LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

NFC pode permitir acesso indesejado em Androids e no MeeGo

25 de julho de 2012 15

Uma falha na segurança da tecnologia NFC permite que aparelhos com Android ou MeeGo possam ser invadidos sem que o usuário note. Claro que como o NFC funciona apenas quando ambos os aparelhos estão muito próximos, a possibilidade disso acontecer é quase nula. Mas ela existe.

O hacker chamado Charlie Miller comentou, durante a conferência Black Hat, que é possível hackear um aparelho Samsung - com Android - e um Nokia - com o MeeGo instalado. Quando os dois aparelhos (ou algum dispositivo com a tecnologia NFC) estiverem a centímetros um do outro, uma onda com código malicioso é enviada ao gadget atacado e a falha é explorada no navegador, num leitor de arquivos PDF ou até no sistema operacional inteiro.

Nokia 603 com NFC
Nokia 603 com NFC

A falha foi demonstrada com um Nexus S rodando o Android Gingerbread, um Galaxy Nexus que tinha o Android Ice Cream Sandwich e o Nokia N9. O problema é que o NFC faz com que a transferência de arquivos seja aceita imediatamente após o contato, o que literalmente abre as portas da esperança (ma oooooi) para qualquer hacker entrar com qualquer coisa no seu aparelho.

Dica do TudoCelular: No Android há uma opção para desabilitar o NFC, ela fica em "Configurações" e depois em "Conexão sem fio e redes". É só desabilitar e habilitar apenas quando você quer receber algo de alguém que conhece. Dá mais trabalho, mas também oferece mais segurança para seu gadget.

NFC no Android
NFC no Android

Se curtiu, compartilhe!


15

Comentários

Continue no Fórum » NFC pode permitir acesso indesejado em Androids e no MeeGo
Deixe um comentário.

HeitorVB HeitorVB 2 anos atrás #15

EstanDuarte, vlw pelo esclarecimento, eu pensava q ele transmitia dados

EstanDuarte EstanDuarte 2 anos atrás #14

Esse povo até hoje confunde NFC com tecnologia de transmissão de dados grandes...

Ele apenas é um transmissor de rádio de curto alcance para identificação de dois pontos próximos, depois de identificado ele começa a transmissão do arquivo por outro sistema de rádio (Wifi, Bluetooth, SBean(wifi) ou qualquer outra tecnologia de compartilhamento de dados).

NFC substitui apenas a necessidade de troca de senhas e pins no pareamento, somente isso e nada mais, os conhecido como tags, identificadores, só isso.

FelipeVegas FelipeVegas 2 anos atrás #13

pra que deixar ligado ... pra gastar bateria ? o risco é nulo mesmo , mas é um aviso para o pessoal ficarem espertos , já tó até vendo como vai ser o iphone 5 com NFC kkk

Itamarzao Itamarzao 2 anos atrás #12

Basta criarmos o hábito de somente ligá-lo na hora de usar, como já fazemos com o bluetooth e o wi-fi, mesmo porque ligado deve consumir mais energia. E ele continua sendo sim muito útil para transferir, por exemplo, videos com muitos MB, pois é muito mais rápido do que o bluetooth.

Diego Diego 2 anos atrás #11

Ma Oooooooooi!

Novidade. .

Oh. . .

E os Expert"s

Rs..

HeitorVB HeitorVB 2 anos atrás #10

Estan, se tiver essa promoçao me avise, kkkkkkkkkkkk

HeitorVB HeitorVB 2 anos atrás #9

Tecnologia sempre(ou quase) é criada pra melhora algo mas alguem consegue utiliza-la mal

EstanDuarte EstanDuarte 2 anos atrás #8

KLLEBERSON quando começarem dar como brinde na compra de um Chip pré pago das operadoras eu vou correndo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

_Thiago _Thiago 2 anos atrás #7

Nunca usei o NFC do meu Galaxy Nexus. E uma tecnologia que ainda está rastejando no Brasil

KLLEBERSON KLLEBERSON 2 anos atrás #6

Mais caramba q besta vai ficar andando por ai com o NFC ligado ou Bluetooth e até mesmo o Wifi? Tem q ser muito sem norção mesmo.



@EstanDuarte



O Lumia 900 chegou não vei pegar o seu? kkkk

Marciomaciel Marciomaciel 2 anos atrás #5

Alguém finja surpresa!

EstanDuarte EstanDuarte 2 anos atrás #4

Os tradicionais Spywares que são muito comuns em Symbians e Androids, em breve nos outros sistemas, como citado aí o MeeGo.

EstanDuarte EstanDuarte 2 anos atrás #3

Se a ultilidade do NFC é ficar ligado e assim o smartphone liberar o compartilhamento de arquivo por meio de proximidade de ambos aparelhos, a funcionalidade do NFC fica nula já que desligado você precisa apenas enviar um arquivo por Bluetooth ou Wifi e pedir pra pessoa aceitar o arquivo. O NFC é pra acelerar o processo de compartilhamento, evitando a demora dos emparelhamentos e pins.

Vantagem acabou com o perigo que vivemos hoje, muita gente querendo dinheiro sem trabalhar...

Se usa smartphone pra compras com cartão de crédito em sites e aplicativos, isso compromete a segurança, já que no trem um hacker pode passar perto de você e disparar milhões de mini aplicativos leitores de teclado e tela e descobrir seus negócios ou privacidades.

HeitorVB HeitorVB 2 anos atrás #2

Em um episodio de "peson of interest" da warner o cara clona o cel. do mafioso colocando perto, aqula maquina existe e previu issoo_O(so que no seriado nao podia ser nfc pq era iphome)

UnknownUser UnknownUser 2 anos atrás #1

Nos Nokias tem essa Opção também, é só ir em CONFIGURAÇÕES, CONECTIVIDADE, e clicar na opção NFC, e é só desligar O meu eu deixo ligado...

Planos

Por que o 4G no Brasil não é liberado para todos?

Windows

Conheça algumas funções "escondidas" do Windows Phone

Android

Desafio de display em luz solar direta com sete smartphones

Android

Vídeo review: Galaxy K Zoom, tentando ser uma câmera compacta que tem o Android por dentro