LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM, Vivo ou Claro, qual a mais desinformada?

12 de novembro de 2009 4

Operadoras desinformadas sobre o iPhone
Operadoras desinformadas sobre o iPhone

Esse post foi publicado originalmente no site PDAMagazine por Danilo Kosinski e Danilo Brizola. Trata-se de uma matéria muito interessante que mostra de forma clara o tamanho do despreparo e desinformação dos atendentes nas operadoras brasileiras em relação aos celulares que estão sendo vendidos. No caso dessa matéria, em específico, o iPhone.

O post é longoe contém duas páginas, mas vale a pena ser lido. Está aqui replicado na íntegra, e ao final, alguns comentários do TudoCelular.

----

Quem está mais desinformada?

Hoje em dia, em qualquer loja, os vendedores devem estar preparados e treinados para poder realizar a venda da sua mercadoria, se o vendedor não souber informar o cliente sobre as funcionalidades, vantagens, etc, do produto em questão é bem provável que ele não conclua a venda. Isso ficou bem evidente na nossa pesquisa, vou confessar e o meu chara não me deixa mentir, houve momentos em que a vontade de rir da cara do vendedor foi enorme, sabemos que a culpa não é dele, mas é um tanto quanto constrangedor para ambas as partes.

A nossa idéia foi a seguinte: fizemos o papel de dois compradores em potencial totalmente leigos em iPhone (sabemos que isso não é nem um pouco verdade hehe) e fizemos diversas perguntas aos vendedores, perguntas simples, mas que foi como se estivessemos fazendo “terrorismo pscológico” com os eles. Vamos analisar operadora por operadora:

1°) OPERADORA CLARO (ou seria no escuro???)

Foi a primeira operadora que visitamos, dentre as três foi a que ficou em segundo lugar no quesito tempo de espera para ser atendido. Ela possuia um iPhone 3G fixo para que o público pudesse conhecer o aparelho mas não havia aparelho que pudesse ser manuseado pelo vendedor juntamente com o cliente.

A vendedora era muito pouco instruída a respeito do aparelho, demorava a responder as perguntas, foi pelo menos duas vezes procurar a resposta com outro vendedor (que por sinal sabia menos que ela) isso quando não inventava alguma coisa. Ela não tinha a menor noção dos recursos que o aparelho poderia disponiblizar. As piores respostas (quase todas) foram:

PDAMagazine: Quais os recursos do iPhone?

Claro: Olha… ele é um aparelho super intuitivo…

Ouvimos umas vintes vezes essa frase nos 25 min que ficamos na loja da Claro.

PDAMagazine: O iPhone visualiza e edita documentos do Office?

Claro: Ele não visualiza e não edita, você tem que baixar um aplicativo para fazer isso.

Sabemos que o iPhone visualiza documentos .doc, .xls, .ppt, .pps, .pdf, .txt, resumindo respondeu errado.

PDAMagazine: A internet do iPhone é no formato html padrão ou é aquela reduzida para a maioria dos dispositivos móveis ? Ele roda sites em flash?

Claro: É a versão reduzida. Ele roda flash sem problemas.

Outro erro da vendedora, o iPhone roda a versão html padrão, o pior foi o flash, só se o iPhone dela roda flash, porque o meu não roda… ahahah

PDAMagazine: Como funciona o Bluetooth do iPhone? Consigo passar arquivos para outro celular?

Claro: Você só consegue passar arquivos de iPhone para iPhone.

O iPhone da Claro deve ser diferenciado… Sabemos que não é possível transferir dados via bluetooth de iPhone para nenhum outro aparelho e nem para outro iPhone também, o bluetooth dele serve só para fones de ouvido ou sons automotivos compatíveis.

Balanço Claro: Os vendedores da Claro estão totalmente despreparados para realizar a venda do iPhone. A vendedora não soubre responder praticamente nenhuma das perguntas referentes as especificações ténicas do aparelho e mais, para não fazer feio ela acabava inventando respostas e recursos que o iPhone não possui, é como enganar o consumidor, totalmente lastimavel. Outra coisa que notei foi a comparação quase que constante com outros aparelhos como o Nokia N95. Se eu dependesse das informações da vendedora para adquirir o aparelho, desistiria na hora da compra. Em resumo, ficou em segundo lugar no quesito “desinformação”.

[Continua na próxima página...]


2°) OPERADORA VIVO (ou seria “MORTO” em informações ???)

Nossa visita a loja da VIVO foi uma verdadeira sessão de comédia, sem dúvida a melhor e ao mesmo tempo a pior da noite. A única coisa que de positivo na VIVO foi o carisma do vendedor que nos atendeu, muito louco o gordinho. No geral a VIVO teve tudo para ser a pior de todas, a começar pelo tempo de espera, foram mais de trinta minutos esperando em pé para ser atendido, isso sem contar alguns funcionários digamos assim, “exóticos” que estavam trabalhando lá, mas isso não vem ao caso.

Se não fosse o carisma do vendedor, a nossa visita a vivo seria um desastre total, os funcionários são totalmente destreinados, não sabem o que estão falando, e lembrem-se que a vivo foi a primeira a começar a vender iPhones 3G no Brasil. Fizemos o vendedor literalmente suar para responder as nossas perguntas e detalhe: uma resposta mais engraçada que a outra, veja só:

PDAMagazine: Quais as funções do iPhone?

VIVO: Olha… ele é mais um iPod com a função de telefonar do que um celular em si…

Se eu estivesse a fim de comprar um iPhone essa resposta me faria desistir na hora.

PDAMagazine: Fiquei sabendo que é possível instalar aplicativos no iPhone, como faço isso?

VIVO: Você pode “abaixar” diretamente do site da Apple, mas lá é tudo pago… (Chamou a gente bem perto dele, abaixou o tom de voz e falou)… mas vocês podem instalar um crack no aparelho e instalar tudo de graça… (risos do vendedor)…

Como um vendedor vai falar em instalar um “crack” no aparelho??? Essa hora eu tive que olhar para o lado para não rir, muito comédia ele falando baixinho para ninguém ouvir. Primeiro que não se baixa aplicativos do site da Apple mas sim, da AppStore do iTunes, acho que o vendedor queria falar sobre o quickpwn com uma mistura de aplicativos crackeados.

PDAMagazine: Como funciona o GPS do iPhone? É através de triângulação de sinal de torres de celular ou ele tem um hardware GPS próprio ?

VIVO: Ééééé… (pensou por alguns segundos) ele não te dá a rota, só faz sua localização… mas você pode instalar o Garmim…

Resumindo, ele nem sabe como fuciona um GPS e outra coisa: Garmim no iPhone ??? ahahahahah

PDAMagazine: Posso sincronizar meus e-mails e contatos do Outlook para o iPhone?

VIVO: O iPhone não é compativel com nenhum serviço da Microsoft.

A opção Microsoft Exchange e a opção de sincronizar contatos com o Outlook devem estar só para bonito no menu Mail do iPhone e no iTunes…

PDAMagazine: O iPhone possui o recurso Push?

VIVO: O que é isso? (risos do vendedor).

Totalmente leigo.

Balanço VIVO: Os vendedores das lojas da VIVO estão precisando de um treinamento urgente! Não sabem praticamente nada sobre os recursos do aparelho e, acabam fazendo a mesma coisa que acontece na Claro, inventam respostas absurdas. Quando já estavamos de saida o vendedor confessou que o treinamento deles foi bastante fraco e limitado. Outro ponto negativo na VIVO foi a falta de um aparelho para demonstração, o iPhone que fica fixo estava bloqueado e os vendedores não possuiam nenhum para que fosse mostrado detalhadamente ao cliente. Em resumo, a VIVO ficou em primeiro lugar no quesito “desinformação”.

3°) OPERADORA TIM (sem fronteiras para a desinformação…)

Já no final da noite e já extasiados pela quantidade de besteira que tinhamos ouvido nos dirigimos a loja da TIM. A espera pelo atendimento foi a menor entre as três operadoras mas como era de se esperar, pegamos outro vendedor despreparado. Ele respondeu algumas perguntas corretamentes, como o GPS e E-mail mas falou bastante besteira também e, acabou inventando bastante coisa… Pelo menos eles tinham aparelho disponivel para mostrar ao cliente.

PDAMagazine: O iPhone roda sites da Web normalmente? Não tem nenhum problema com Flash ou Java?

TIM: Flash ele roda perfeito, ele só tem uns probleminhas com java, mas você “abaixa” um aplicativo que resolve.

Não era para ser ao contrário a resposta dele? Não sabia o que estava falando e inventou besteira…

PDAMagazine: O que é esse ícone aqui? …(Apontei para o ícone da AppStore)… é para comprar aplicativos?

TIM: É sim, mas o iPhone tem que estar conectado no PC com o iTunes aberto para funcionar…

Imagine só que para usar a AppStore do iPhone eu tenho que conectar ele no Pc… totalmente furada a informação.

PDAMagazine: Vocês têm os dois modelos? O de 8Gb e o de 16 Gb?

TIM: Tenho os dois modelos, mas a partir de um tempo vamos vender só o de 16Gb e o de 32 Gb.

Seriam essas informações vazadas somente para a TIM do lançamento do novo iPhone 32GB (na época que a pesquisa foi feita, ainda não existia essa versão) ???? ahahahahah

PDAMagazine: O iPhone já é vendido desbloqueado?

TIM: Não… nem a Apple autorizou a TIM a desbloquear o aparelho…

Mais uma besteira, a Apple não fez restrição a nenhuma operadora brasileira referente ao desbloqueio.

Balanço TIM: Entre as três operadoras a TIM foi a que teve o melhor resultado, apesar das respostas erradas eles souberam informar grande parte dos recursos mas, mesmo assim, falta treinamento aos vendedores.

Comentários

É difícil exigir que, mesmo um atendente que trabalha horas por dia com esses aparelhos, conheça todas as especificações e as particularidades de cada celular. No entanto, alguns celulares com certeza mereçam uma atenção especial, e o iPhone com certeza se encaixa nesse quadro.

O despreparo das operadoras é visível e a falta de informação preocupa qualquer usuário, que pode acabar levando para casa um aparelho diferente daquilo que espera encontrar.

  • O Apple iPhone 3G S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 3G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

TIM, Vivo ou Claro, qual a mais desinformada?
  • Na boa.Quem compra Iphone nao pega informaçao com vendedor.

      • Com certeza esse despreparo existe, porém a pergunta que eu faço, até quando? Até quando os usuários terão que ficar na mão? Isso realmente é muito lamentável.

          • Muito boa esta matéria!

            Realmente os vendedores não tem muita informação quanto a aparelhos,um despreparo !

            Outro dia fui a uma loja e perguntei à atendente se ela tinha o samsung omnia2.Ela respondeu que sim e que estava exposto na vitrine.Mas o que estava la era o omnia I900.Eu sabia que ela estava enganada porque eu não tinha visto nada parecido,rsrssr.

              • Com certeza o despreparo dos vendedores acabam influenciando a compra errada do produto pelo consumidor, isso é lamentável e acontece frequentemente no ramo de tecnologia móvel. Creio que para você vender qualquer coisa você precisa investir em conhecimento do produto, esse é o ponto chave para boas vendas.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista