LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas desenvolvem tecnologia que recarrega bateria com a sua voz

16 de maio de 2011 4

O modo como você recarrega a bateria do seu celular pode estar para mudar num futuro breve. Cientistas coreanos da Universidade Sungkyunkwan, de Seul, desenvolveram uma tecnologia capaz de transformar a energia do som em eletricidade. Essa energia seria capaz de carregar a bateria de celulares, segundo o The (London) Sunday Telegraph.
Assim, a tecnologia desenvolvida poderia fazer uso tanto da nossa voz, enquanto conversamos no celular, quanto de ruídos externos e até música enquanto o telefone não está em uso.
A tecnologia usa minúsculos fios de óxido de zinco inseridos entre dois eletrodos. Uma almofada absorvente em cima vibra quando as ondas sonoras a atinge, fazendo com que os fios de óxido de zinco minúsculos se comprimam e relaxem. Esse movimento gera uma corrente elétrica.
Som recarrega seu celular
Som recarrega seu celular
Segundo o Dr. Sang-Woo Kim, que vem desenvolvendo o projeto no instituto de nanotecnologia da Universidade, "O som que sempre existe em nossa vida cotidiana e nos ambientes têm sido negligenciados como fonte. Isto nos motivou a realizar a geração de energia, transformando energia sonora de música, fala ou ruído em energia elétrica."

Obviamente, a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores não se limita apenas às recargas de celulares. Paredes de isolamento acústico perto das estradas poderiam gerar eletricidade a partir do som de veículos que passam, trazendo o benefício adicional da redução de ruídos nas imediações de rodovias.
Um protótipo já foi desenvolvido pelos cientistas, convertendo sons equivalente a 50 millivolts em eletricidade. Contudo, isso ainda não proporciona energia suficiente para uma recarga completa de celular. Para isso, os pequisadores estão trabalhando em meios de otimizar a captação de ruídos mais baixos.

4

Comentários

Cientistas desenvolvem tecnologia que recarrega bateria com a sua voz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista