de mais uma iniciativa para permitir que o consumidor exerça seus direitos com maior praticidade e rapidez. A nossa intenção é que a internet seja, nos próximos anos, o principal canal de atendimento da Anatel”.

Diante do grande número de reclamações contra operadoras de telefonia registradas em 2014 (2,8 milhões) e também em 2015 (1,5 milhão até maio), por meio dos canais “Fale Conosco” na página da agencia na web e principalmente por telefone, a ANATEL espera facilitar o processo para os consumidores com o novo aplicativo. Além disso, a agencia também acompanha como as prestadoras atendem ao consumidor, monitora quais são as principais razões que levam o usuário a acioná-la e, baseando-se nessas informações, trabalha em mudanças nas regras do setor, fiscalização e acompanhamento. O vídeo abaixo ensina a utilizar o novo aplicativo.

“Está mais fácil registrar uma reclamação na Anatel. Mas é fundamental que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet. É a operadora, afinal, que tem a obrigação de atender bem ao consumidor, respeitar o contrato que firmou com ele e atender às regras do setor” afirma Elisa Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel. “A Agência só deve ser acessada caso o atendimento da prestadora não resolva a situação. Por isso, é fundamental que o consumidor anote e guarde os números de protocolos de atendimento que a empresa lhe fornecer.

Vale ressaltar que nem todas as reclamações feitas à ANATEL são atendidas, com cerca de 70% recebendo resposta dentro do prazo de cinco dias úteis. O processo começa com o registro de uma reclamação, o encaminhamento da mesma para a prestadora que está sendo reclamada, quando essa última passa a ter até cinco dias úteis para responder ao consumidor. Os que desejarem instalar o aplicativo “Anatel Consumidor” podem fazê-lo nos links abaixo.


4

Comentários

Aplicativo Anatel Consumidor é lançado para ajudar usuários insatisfeitos com operadoras
  • Testei o aplicativo, funciona bem, me pareceu muito bem feito. A reclamação que fiz mais cedo por telefone já consta vendo pelo aplicativo. Já pela página da Anatel pelo PC sempre dá erro.

      • Hoje mesmo precisei acessar Anatel pelo site (contra cobranças totalmente indevidas da NET, que já tentei umas 10X tentar resolver pelo 10621 e Ouvidoria, mas só enrolam), mas na hora de enviar o formulário o site da Anatel indicava falha. Tentei umas 5X, aí desisti e liguei direto. Pelo menos pelo telefone registraram a reclamação. Se resolve? Não levei fé. Vou precisar acionar a NET na justiça mesmo.

          • A melhor "ajuda" que a Anatel poderia fazer ao consumidor neste momento é proibir o bloqueio da internet móvel.

              • Daqui uns mês acho que umas 10 milhões de reclamações serão feitas pelo App. Por que reclamações de operadoras tem e de sobra.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista