LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores criam algorítimo para corrigir reflexos de fotos através de vidros

13 de maio de 2015 0

Não é muito fácil tirar fotografias através de vidros. O resultado final dessas tentativas geralmente será algo frustrante, com uma imagem do cenário que desejamos obter mesclada ao próprio reflexo do fotógrafo, sobreposto. O problema pode ser contornado ou disfarçado com alguns truques, como usar roupas pretas e depois recorrer a filtros para editar a imagem, mas claro, não é a solução ideal.

Por isso, alguns pesquisadores do MIT decidiram criar um meio de ajudar a resolver esse problema, e apresentarão em breve um software capaz de remover o reflexo. No entanto, o recurso só funciona em fotos obtidas através de janelas com vidro duplo.

O PhD em ciência da computação, YiChang Shih, primeiro autor citado no projeto, explica:

Em Boston, as janelas normalmente tem painel duplo de vidros para isolar o calor durante o inverno. Com esse tipo de janela, há um reflexo a partir da parte interna e outro do lado externo. Mas janelas espessas costumam ser suficiente para produzir reflexos duplos, também. O lado interno fornece um reflexo, e o lado externo emite um reflexo igualmente.

Após buscar um meio de separar a "dupla" de reflexos, os pesquisadores encontraram um algorítimo de imagem de uma equipe de desenvolvedores da Hebrew University of Jerusalem. Ao combinar essa descoberta com o trabalho de Shih, ele foi capaz de corrigir uma série de fotos à vontade através do Flickr.

Porém, o problema não parece ser solucionável sem os reflexos duplicados desse tipo de janelas. Segundo Shih, a fórmula para o algorítimo depende da utilização das imagens causadas pelos dois reflexos, o interno e o externo. Porém, os detalhes de como o software funciona ainda não foram revelados. Shih deverá apresentar o projeto na conferência Computer Vision, em junho.


0

Comentários

Pesquisadores criam algorítimo para corrigir reflexos de fotos através de vidros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista