LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agora vai? BlackBerry 10 pode 'ressuscitar' no mercado

06 de outubro de 2016 22

O mercado de sistemas operacionais, indiscutivelmente é um dos mais poderosos do mundo. Nessa eterna rixa entre gigantes, infelizmente algumas acabam cedendo e ‘jogando a toalha’ com suas respectivas plataformas. Na última semana, foi a vez da Mozilla anunciar oficialmente que o Firefox OS estaria sendo encerrado, visto a grande demanda pelo Android e iOS pelos usuários, o sistema operacional livre da organização acabou perdendo desenvolvedores, e obviamente ficou inviável seguir com o projeto.

Algo bem semelhante também aconteceu com o clássico BlackBerry 10, o sistema operacional da companhia canadense, que rodeado pelo emblemático robozinho do Google e a imponente Maçã de Cupertino, acabou sucumbindo na batalha. Mas esta semana parece que o sistema de fato pode ressuscitar para ver a luz do dia mais uma vez. O que é relativamente irônico é que as próprias empresas que ‘mataram’ o sistema operacional da BlackBerry, talvez sejam as únicas quem podem trazê-lo de volta à vida.


Segundo uma entrevista com o vice-presidente da BlackBerry, Alex Thurber, a companhia estaria interessada em simplesmente licenciar o sistema operacional para as fabricantes que tenham grande interesse nele, ao invés de embarcar o mesmo nos smartphones da própria empresa.

Embora que o BlackBerry 10 já havia ganhado grande destaque com os recursos que oferecia, o SO não conseguiu ganhar o espaço planejado no mercado, sendo então derrotado friamente pelo Android e iOS. Como também acabou perdendo desenvolvedores, visto que a grande maioria migrou para os sistemas móveis do Google e Apple, a loja de aplicativos infelizmente sofreu grande impacto, com soluções simples e sem muita utilidade para os usuários, até chegar a um ponto que a gigante canadense viu que seria irreversível reparar os danos causados pelas concorrentes.

O novo projeto da empresa parece ser promissor, e se funcionar como planejado, o BlackBerry 10 poderá voltar com força máxima para o embate. Até o momento a companhia ainda não divulgou maiores detalhes com relação as possíveis fabricantes parceiras que estariam interessadas em trabalhar com o BlackBerry 10, contudo, novas informações podem aparecer durante as próximas semanas.


22

Comentários

Agora vai? BlackBerry 10 pode 'ressuscitar' no mercado
  • Gostava do BB10, uma pena ter naufragado.

      • Foi a mais sensata análise sobre a Blackberry que já li!

          • Respondendo sua pergunta "agora vai?", Vai sim, para o buraco!!! Apesar de gostar do BB 10 e ainda usar um BB Z10, Blackberry nunca mais!!! Vou ficar com o Android travador, aquecedor de bateria e devorador de RAM!!!

              • Uso Blackberry, o OS é realmente fantastico, em mão de OEM's seria interessante para a população ver que existe vida além do Android.

                Se ela da prosseguimento ao Runtime...veremos um futuro promissor ao OS.

                Uma parceria com a OnePlus seria muito bonito de se ver.

                  • Era só fazer como os concorrentes colocar lojas nos principais shopings e autorizadas nas principais capitais. Quem mora no Rio de Janeiro por exemplo não tem opção de nada.

                    • Espero que cresça muito. Ficar refém apenas de Android ou iOS é ruim demais.

                        • Que bom espero que dê certo, gostaria muito de um smartphone com bom preço rodando bb OS

                            • A BB não sabe ainda o que vai fazer pra tentar sair da crise, isso é fato. Acho que ela tem duas opções que, se forem bem executadas, podem dar certo:

                              A primeira é dar prosseguimento à adoção do Android e fornecer smartphones com uma versão diferenciada do robozinho, focada na segurança. Pra isto dar certo, ela precisa que seus aparelhos sejam economicamente atraentes, pq nome eu acho que ela ainda tem. E a notícia da terceirização do hardware é exatamente por conta disto, querem diminuir o preço do produto final diminuindo o gasto com desenvolvimento de hardware. Se lançarem aparelhos com preço interessante e uma boa versão BB do Android, com uma suíte de apps BB exclusiva, é capaz de dar certo. Eu seria um que compraria.

                              A segunda opção é esta de procurar interessados em seu SO. Alguns rumores apontam que a Google busca uma forma de ter mais controle sobre seu SO, inclusive que ela tem a intenção de diminuir o poder e liberdade das fabricantes em suas personalizações. Algumas fabricantes buscam alternativas ao Android e o BB OS pode se aproveitar desse cenário para se difundir, já que é um sistema já pronto. Acho essa opção mais arriscada e dura para se obter êxito, mas se eles conseguirem bons parceiros, é possível vermos o BB OS como 3ª força mobile no futuro, ainda mais com o W10M dando indícios que não vai vingar.

                              Eu torço para que a BB escolha com sabedoria os seus próximos passos e que se levante mais forte que quando caiu. E que busquem atingir todos os perfis de usuários, não apenas corporativos, para que tenhamos aparelhos com perfis diferentes de consumidores e faixas de preço variadas.

                                • Cuidado Windows 10 Mobile

                                    • Haaaaa se a Google comorasse o BB OS e implementasse a loja da Google nele, ai sim hem ^^

                                        • Acho que à esta altura do campeonato não cola mais... só acho...

                                            • E eu que achei que ela iria fazer sua versão android/ bbOS como uma sistema a parte baseado no andróid como as chinesas fazem !

                                                • Tá seguindo o mesmo caminho que começou com a Google, depois com a Microsoft e agora com a BB.

                                                    • Preço, preço é tudo. Se a BB tiver juízo não vai trabalhar com preços horríveis, são bons mas precisam conquistar mercado primeiro, essa de querer bater de frente com preços da Apple não vira

                                                        • Seria uma decisão inteligente trazer de volta o excelente OS e todo o pacote que fez com que a RIM hj Blackbarry se torna-se conhecida no mundo, mais isso não faz sentido se não estiver dentro de um dispositivo proprio!

                                                            • Espero desde março à atualização 10.3.3 e até agora nada.... E olha que é uma atualização praticamente nada inovadora ....... Já morreu já, nem estou conseguindo me livrar do meu BB10 ...

                                                                • Nati morto. Tem que ter novidades que deixem o usuário querendo usar.

                                                                    • Me desculpa. Mas esse CEO é um burro. Não sabe o que faz. Parece adolescente escolhendo o curso na faculdade.

                                                                      Android

                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                      Android

                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                      Windows

                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                      Economia e mercado

                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista