LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores do Yahoo transformam tela de toque de smartphone em sensor biométrico

27 de abril de 2015 2

Os smartphones topo de linha da atualidade estão sendo equipados com sensor biométrico, como o Galaxy S6 e iPhone 6. Há pouco até surgiram novas informações indicando que o Xiaomi Mi 5 também será lançado com esse sistema, e não é algo estranho, já que atualmente essa novidade está sendo utilizada para diversos tipos de recursos.

Com o sistema de autenticação via impressão digital os usuários podem ter mais segurança em seu smartphone, pagar contas sem digitar senhas, e muito mais. Infelizmente não está disponível em todos os dispositivos móveis. Porém, pesquisadores do Yahoo encontraram uma maneira de transformar as telas de toque dos smartphones em escaneadores biométricos, sem a necessidade de nenhum acessório adicional.

Não é nenhuma pouco barato equipar dispositivos com a tecnologia de autenticação biométrica, por isso boa parte dos produtos nesse mercado não a utiliza. Os pesquisadores do Yahoo encontraram uma forma de utilizar a tela de toque para realizar esse processo de identificação biométrica, de uma maneira mais rústica, mas que funciona.

A nova tecnologia está sendo chamada de “Bodyprint”, eles utilizam a tela de toque como um sensor de imagem, capaz de escanear seus dedos, palma da mão e até orelha. Infelizmente a novidade não é tão apurada para identificar a impressão digital dos usuários, porém, pode gravar as informações do formato da orelha e utilizá-la para realizar os desbloqueios.

Apesar de não ser tão eficiente quanto a tecnologia utilizada em dispositivos topo de linha, certamente é uma opção para ser adicionada em aparelhos de baixo e médio custo. Por exemplo, dois usuários podem utilizar o smartphones com suas próprias autenticações. Também é possível, por exemplo, acessar arquivos que contenham a informação de dois usuários, ou seja, ambos precisam realizar o processo de autenticação para visualizar o conteúdo.

Os pesquisadores do Yahoo ainda estão estudando o “Bodyprint”, não há indicação nenhuma que outros utilizarão o sistema. Durante os testes foram utilizadas informações corporais de 12 pessoas e o resultado foi ótimo, com 99,98% de apuração e registrando apenas 26,82% de falsos positivos.


2

Comentários

Pesquisadores do Yahoo transformam tela de toque de smartphone em sensor biométrico
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista