LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Por que as baterias de smartphones duram tão pouco?

21 de agosto de 2014 10

Se você é das antigas, deve se lembrar que os "tijolões" (aqueles celulares enormes) possuíam uma bateria que durava quase 1 semana. É interessante notar que com o passar do tempo e a evolução dos celulares, a bateria piorou. Apesar de acessórios terem ficado mais evoluídos, a duração da autonomia da bateria diminuiu. Reunimos alguns critérios que explicam o porque disso.

Avanços de conectividade

Conectividade ativada

Os celular antigos não possuíam conectividade Bluetooth nem Wi-Fi. Conexões como esta são grandes inimigas da sua bateria. O uso frequente do 3G, 4G e até mesmo o EDGE consomem sua bateria de uma maneira absurda! A busca constante pelo sinal mais forte e a recepção de dados exigem muito do seu celular.

Mesmo que você não esteja trocando dados naquele momento, o seu smartphone está alerta quanto ao sinal recebido da torre de telefonia; sendo assim, se quiser economizar bateria, desligue as conexões do seu gadget.

Processamento poderoso

Processador

Smartphones viraram praticamente computadores. O processador de alguns smartphones são extremamente poderosos! O chip gráfico presente nos gadgets também evoluiu e hoje em dia permitem que o smartphone rode games pesados e com gráficos tridimensionais.

Quanto mais poder de processamento, mais bateria o seu celular irá consumir. Os aplicativos presentes nas lojas estão cada vez mais trabalhados e isso aumenta a sua necessidade de um bom processamento. Quando estão a todo vapor, os processadores costumam drenar sua bateria num piscar de olhos. Mesmo com um gerenciamento eficiente de energia, a bateria dos smartphones não dá conta de tarefas exigentes por muito tempo.

Telas super brilhantes

Você lembra de como eram as telas de celulares há alguns anos atras? Não?! Eram assim...

Nokia 1100 e Motorola C200

Hoje em dia, é inimaginável um smartphone ou algum celular mais moderno com telas tão ultrapassadas quanto estas. Mas perceba que a evolução das telas trouxe consigo um consumo excessivo de bateria. O display do seu celular é o maior inimigo da sua bateria! A busca incansável dos fabricantes pela "imagem perfeita" atinge diretamente o display do seu celular. Não adianta ter uma câmera excelente, se a tela é ruim.

Mais brilho, cores mais vivas e tecnologias que melhoram a exibição das imagens exigem um consumo muito maior da sua bateria. Isso é facilmente percebido quando você ajusta o brilho da sua tela. Se você o colocar no mais baixo, sua bateria durará mais, se por o brilho no nível mais alto, sua bateria irá acabar em algumas poucas horas. Mas não é só isso. Quando maior o seu display, menor será a duração da sua bateria. Displays maiores precisam de mais iluminação, cores mais vibrantes e tecnologias capazes de apresentar imagens não distorcidas. E se você está pensando que a fonte de toda essa bela apresentação feita pela tela do seu smartphone é a sua bateria, está certíssimo.

Espessura reduzida

Vivo X3

Quanto mais fino for o celular, menor será a capacidade da bateria. De acordo com a HTC, pessoas preferem celulares mais finos do que baterias mais potentes. Se isso é verdade, não sabemos, mas é muito irritante chegar ao fim da tarde com o celular desligado porque a bateria acabou em menos de 6 horas.

Talvez acrescentar 1 ou 2 milímetros ao smartphone não seja o fim do mundo. É fato que a tendência nos diz que os smartphones deverão ser cada vez mais finos e maiores, mas e a bateria? Estas provavelmente durarão cada vez menos.

Além de olhar a capacidade máxima da bateria, observe se o smartphone é demasiadamente fino. Se você se importar mais com a estética, vá fundo, se não, opte por um smartphone com boa bateria.

Qual a solução?

Por baterias cada vez mais potentes nos smartphones. Os fabricantes têm investido muito na capacidade das baterias, mas está claro que o hardware dos gadgets evoluíram mais rapidamente que as baterias. Aplicativos devem ser repensados e ajustados para consumirem menos energia. O usuário deve ser consciente também. Seria de grande ajuda ajustar o brilho do smartphone e talvez colocá-lo no modo automático ou simplesmente reduzi-lo. É obvio que não vamos deixar nossas conexões desligadas o dia inteiro, mas por que mantê-las ativadas enquanto dormimos? Seria mais conveniente desligá-las e religá-las quando você realmente for utilizá-las. Medidas simples poderão lhe ajudar a reduzir os impactos que a sua bateria sofre.


10

Comentários

Por que as baterias de smartphones duram tão pouco?
  • O meu Samsung GTS7562 sempre teve boa autonomia. Mas foi de uns tempos para cá, nesse ano especificamente, que ele simplesmente loquiou, durava em média 2 a 3 dias e agora nem com bateria nova aguenta 24 horas...o que está acontecendo?? Eu quase não uso, ele fica intocável a maior parte do tempo. Ouvi dizer que os smartphones estão assim agora...

      • Fabricantes prometem muito ou muito app. Eu tenho usado o app da psafe pra poder otimizar meu celular. Tem me ajudado bastante

          • Falta as fabricantes tomar vergonha na cara e parar de querer baratear e por baterias mais potentes nos celulares.

              • Essa matéria tá meio idiota, pois a bateria varia de acordo com o usuário. Pessoas com o mesmo celular acham a bateria boa, outras acham ruim, e por ai vai..

                  • No meu Lumia 920, eu deixo um atalho na barra de notificações para o brilho e modo avião, quando não vou usá-lo, nem preciso ficar ligando e desligando wi-fi, gps e afins, só modo avião e pronto... E o brilho eu mudo conforme a necessidade.

                      • "É interessante notar que com o passar do tempo e a evolução dos celulares, a bateria piorou."

                        A bateria não piorou, pelo contrario, ela melhorou muito. A duração da bateria que diminuiu, pois não acompanhou o crescente consumo de energia dos smartphones modernos.

                          • pra mim 20 horas ja esta perfeito!!nao presciso de mais !!!

                              • tecnologia totalmente defasada, coisa de mais de 30 anos! isso que é a verdade e até agora não foi atualizado! simples assim!!!

                                  • Descobriram a América rsrsrsrrs

                                      • kkkkk meu amigo depois do app como whatsApp, telegram e outros entrou no mercado, não tem bateria que aguente mais, pois para funcionarem precisam de conexão, é as redes moveis consomem muito mais energia do que o wifi, tanto que ligado o desligado o wifi do meu cel não faz uma diferença gritante mais os dados moveis, ai sim.

                                        dica pra poupar energia:
                                        desligar GPS, WIFI, Bluetooth, Dados.
                                        abaixe o brilho da tela,
                                        em Lumias: Retire a Glance, Coloque sensibilidade do touch em normal, e retire o duplo toque para desbloquear.

                                        fica a dica, mais se você quer se manter sempre atualizado, compre um carregador portátil com bateria kkkkkk.

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista