LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Além dos chipsets Snapdragon, Qualcomm também já produziu celulares completos

19 de janeiro de 2015 0

Qualcomm é conhecida atualmente pela sua linha de chipsets Snapdragon e afirma a presença em mais de 1 bilhão de gadgets Android, mas houve uma época em que celulares completos eram produzidos pela companhia, assim como a Apple e Samsung fazem no viés atual. Naturalmente, os modelos não eram considerados smartphones, dado a época em que foram desenvolvidos — há 16 anos. Não deixam de ser aparelhos curiosos e inovadores, no entanto.

Fundada em San Diego, Califórnia, em 1985, a empresa começou suas atividades através de serviços de localização por satélite, com foco em corporativas de veículos e entregas, e circuitos integrados para comunicação digital de rádio. Entretanto, em 1998 o Qualcomm pdQ foi apresentado como o primeiro dispositivo telemóvel CDMA, sistema de comunicação de acesso múltiplo, a ser comercializado. Um grande passo para a tecnologia móvel no mercado que antecedeu a ascensão da conectividade.

Qualcomm pdQ, o primeiro celular com conectividade CDMA a ser comercializado. Foi lançado em 1998 com uma tela LCD de 240 x 160 pixels.

Contando com um design em flip, o teclado físico foi anexado ao lado externo e, ao ser dobrado, dava abertura para botões de atalho e o rodapé da tela. Portando um display LCD de 240 x 160 pixels, o eletrônico estava entre os maiores de sua categoria. O processador de 16 MHz e 2 MB de RAM alimentavam o Qualcomm pdQ, que oferecia acesso às contas de e-mail e a navegação limitada à internet, ferramentas possibilitadas pelo software Palm OS.

Além desses fatores, o dispositivo ainda utilizava bateria de lítio capaz de promover 150 minutos de ligação, ou seja, duas horas e meia para a comunicação. Pesando aproximadamente 277 gramas, o celular era tão pesado quanto um tijolo. Qualquer indivíduo de negócios era capaz de adquiri-lo pelo modesto valor de US$ 800, ou R$ 2097 na cotação atual e sem impostos.

Infelizmente, o segmento da fabricante de chipsets não durou um longo período, pois foi vendido e integrado à Kyocera. Por outro lado, a medida permitiu que a produção de componentes tenha sido colocada em destaque, possibilitando os ótimos processadores e placas gráficas contidas na série Snapdragon, que por sua vez está presente em gadgets da Samsung, LG, Motorola e diversas marcas.


0

Comentários

Além dos chipsets Snapdragon, Qualcomm também já produziu celulares completos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista