LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Spotify lança "Mapa da Música" com as canções mais ouvidas nas grandes cidades do mundo

13 de julho de 2015 20

Em nosso imenso especial sobre o futuro da música, o TudoCelular falou um pouco sobre o funcionamento do Spotify, e como a empresa possuí o maior banco de dados do mundo sobre os hábitos de consumo musicais na última década. Todo este conhecimento se tornou exclusivo da empresa depois da compra da Echo Nest, uma pequena companhia que responsável pelo monitoramento de dezenas dos maiores serviços de música da internet.

Agora o Spotify criou uma nova função muito interessante, que são playlists customizadas com o que mais escutado em diferentes cidades do globo. Quase todos os grandes centros urbanos do Brasil aparecem no mapa, capaz de dar uma perspectiva muito interessante no hábito de consumo da maioria dos brasileiros.

É importante lembrar que alguns artistas são muito famosos no mundo todo, nomes como Rihanna ou Maroon 5, todos esses, que já aparecem na contagem diária das 50 músicas mais ouvidas na classificação oficial do Spotify estão sublimados das listas por cidades, na medida em que o objetivo destas é mostrar suas particularidades. Quem são os músicos mais escutados em São Paulo, ignorando o pequeno número que já aparece nas grandes listas do programa? Qual é a diferença entre o que escuta um baiano e o que escuta um parisiense?

Você pode explorar o mundo da música regional no mapa aqui embaixo:

Algumas observações são bem interessantes, enquanto a lista das músicas mais ouvidas de Curitiba é dominada pelo sertanejo, no Rio nenhum cantor desse gênero aparece na lista que tem muito mais funk, samba e pagode. Enquanto o Forró domina completamente as listas do Recife, a lista de Manaus deixa claro a forte influência do Carimbó com bandas como Alaídenegão.

A nova função também é excelente para músicos que querem entender em que cenários eles tem mais chances de darem certo. Olhando rapidamente para as grandes capitais do Brasil, é possível perceber uma preponderância da música sertaneja no interior e no sul do Brasil. A partir do Rio de Janeiro e subindo, as cidades parecem mais voltadas para o consumo de música local.

Outra coisa que podemos notar ao olhar as listas de diferentes cidades é que quatro estilos parecem dominar hoje a maior parte dos centros urbanos do Brasil: o sertanejo, o forró, o pagode e o funk. Estes quatro podem ser vistos atualmente como os grandes pesos pesados brasileiros, aparecendo com alguma representação em quase todas as cidades.


20

Comentários

Spotify lança "Mapa da Música" com as canções mais ouvidas nas grandes cidades do mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista