LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha

NFC pode permitir acesso indesejado em Androids e no MeeGo

25 de julho de 2012 15

Uma falha na segurança da tecnologia NFC permite que aparelhos com Android ou MeeGo possam ser invadidos sem que o usuário note. Claro que como o NFC funciona apenas quando ambos os aparelhos estão muito próximos, a possibilidade disso acontecer é quase nula. Mas ela existe.

O hacker chamado Charlie Miller comentou, durante a conferência Black Hat, que é possível hackear um aparelho Samsung - com Android - e um Nokia - com o MeeGo instalado. Quando os dois aparelhos (ou algum dispositivo com a tecnologia NFC) estiverem a centímetros um do outro, uma onda com código malicioso é enviada ao gadget atacado e a falha é explorada no navegador, num leitor de arquivos PDF ou até no sistema operacional inteiro.

Nokia 603 com NFC
Nokia 603 com NFC

A falha foi demonstrada com um Nexus S rodando o Android Gingerbread, um Galaxy Nexus que tinha o Android Ice Cream Sandwich e o Nokia N9. O problema é que o NFC faz com que a transferência de arquivos seja aceita imediatamente após o contato, o que literalmente abre as portas da esperança (ma oooooi) para qualquer hacker entrar com qualquer coisa no seu aparelho.

Dica do TudoCelular: No Android há uma opção para desabilitar o NFC, ela fica em "Configurações" e depois em "Conexão sem fio e redes". É só desabilitar e habilitar apenas quando você quer receber algo de alguém que conhece. Dá mais trabalho, mas também oferece mais segurança para seu gadget.

NFC no Android
NFC no Android

Se curtiu, compartilhe!


15

Comentários

Continue no Fórum » NFC pode permitir acesso indesejado em Androids e no MeeGo
Deixe um comentário.

HeitorVB

HeitorVB

27 Jul 2012 @ 12:08 #15

EstanDuarte, vlw pelo esclarecimento, eu pensava q ele transmitia dados

EstanDuarte

EstanDuarte

26 Jul 2012 @ 11:40 #14

Esse povo até hoje confunde NFC com tecnologia de transmissão de dados grandes...

Ele apenas é um transmissor de rádio de curto alcance para identificação de dois pontos próximos, depois de identificado ele começa a transmissão do arquivo por outro sistema de rádio (Wifi, Bluetooth, SBean(wifi) ou qualquer outra tecnologia de compartilhamento de dados).

NFC substitui apenas a necessidade de troca de senhas e pins no pareamento, somente isso e nada mais, os conhecido como tags, identificadores, só isso.

FelipeVegas

FelipeVegas

26 Jul 2012 @ 11:36 #13

pra que deixar ligado ... pra gastar bateria ? o risco é nulo mesmo , mas é um aviso para o pessoal ficarem espertos , já tó até vendo como vai ser o iphone 5 com NFC kkk

Itamarzao

Itamarzao

26 Jul 2012 @ 02:03 #12

Basta criarmos o hábito de somente ligá-lo na hora de usar, como já fazemos com o bluetooth e o wi-fi, mesmo porque ligado deve consumir mais energia. E ele continua sendo sim muito útil para transferir, por exemplo, videos com muitos MB, pois é muito mais rápido do que o bluetooth.

Diego

Diego

26 Jul 2012 @ 01:05 #11

Ma Oooooooooi!

Novidade. .

Oh. . .

E os Expert"s

Rs..

HeitorVB

HeitorVB

25 Jul 2012 @ 09:54 #10

Estan, se tiver essa promoçao me avise, kkkkkkkkkkkk

HeitorVB

HeitorVB

25 Jul 2012 @ 09:53 #9

Tecnologia sempre(ou quase) é criada pra melhora algo mas alguem consegue utiliza-la mal

EstanDuarte

EstanDuarte

25 Jul 2012 @ 08:34 #8

KLLEBERSON quando começarem dar como brinde na compra de um Chip pré pago das operadoras eu vou correndo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

_Thiago

_Thiago

25 Jul 2012 @ 08:04 #7

Nunca usei o NFC do meu Galaxy Nexus. E uma tecnologia que ainda está rastejando no Brasil

KLLEBERSON

KLLEBERSON

25 Jul 2012 @ 07:42 #6

Mais caramba q besta vai ficar andando por ai com o NFC ligado ou Bluetooth e até mesmo o Wifi? Tem q ser muito sem norção mesmo.



@EstanDuarte



O Lumia 900 chegou não vei pegar o seu? kkkk

Marciomaciel

Marciomaciel

25 Jul 2012 @ 07:41 #5

Alguém finja surpresa!

EstanDuarte

EstanDuarte

25 Jul 2012 @ 07:21 #4

Os tradicionais Spywares que são muito comuns em Symbians e Androids, em breve nos outros sistemas, como citado aí o MeeGo.

EstanDuarte

EstanDuarte

25 Jul 2012 @ 07:19 #3

Se a ultilidade do NFC é ficar ligado e assim o smartphone liberar o compartilhamento de arquivo por meio de proximidade de ambos aparelhos, a funcionalidade do NFC fica nula já que desligado você precisa apenas enviar um arquivo por Bluetooth ou Wifi e pedir pra pessoa aceitar o arquivo. O NFC é pra acelerar o processo de compartilhamento, evitando a demora dos emparelhamentos e pins.

Vantagem acabou com o perigo que vivemos hoje, muita gente querendo dinheiro sem trabalhar...

Se usa smartphone pra compras com cartão de crédito em sites e aplicativos, isso compromete a segurança, já que no trem um hacker pode passar perto de você e disparar milhões de mini aplicativos leitores de teclado e tela e descobrir seus negócios ou privacidades.

HeitorVB

HeitorVB

25 Jul 2012 @ 06:47 #2

Em um episodio de "peson of interest" da warner o cara clona o cel. do mafioso colocando perto, aqula maquina existe e previu issoo_O(so que no seriado nao podia ser nfc pq era iphome)

UnknownUser

UnknownUser

25 Jul 2012 @ 06:37 #1

Nos Nokias tem essa Opção também, é só ir em CONFIGURAÇÕES, CONECTIVIDADE, e clicar na opção NFC, e é só desligar O meu eu deixo ligado...

Especiais

O melhor do TudoCelular, na semana passada

Especiais

Fotos dos leitores #13

Apple

12 rumores absurdos e errados sobre os produtos da Apple

Apple

Como esconder o horário que você viu as mensagens no WhatsApp