LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores afirmam que uso de smartphones altera processamento cerebral

25 de março de 2015 0

De tempos em tempos, aparece alguma pesquisa informando como as novas tecnologias alteram nosso comportamento, formas de interagir e até mesmo nosso cérebro. Dessa vez, o alvo das pesquisas foram os smartphones, e os resultados parecem otimistas.

Sabemos que é um pouco complicado quando começamos a utilizar um desses aparelhos, pois a forma de interação com a interface não é lá muito comum para quem nunca utilizou um antes. Porém, digitar mensagens de texto no teclado virtual, rolar páginas web, e verificar seu e-mail no smartphone acabam se tornando tarefas cotidianas, muitas vezes executadas por horas a fio. Isso poderia mudar a forma como os polegares e o cérebro interagem, de acordo com pesquisadores da Universidade de Zurique, ETH Zurich e Universidade de Friburgo, Suiça.

Dr Arko Ghosh liderou a pesquisa, que envolveu o uso de eletroencefalografia (EEG) para medir a atividade cortical do cérebro em 37 pessoas destras, 26 dos quais eram usuários de smartphones touchscreen e 11 usuários de celulares antigos. A equipe publicou suas descobertas na Cell Press.

Um total de 62 eletrodos registraram como o cérebro processava o toque dos polegares, indicadores e dedos médios dos voluntários. A atividade cerebral foi, então, comparada com os comandos individuais gravados por registros de cada um deles.

A atividade elétrica nos cérebros dos usuários de smartphones se mostra melhor quando os três dedos tocam a tela. De acordo com a estudante de pesquisas Magali Chytiris, a atividade no córtex do cérebro associada com as pontas dos dedos polegar e indicador foi diretamente proporcional à intensidade do uso do telefone. Ou seja, quanto mais utilizado, maior é o estímulo no cérebro.

Ghosh diz que os resultados sugerem que os movimentos repetitivos sobre a superfície da tela sensível ao toque remodelam o processamento sensorial relacionados à mão. Ele acredita que o processamento sensorial cortical no cérebro contemporâneo está perfilada pela tecnologia digital pessoal. Porém, isso não deve ser encarado com surpresa, já que a característica do cérebro humano se adaptar a atividades do dia a dia é conhecida.

Os resultados levam Ghosh a afirmar que os usuários de smartphones têm um cérebro que processa o toque de forma diferente de outras pessoas, que não tem contato com telas touchscreen, e o uso frequente reflete na forma que o cérebro processa as informações dos dedos.

A revelação para Ghosh é otimista. Ele diz que o uso dos smartphones é uma maneira ideal para explorar a plasticidade cotidiana do cérebro humano. Ele acredita que talvez nossas atividades digitais poderiam ser usadas para entender o funcionamento do cérebro e desenvolver soluções para mundo real.

A plasticidade é a capacidade do cérebro humano em se remodelar a nivel estrutural, de acordo com as experiencias do indivíduo.


0

Comentários

Pesquisadores afirmam que uso de smartphones altera processamento cerebral
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista