LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novas baterias de íons de lítio poderão ter sistema anti-explosões

13 de outubro de 2014 17

A grande maioria dos dispositivos móveis atuais, especialmente smartphones, usam baterias de íon de lítio. Elas realmente são um grande avanço da tecnologia por conseguir carregar grande quantidade de carga elétrica em corpos cada vez mais diminutos. No entanto, possuem uma falha grave: estão sujeitas ao risco de sofrerem um curto-circuito e acabarem explodindo.

Não é raro vermos notícias de smartphones que explodem e entram em combustão, onde, algumas vezes, até causam ferimentos graves aos seus donos. Muitos destes acidentes estão relacionados às baterias dos dispositivos. Porém, esse problema parece que está com os dias contados.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, acredita ter encontrado uma solução para esse problema ao construir uma espécie de alarme nas baterias existentes que avisa quando aquela bateria possui algum problema em seus circuitos que poderia acarretar em risco de explosão. Isto será possível ao detectar vazamentos no separador entre os eletrodos. Colocando uma camada fina de cobre entre o ânodo e cátodo da bateria. Se houver um vazamento de um lado para o outro, o cobre irá reduzir a voltagem da bateria para zero.


“Você pode receber uma mensagem no seu smartphone dizendo que a voltagem caiu para zero, então a bateria precisa ser substituída. Isso daria tempo para o usuário. Mas quando você ver uma fumaça ou chama, precisa desligar imediatamente. Talvez não haja tempo para escapar. Você também pode colocar a camada de cobre mais perto do ânodo. Isso faria com que você soubesse ainda mais cedo quando a bateria pode falhar.”

Pode parecer uma mudança pequena, mas ter a garantia de que seu smartphone não irá explodir do nada deixará muitos usuários mais tranquilos. Ainda não sabemos se tal ideia será usada pelas fabricantes de baterias e quanto tempo elas deverão demorar para chegarem ao mercado. Esta, com certeza, será uma adição muito bem vinda e que não irá encarecer a produção das mesmas.


17

Comentários

Novas baterias de íons de lítio poderão ter sistema anti-explosões
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista